A natureza é repleta de animais de diferentes tipos e espécies. Logo, os animais que se desenvolvem dentro de um ovo são classificados como ovíparos. Dessa forma, são animais que possuem o processo de desenvolvimento fora do corpo da mãe. Assim, o ovo consta apenas com o feto fecundado.
O embrião se alimenta de nutrientes presentes dentro dos ovos até que o momento da eclosão chegue. Assim, a fecundação desses animais pode ocorrer de forma externa ou interna. Ou seja, na fecundação interna o macho deposita os espermatozoides no corpo da fêmea.
Por outro lado, na fecundação externa, o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos já depositados pela fêmea. Assim, podemos citar como exemplo de animais ovíparos alguns peixes condrictes, aves, répteis e animais invertebrados.
Exemplos de animais ovíparosOs principais tipos de animais ovíparos são classificados como anfíbios, aracnídeos, aves, insetos, mamíferos, moluscos, peixes e répteis. Nesse sentidos, podemos citar:
anfíbios – rã e sapo aracnídeos – aranhas aves – todas as aves, como galinhas, canário, pavão, pinguim insetos – formiga, barata, gafanhoto mamíferos – ornitorrinco, equidna (são animais também classificados como mamíferos porque as fêmeas possuem glândulas mamárias. Porém, seus filhotes nascem de ovos, sendo classificados como ovíparos). moluscos – caracol, lesma, polvo peixes – beta, tilápia, caracu répteis – cobra, tartaruga marinha, jacaré, crocodilo Ovos de dinossauro de 70 milhões de anos foram encontrados na China × Características de alguns animais SerpenteSerpentes são animais sem patas que possuem corpo cilíndrico, escamado e que rasteja. Assim, são exemplos de animais que produzem ovos e que o filhote eclode ao final do desenvolvimento.
CobraAs cobras são um dos tipos de serpente. Assim, todas as cobras são serpentes, mas nem toda serpente é uma cobra. Logo, as cobras também são classificadas como ovíparas.
PeixesSão exemplos os peixes beta, tilápia, caracu.
FormigaAs formigas rainhas são capazes de botar entre um e vários milhares de ovos em pouquíssimo tempo. Assim, são animais que ocupam a posição de operários ou soldados.
OrnitorrincoSão, também, classificados como mamíferos, pois, as fêmeas possuem glândulas mamárias. Porém, os filhotes de ornitorrinco nascem de ovos, então, são classificados como animais ovíparos.
CrocodiloA fêmea de crocodilo consegue botar até 30 avos. Assim, para a proteção do ninho, a fêmea o constrói com pedaços de plantas e o protege com folhas e areia.
AranhaAs aranhas possuem o corpo ideal para o desenvolvimento de ovos. Assim, possuem o abdômen em forma ovoide e pode se dilatar.
RãEm resumo, no caso das rãs, a reprodução é externa. Assim, os machos depositam o espermatozoide sobre os ovos dentro da água. Assim, os ovos dão origem aos girinos que se transformam em rãs na fase adulta.
PolvoSão animais que depositam milhares de ovos e em diferentes lugares. Assim, a mãe cuida dos ovos até o fim do processo e, por não se alimentar, morre logo após os ovos eclodirem.
CaracolEm síntese, após o acasalamento, as fêmeas botam os ovos. Desta forma, são ovos que possuem casca calcária e são pequenos. Logo, após alguns dias, pequenos caracóis nascem.
Gosta de biologia? Então, corre e confere essa outra matéria sobre os Mamíferos – Classificação, principais características e curiosidades, além dos 23 animais estranhos que existem por aí e você nunca viu.
Fontes: Toda Matéria, Escola Educação, Mundo Educação
Fonte imagem destaque: National Geographic
Essa matéria Ovíparos – O que são, exemplos, classificação e principais características foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários