Popcash

Péricles: "Procuro ser o mais romântico possível"

péricles (Foto: paulo vitale)

Péricles Aparecido Fonseca de Faria, ou simplesmente Péricles, é conhecido por seu sorriso largo e suas composições no pagode. O cantor de 44 anos nasceu em Santo André (SP) e, antes de se encontrar na música, foi sapateiro, cabeleireiro, inspetor de alunos, metalúrgico e até jogador de vôlei. Ele passou boa parte de sua carreira no grupo Exaltasamba, que chegou ao fim no ano passado e foi um dos responsáveis por dar voz ao pagode no Brasil inteiro. Hoje, Péricles encara uma nova etapa como artista solo, mas afirma que os desafios só o fazem seguir em frente. No ambiente familiar, ele conta como mantém o casamento de 24 anos com a mulher, Meire Faria, e quais valores passa para o filho, o também cantor e compositor Lucas Morato.


1 - Seu peso prejudica na performance no palco? O que você acha do quadro Medida Certa, do Fantástico? Você participaria?

Hamilton Sousa, Salvador (BA)

Em momento nenhum meu peso me atrapalha, tanto que participei do Dança dos Famosos e foi maravilhoso. O Medida Certa é legal porque as pessoas conseguem ver que os artistas não têm tempo para se cuidar. Acho que participaria, sim, por já ter feito parte do Dança dos Famosos.


péricles (Foto: paulo vitale)

2 - Com o sucesso, o Thiaguinho resolveu seguir carreira solo. Como foi a reação do grupo? Vocês apoiaram a decisão dele? Você se sentiu traído?

Felipe Gomes, São Paulo (SP)

O resultado foi ótimo. A decisão foi em conjunto, pudemos ver que ele seguiu outro caminho e que tem uma carreira consolidada. Não nos sentimos traídos, não existiu esse sentimento.


3 - Quais são as vantagens e desvantagens de se ter uma carreira solo?

Marcela Contipelli, Guarujá (SP)

A vantagem é você se testar todos os dias para saber seus limites. Antes, eu podia dividir as tarefas e, hoje, sou sozinho no palco. Eu tinha um comodismo no grupo, eu me apoiava nos meus parceiros. Agora preciso ser o centro das atenções. Sinto falta do convívio diário com os companheiros.


4 - Tem um ritual específico para compor?

Jaqueline Braga, São Paulo (SP)

Não tenho um ritual, mas componho de uma forma muito estranha. Há pouquíssimo tempo, eu andava com papel e caneta na mão para anotar ideias. Com os smartphones e tablets, isso mudou. Mas a maneira continua a mesma. Uma das músicas de que mais gosto, Quero Sentir de Novo, eu fiz pelo orelhão com o Juninho do Banjo.


5 - Você pode contar um pouco sobre seu passado? Como ingressou na carreira musical?

Gustavo Dias, Manaus (AM)

Já fui sapateiro, cabeleireiro, inspetor de alunos, metalúrgico. Tentei jogar vôlei também. Tudo isso me ensinou a lidar com pessoas. Eu e meu irmão, Breno, aprendemos a tocar violão nas comunidades jovens. De lá, frequentamos outros lugares. O simples fato de tocar violão facilita, faz com que as pessoas queiram saber mais de você. Logo depois, comecei a tocar samba.


péricles (Foto: paulo vitale)

6 - Qual foi o momento mais emocionante em sua carreira? E o mais difícil?

Maria Mendonça, Rio de Janeiro (RJ)

O primeiro show é sempre emocionante. O primeiro lugar onde toquei foi uma sorveteria, praticamente pagávamos para tocar lá. Tocar com meu filho foi marcante, assim como o show que fizemos no Parque Antártica, em São Paulo, com o Exaltasamba. Já o primeiro show solo foi o mais difícil. Cada dia que passa é mais difícil, mas desafios me fazem seguir em frente.


7 - Como você e sua mulher se conheceram? Qual é a fórmula para um casamento de 24 anos?

Ana Beatriz Rocha, Recife (PE)

Conheci minha mulher no pagode, ela acompanhou a gente desde cedo. Para qualquer relação durar, tem que ter parceria e respeito. Não deixo o sentimento de atender às fãs se misturar com o que eu tenho dentro de casa. Já houve mais ciúme entre nós, mas isso acontece com todo mundo que gosta. Não queremos ver aquilo que amamos solto.


8 - Suas músicas falam de romance. Como é o Péricles no amor?

Daniela Del Carlo, São Paulo (SP)

Procuro ser o mais romântico possível. Sempre tem uma canção, uma mensagem ao longo do dia para fazer com que essa chama não se apague.


9 - Quais conselhos você dá para o seu filho, Lucas? Você foi contra a escolha musical dele?

Paula Machado, Rio de Janeiro (RJ)

Ele tem se mostrado um grande cantor e compositor, mas tudo é novidade. A comparação é inevitável, então, ele precisa fazer sempre o melhor que puder. Tento apontar as coisas boas e ruins na nossa profissão. Falo para ele projetar sua carreira para daqui a uns cinco ou dez anos. Quero que ele esteja feliz, e é assim que ele fica ao cantar e compor.


10 - Você tirou seu filho de um colégio particular e o colocou para estudar em uma escola pública. Mudou alguma coisa? Quais valores você passa para ele?

Sônia Camargo, Belo Horizonte (MG)

A questão de tirá-lo de uma escola particular foi simplesmente porque ele repetiu dois anos seguidos. Foi uma forma de ensinar o quanto as coisas na vida custam, o quanto valem. Tento passar que tudo na vida não vem fácil. E que o que vem fácil, também vai fácil.


péricles (Foto: paulo vitale)

Postar um comentário

0 Comentários