Popcash

Laura Pausini sobre Hebe: "Um dia antes da morte tive um pesadelo com ela"

Laura Pausini (Foto: Getty Images)

"Vamos conversar em português!", avisa Laura Pausini, antes de começar a entrevista exclusiva com a QUEM. Bem à vontade com a nossa lingua, a cantora italiana mais famosa do mundo - e também no Brasil - mostra simpatia e interesse pela nossa cultura. "Aqui vocês ouvem música internacional, que não seja americana?", pergunta ela. "Isso é muito feio, porque nós, latinos, precisamos nos ajudar. Me sinto muito sortuda porque canto italiano", diz ela, sem esconder a empolgação.


Laura Pausini (Foto: Reprodução/Facebook)

Laura desembarcou recentemente no Brasil para promover seu novo álbum, Greatest Hits, que reúne seus maiores sucesso, duetos internacionais - incluindo com Ivete Sangalo e Kylie Minogue - e faixas inéditas. Na entrevista, a cantora relembra os 20 anos de carreira, explica como encara o trabalho dos paparazzi e se emociona ao falar da relação de mãe e filha que mantinha com a apresentadora mais querida da TV brasileira.


Hebe Camargo

Nossa relação era imensa e verdadeira. A gente se via a cada 2 anos, mas era muito especial. Ela me descobriu quando estava de férias na Itália e ouviu minha música na rádio. Comprou meu disco e, no Brasil, distribuia para as pessoas. A (gravadora) Warner do Brasil falou com a da Itália e me convidaram para vir para cá. Logicamente a primeira pessoa que encontrei foi ela e desde então não desgrudamos mais. Ela perguntou se podia ser minha mãe do Brasil e eu disse que sim, então é muito difícil estar aqui sem ela. Sempre que chegava no hotel tinha uma carta ou um presente, eu jantava na casa dela. É muito difícil... Não quero chorar, mas ela é muito especial".


Intuição

"Um dia antes de sua morte eu tive um pesadelo com ela e, no dia seguinte, minha amiga me contou que ela tinha morrido. Foi muito dificil porque me senti culpada. Estava grávida e não tinha contado para ninguém, estava no início (da gestação) e o médico pediu pra eu falar para as pessoas só no quarto mês. Esperei muito por esse momento para contar pra Hebe, porque ela sempre falava 'quero ser avó de uma filha italiana'. Depois falei com seu sobrinho e ele disse que ela falava muito de mim nos últimos dias e como sentia que eu tinha uma coisa para contar, uma coisa especial.... Eu ia no funeral, mas o médico não deixou que eu pegasse um avião".


Paparazzi

"Sei que eles são parte do meu trabalho, conheço há muito tempo e até a palavra é italiana. Então eles nasceram ali. Eu peço só que as fotos com o rosto da minha filha sejam escurecidas. Ela é pequena e quero que ela escolha se gosta de aparecer ou não, já que muitas pessoas que vivem com famosos não gostam de ser famosos. Ela depende de mim até crescer e eu, como mãe, preciso estar atenta para que ela leve uma vida normal através de uma vida complicada que eu proponho a ela. Quando cheguei em são Paulo o fotógrafo estava tirando foto de mim e, quando a viu, me largou e foi para cima dela. Ela é pequena, não entende o que é flash".


Obsessão

"No mundo tem um problema que é o stalker. Quando uma pessoa te ama muito isso pode se tornar uma doença e a primeira coisa que eles vão querer atingir para se fazer notar envolve as coisas mais queridas. É nesse momento que eles iriam na minha filha. Já passei por muitos problemas com stalker na minha vida e não quero que ela viva isso".


Laura Pausini (Foto: Reprodução/Facebook)

Ivete Sangalo

"Foi maravilhoso! Eu a conheci durante um programa do Serginho Groisman e fiquei muito, muito impressionada, porque ao vivo ela tem muito mais energia que eu imaginava. Gosto das mulheres na música que tem um carisma forte, uma voz poderosa e um timbre vocal particular. A Ivete canta uma música muito específica na sua terra e achei interessante as pessoas na Itália que não conhecem seu estilo verem a voz maravilhosa que ela tem. Quero que os italianos ouçam ela cantando em português. Foi um presente muito grande que ela me deu".


Duetos

"Tem muitos artistas brasileiros que eu gostaria de gravar. Sempre falo da Marisa Monte, que ela é uma musa e gosto de mulheres distantes do meu estilo. Também tem o Caetano (Veloso) que espero um dia fazer. Na Itália, recentemente, ele falou de mim em um programa de televisão e eu não estava lá! (risos). O Daniel também tem uma voz maravilhosa e é muito gentil comigo. Agora descobri muita música nova também, como o Marcos e Belutti, gostei muito deles, mas o primeiro que eu descobri aqui foi o Ed Motta. Estava em um programa, em 1997, e ele tem uma voz e um estilo que eu adoro. Adoraria encontrá-lo para dizer 'oi, como você está?'"


MPB

"Quando minha filha nasceu separei uma lista de canções para ouvir no hospital, na hora do parto. Nessa playlist estava muita música em português. Uma era Aquarela, de Toquinho, outra Seu Jorge e Ana Carolina e outra Gilberto Gil, com Desafinado. No batizado dela também coloquei muita música em português".


20 anos de carreira

"Quando paro pensar nisso acho que sou um pouco velha! (risos) Sei que uma pessoa de 38 anos não é velha, mas quando se tem 20 anos de carreira pensamos logo que são 20 anos! Especialmente quando alguns fãs antigos aparecem com filhos e alguns desses filhos dizem 'quando eu nasci você cantava Tra Te e Il Mare'. Nessa época eu já era bem adulta! (risos) Ou falam que não conhecem a música La Solitudine! Aí me sinto velha..."


Sonhos

"Conquistei coisas que nem eu acredito. Quando era pequena não sabia o que é o Grammy, porque italiano não ganhava Grammy. Quando ganhei compreendi a importância dele pro meu país, já que era a primeira vez (que uma italiana ganhava o prêmio). Nunca imaginei isso, não porque sou tonta, mas porque parecia muito distante para uma italiana. Poucos antistas do meu país podem viajar com sua música, então me pergunto 'por que eu?'. Não me sinto diferente dos outros, mas quero aproveitar a sorte que Deus me deu. Não sei se sou capaz de dar de volta tudo que recebi. É muito grande, maior do que tudo que eu sonhava".


Kylie Minogue

"Gosto de cantar com pessoas diferentes do meu estilo, por isso gravei com Gilberto Gil e Ivete Sangalo. Quando se canta por tanto tempo o mais legal é não achar que sabe tudo e sim aprender coisas novas. E a melhor maneira de fazer isso é ver o que o outro pode te ensinar. Quando dois cantores unem estilos diferentes é maravilhoso, por isso eu olho, escuto, aprendo... Quando gravei com a Kylie Minogue não queria que fosse uma música de balada, não gosto de ser previsível, por isso fizemos uma coisa mais moderna. Foi muito especial ela cantar no meu estilo. Agradeço por ela ter aceitado essa parceria".


Fora dos palcos

"Sou assim, idêntica. Talvez um pouco mais calma... Quando eu era mais nova falava muito e até minha mãe dizia: 'não tenho mais ouvidos para escutar!', mas agora fico mais tranquila. Meu marido, o Paolo, com quem estou há 9 anos, é muito relaxado e calmo. Então fico assim também".


Brasil

"Meus amigos dizem que eu era brasileira na vida passada e eu acredito que seja verdade. Gosto de pensar nisso. Sempre que deixo o Brasil tenho a certeza de que vou voltar. É impossível que eu não volte! Minha família sabe que adoro aqui, meu pai já veio comigo... Em fevereiro (de 2014) volto para shows e minha mãe vem junto. Estou convencendo minha irmã com seus filhos gêmeos de virem também, porque esses serão os primeiros shows fora da Europa e seria muito lindo passar alguns dias aqui com eles. Quero ir pro Rio de Janeiro também, gosto muito de lá. É minha cidade preferida no mundo!"


Laura Pausini (Foto: Reprodução/Facebook)

Laura Pausini (Foto: Reprodução/Facebook)

Laura Pausini (Foto: Reprodução/Facebook)

Laura Pausini (Foto: Reprodução/Facebook)

Postar um comentário

0 Comentários