Popcash

Ônibus elétrico quebra recorde de autonomia com uma carga

Catalyst E2 é esperança de ambientalistas para veículos sem combustíveis fósseis
Catalyst E2 é esperança de ambientalistas para veículos sem combustíveis fósseis Reprodução/Proterra

Um ônibus da Proterra acaba de estabelecer um novo recorde internacional envolvendo veículos elétricos. O modelo Catalyst E2 Max percorreu 1771 quilômetros em estradas do estado americano de Indiana, com uma única carga de bateria. Nenhum veículo elétrico havia chegado a tal marca, nem mesmo o carro experimental (e minúsculo, com apenas um assento) desenvolvido pela Universidade de Ciências Aplicadas de Offenburg, na Alemanha, e apelidado de Boozer, que percorreu 1630 quilômetros.

Obviamente há motivos para ser um ônibus a bater tal recorde. O Catalyst, por exemplo, carrega uma bateria 660kWh, quase nove vezes mais que a bateria de 75kWh dos modelos Tesla. E segundo o site Ars Technica, o ônibus ainda dirigiu em condições ideais: sem passageiros, sem interrupções, com estradas excelentes.

Tesla Model 3, o carro 'popular' da marca, é lançado nos EUA

A bateria é extremamente importante para ônibus, uma vez que seu carregamento é bem demorado — esse modelo da Proterra, mesmo com os carregadores rápidos da empresa, demora cerca de uma hora para ter as baterias carregadas — e é necessário que ela aguente ao menos um expediente de motorista com uma única carga.

E tem o fator marketing, uma vez que alcançar tais marcas pode ajudar a empresas de ônibus a acelerar a adoção de ônibus elétricos em suas frotas.

Assista no vídeo abaixo os detalhes da façanha divulgados pela empresa.

VEJA TAMBÉM: Criador da Tesla e SpaceX, ricaço da tecnologia revela seus jogos favoritos

 

Postar um comentário

0 Comentários