Pertencentes à classe Mammalia os mamíferos são animais vertebrados que possuem presença de pelos e produção de leite. Logo, o ser humano faz parte dessa classificação, sendo uma das mais de 5.300 espécies distribuídas por todo o planeta.
Além da presença característica de possuírem pelos e glândulas mamárias, existem outras especificidades que definem a espécie. Logo, a presença do coração com quatro cavidades, respiração pulmonar, sistema urinário, sistema nervoso, sistema digestório são alguns exemplos.
Dessa forma, os mamíferos ainda podem ser classificados em três grupos distintos com caraterísticas próprias, sendo separados pelo ambiente em que vivem e pelos padrões reprodutivos. Assim, os três grupos são: monotremados, marsupiais e eutérios. Além disso, os mamíferos são classificados em aquáticos e terrestres.
Logo, de acordo com a alimentação, os mamíferos possuem características distintas. Sendo assim, são divididos em carnívoros, herbívoros e onívoros.
Os animais pertencentes à classe mammalia apresentam duas especificidades características – presença de pelos e produção de leite – além de outras características presentes. Porém, as demais características não são exclusivas da espécie.
As características presentes nos mamíferos são:
Presença de pelos – possuem presença de pele e uma camada de gordura abaixo da pele, responsável pelo aquecimento do organismo. Logo, além de aquecer, para algumas espécies, o pelo funciona como forma de camuflagem e percepção das sensações; Além disso, os mamíferos são animais endométrios, pois mantêm a temperatura constante do corpo.
Presença de glândulas mamárias – são glândulas que as fêmeas possuem. Assim, todas as espécies de mamíferos fêmeas possuem a capacidade de produzir leite. Porém, nem todas as espécies possuem mamilo, assim o leite é ejetado pela pele.
Circulação – os mamíferos possuem circulação fechada, dupla e coração dividido em quatro cavidades.
Respiração pulmonar – ou seja, os animais possuem a presença do pulmão. Assim, mesmo animais marinhos como as baleias apresentam essa característica. Dessa forma, os animais marinhos precisam ir até a superfície para armazenar ar.
Sistema urinário – constituído por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
Sistema nervoso – presença do encéfalo bem desenvolvido.
Sistema digestório – é constituído por um canal alimentar e glândulas assessórias. Para auxiliar no processo digestório, cada espécie possui a arcada dentária necessária e adaptada ao habitat em que vive e ao estilo de vida.
Sexos separados – existe a distinção entre macho e fêmea dentro da espécie. Além disso, a reprodução é sexuada e a fecundação é interna.
Afinal de contas, o que é cadeia alimentar? × Classificação dos mamíferosOs mamíferos são divididos em três grupos distintos, que possuem características próprias. Assim os grupos são: monotremados, marsupiais e eutérios.
Monotremados – são animais que botam ovos, porém alimentam os filhotes com leite ejetado da pele. Assim, são animais que não contam com a presença de mamilos, sendo mais comuns em países como a Austrália e Nova Guiné. Logo, o ornitorrinco e a equidna são exemplos.
Marsupiais – fazem parte dessa classificação os animais que terminam a gestação dos filhotes em uma espécie de bolsa, denominada marsúpio. Ou seja, os filhotes são gerados dentro do útero, mas acabam nascendo muito cedo. Assim, para completar o desenvolvimento do filhote, o marsúpio é utilizado. Logo, o cangurus e gambás são um exemplo.
Eutérios – são animais que se caracterizam por possuir placentas completas. Logo, toda a gestação acontece no interior do útero. Assim, a placenta é responsável por fazer a ligação de nutrientes entre mãe e filhote. Logo, os seres humanos são um exemplo, além dos cães, gatos, macacos, baleias, veados, zebras e etc.
Gostou de ser sobre os animais mamíferos? Então, leia também sobre as incríveis Estrelas do mar – anatomia, habitat, reprodução e curiosidades
Fontes: Escola Kids, Toda Matéria
Imagem de destaque: Info Escola
0 Comentários