A bandeira do Brasil é a principal simbologia do país. Ela funciona como um fator de diferenciação entre os territórios globais e também como um símbolo de patriotismo.
Aliás, as características simbolizadas na bandeira do Brasil contam muito sobre a história da nação e sobre seu contexto histórico.
O Brasil, inclusive, já teve 13 bandeiras ao longo da sua história. Mas, não se preocupe, não temos planos de mudar da bandeira de novo.
Até porque nossa atual bandeira já nos simboliza desde 1889. Ela, aliás, foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.
De forma geral, a bandeira do Brasil simboliza o positivismo e o respeito de uma nação com seu povo. De início, sua simbologia representava as tonalidades das casas reais da família de Dom Pedro I. Porém, depois que nosso país conquistou sua independência, em 1822, a simbologia foi reestruturada.
Os verdadeiros significados das cores da bandeira do BrasilEnquanto as 27 estrelas são para representar cada estado brasileiro. Já o losango simboliza a proteção da família pela mulher e o círculo azul: emblema tradicional romano.
A bandeira do Brasil por mais tenha sido produzido pós a invasão dos portugueses, hoje ela permanece para simbolizar o passado, o presente, a continuidade, a independência e o rompimento da história do Brasil.
Ela pôs fim a monarquia e ainda mandou o imperador D. Pedro II embora do país, para recomeçar um novo governo, para o povo brasileiro.
A bandeira do Brasil se tornou então uma associação da nação tropical, do planeta azul e das estrelas do firmamento.
Gostou de saber mais sobre o Brasil? Para entender ainda melhor confira esse post: 5 segredos sobre a Independência do Brasil que quase ninguém sabe
Fontes: Gestão Educacional, Só História, Revistas USP
Imagens: Gestão Educacional, Só História
O post Bandeira do Brasil, qual o verdadeiro significado de suas cores? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.
0 Comentários