Certamente, a famosa pipoca é uma comida que pode combinar com qualquer momento. Sobretudo, ela sempre é uma das prediletas para aquelas tardes de filmes, de cinema, ou então, para maratonas de séries, não é mesmo?
Inclusive, que comida viciante, parece que quanto mais se come, mais se quer! Ou você vai dizer que consegue se conter diante de um grande balde de pipoca?
Basicamente, ela vem ganhando os corações das pessoas há anos. Inclusive, existem evidências de que ela já é apreciada há mais de 6.000 anos. Até porque o milho foi um alimento importante de várias dietas culturais nos tempos mais antigos.
Sobretudo, como existem inúmeros fãs e amantes da tão aclamada pipoca, nós viemos lhe mostrar hoje que essa tão saborosa comida pode ser consumida sem preocupações. Até porque, ela conta com inúmeros benefícios para a saúde. Porém, dentre esses benefícios, iremos lhe apresentar os 10 mais importantes.
Aliás, lembre-se, pipoca doce pode não ser tão benéfico assim, ok? Até porque esses alimentos contém um grande percentual de açúcar. E tudo que é demais, pode acabar fazendo mal ao organismo.
10 benefícios da pipoca 1- DigestãoA priori, este é um alimento que pode estimular o movimento peristáltico e induzir a secreção de sucos digestivos.
Basicamente, isso ocorre porque ela contém todas as fibras de farelo, minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E. Inclusive, o teor dessas fibras é o que mantém o seu corpo “regular”.
2- Redução de colesterolSobretudo, como já dissemos, a pipoca contém fibras. E essas fibras são responsáveis por ajudar a retirar o excesso de colesterol das paredes e dos vasos sanguíneos.
3- Controle da diabetesBasicamente, iremos apresentar agora outro ponto positivo das fibras que estão na pipoca. Sobretudo, nesse caso, elas ainda podem impactar o açúcar presente no sangue. Ou seja, pessoas que com problemas com diabetes, podem comer diariamente uma ‘pipoquinha’.
Como pode perceber, as fibras podem ser extremamente importantes para o nosso organismo, não é mesmo?
4- Prevenção do câncerA priori, se você achava que a pipoca era uma comida sem qualidade e sem valor nutricional, você estava extremamente errado. Até porque, além de ser rica em fibras, ela é também rica em antioxidantes.
Basicamente, a pipoca contém grandes quantidades de polifenólicos. Inclusive, é um dos antioxidantes mais poderosos.
5- Contra o envelhecimento precoceAlém de prevenir o câncer, os antioxidantes que estão presentes na pipoca podem também prevenir o envelhecimento. Basicamente, isso ocorre pois, os antioxidantes podem ajudar a combater os efeitos dos radicais livres.
Aliás, os radicais livres são os responsáveis por causar rugas, manchas senis, doença de Alzheimer, fraqueza, perda de cabelo e degeneração celular.
6- Perda de pesoVocê está com fome e está a procura de uma comida que te deixe satisfeito e ao mesmo tempo que não seja calórica? Se sim, então ela pode ser ideal para você. Inclusive, se comparada com a batata frita, a pipoca contém 5 vezes menos calorias.
Assim sendo, é importante destacar que a pipoca contém um teor baixo de gorduras saturadas. Além do mais, ela contém óleos naturais, os quais podem ser saudáveis e essenciais ao organismo.
Inclusive, comer pipoca faz você se sentir mais satisfeitos e, consequentemente, inibe a liberação do hormônio da fome.
7- CoraçãoBasicamente, esse é outro ponto positivo sobre a existência dos antioxidantes presentes. Como já dissemos, aliás, a pipoca, e principalmente sua casca; é rica em polifenóis. Consequentemente, ela faz bem para o seu coração.
Além disso, reage impedindo a danificação das células vivas do seu corpo pelo seu próprio organismo.
8- Fonte de vitaminas do complexo BA priori, a pipoca não é suficiente para suprir a quantidade de vitamina B que o seu corpo necessita. Portanto, nada de ficar só comendo pipoca, porque dessa forma não é saudável.
Sobretudo, pelo fato da pipoca ser rica em vitamina B, ela pode ser responsável por manter as células vermelhas do seu sangue saudáveis e se desenvolverem naturalmente. Além do mais, ela pode ajudar a converter os alimentos consumidos em energia para seu corpo.
9- A melhor pedida na hora do lancheAgora vai uma charada: qual é o alimento que te deixa satisfeito, é gostoso, companheiro e ainda faz bem para o seu organismo? Se você disse “pipoca”, com certeza você acertou.
Portanto, ela pode ser sim a melhor companhia para seus lanches da tarde. Até porque você já viu alguém triste comendo pipoca?
10- Importante para as mulheres que estão em idade fértilBasicamente, isso ocorre porque a pipoca ser um alimento riquíssimo em ácido fólico. Consequentemente, ela pode agir também como protetora do coração.
Gremlins – 12 curiosidades sobre o clássico dos anos 80 × Outras vitaminas presentes na pipocaSobretudo, como você pode ver, a pipoca é um alimento com um riquíssimo valor nutricional. Tanto é que ela é considerada como um alimento pouco calórico, fonte de energia. E ainda pode ser grande responsável por auxiliar na prevenção de doenças.
Além do mais, ela é rica não só em vitaminas do complexo B, polifenóis e fibras; como também em outros antioxidantes. Por exemplo, a vitamina E, e os carotenoides.
Inclusive, ela também contém minerais como o cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, crômio, cobalto, selênio, cádmio e fósforo.
CuidadosApesar de a pipoca ser um alimento rico em minerais e vitaminas, nós indicamos que você tome alguns cuidados antes de consumi-la. Como por exemplo:
Sal em excesso pode fazer mal ao coração e a circulação. Margarina e manteiga podem ser prejudiciais à saúde. Pipocas de microondas, normalmente, já vêm com adição de manteiga e de sal. Portanto, sem exageros ao consumi-la. Óleo em excesso pode tornar o alimento mais gorduroso. Consequentemente, prejudicial à saúde.Enfim, vamos comer? Mas, claro com cuidado e precaução.
Vem ler mais uma matéria do Segredos do Mundo: Comidas de festa junina, os pratos típicos que todo mundo ama
Fonte: Clube da pipoca
Imagem de destaque: Observatório de Ouro Fino
Essa matéria Pipoca engorda? Faz bem à saúde? – Benefícios e cuidados no consumo foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários