O Toyotismo é um modelo de organização direcionado à produção de mercadorias. Sua intenção é melhorar a indústria japonesa, posto que ela foi arrasada após o término da Segunda Guerra Mundial.
Visava à flexibilização na fabricação de produtos e foi aplicado na fabricação dos automóveis da Toyota, tendo herdado o nome. Esse sistema substituiu o Fordismo como o modelo industrial. O Toyotismo se firmou mesmo na década de 1960, já que a partir daí se espalhou por empresas no mundo todo.
O sucesso no crescimento japonês se deve em grande parte às novas técnicas de produção. Além disso, houve um maciço investimento em alta tecnologia, o que atraiu mais consumidores.
Contexto HistóricoO Japão saiu da Segunda Guerra Mundial em sérias dificuldades, posto que seu parque industrial estava destruído. Era preciso desenvolver um modelo de produção que recuperasse suas indústrias. O lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki havia abalado profundamente o povo japonês e era preciso levantar seu moral.
O Toyotismo foi criado pelos engenheiros Taiichi Ohno, Shingeo Shingo e Eiji Toyoda, entre os anos de 1948 e 1975. Foi aplicado nas fábricas de montagem dos automóveis Toyota, porquanto daí herdou o nome.
O mercado japonês no pós-guerra restou diminuído, uma vez que o país não tinha capital para importar matéria-prima. Por isso a necessidade urgente era conseguir fabricar com o menor custo possível.
Quais são as características do Toyotismo?Como o dinheiro era pouco, a matéria prima cara e o espaço reduzido, precisavam evitar desperdícios. Foi então que Taiichi Ohno notou que seria saudável primeiro ter a encomenda, para então fabricar o carro. Com isso não se arriscariam com prejuízos, posto que só gastariam com a certeza de lucro, além de economizar com as despesas.
As fábricas de Eiji Toyoda assim logo produziram mais, uma vez que não estocavam matéria-prima ou mercadoria. O lucro veio da quase eliminação do desperdício, além de redução no tempo de espera e da melhoria no transporte. Mas a afinação entre o fornecimento de matéria prima, a fabricação, a venda e a rapidez na entrega fizeram a diferença.
Outro pondo que pesou no sucesso do empreendimento foi o investimento em tecnologia. Esse, inclusive, pode ser considerado o diferencial japonês. Investindo em pesquisa tecnológica, houve a melhoria na comunicação e no transporte, o que resultou na maior rapidez de entrega das mercadorias.
Com flexibilização da produção de automóveis, a Toyota se tornou a maior montadora do mundo. Aplicando o Sistema do Toyotismo em todas a suas frentes de produção, o Japão se tornou uma das primeiras economias mundiais. Hoje ele é um país rico, organizado, com tecnologia de ponta em vários produtos exportados mundialmente.
As técnicas aplicadas que deram certoO sucesso do Toyotismo está associado a várias decisões acertadas. Uma delas foi o emprego da mão de obra multifuncional e devidamente qualificada. Os trabalhadores têm pleno conhecimento de todo o processo de produção e assim podem se qualificar. A produção das mercadorias deve se dar conforme a demanda, já que assim se evita excedentes.
Outra questão importante é ficar de olho em todas as etapas da fabricação de produtos, para assim acompanhar e controlar o trabalho. Com esse controle conseguiram implantar uma excelência em todas as fases da produção.
Também é essencial não se desperdiçar tempo, por isso se aplica o Sistema Just in Time. Isso significa que se deve produzir apenas o que é necessário, no tempo adequado e com a qualidade máxima. Por fim, a pesquisa de mercado busca descobrir o interesse dos compradores, já que assim podem melhorar os produtos e adequá-los ao mercado.
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Fonte: Sua Pesquisa, Significados, Mundo Educação, Toda Matéria, Info Escola, Novida, Stoodi, Pericciar, Brasil Escola, Wikipédia.
Fonte das imagens: Pedagogia para Concursos, Finis Geekis, Pericciar, Haiku Deck.
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