Química orgânica é a área das ciências exatas que analisa as propriedades característica dos compostos do elemento carbono. Dessa forma, é estudado a estrutura, as propriedades, composição, reações e síntese dos compostos orgânicos.
Logo, os compostos possuem átomos como o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e halogênios, além do carbono. Assim, os compostos orgânicos possuem pouca estabilidade quando se conectam com agentes externos como temperatura e pressão. Dessa forma, os compostos orgânicos são moleculares e exibem baixos pontos de fusão e ebulição.
Portanto, a química orgânica estuda especificamente as funções orgânicas de elementos como os hidrocarbonetos, alcanos e etc; os compostos orgânicos oxigenados como os álcoois, fenóis e etc. Além disso, os compostos orgânicos nitrogenados, os sulfurados, os organoclorados e o fenômeno da isomeria também são estudados.
Fonte: Todo Estudo Um pouco da história
O químico sueco Torern Olof Bergman foi o primeiro a usar a denominação Química Orgânica, em 1777. Porém, o fogo foi a primeira representação de um composto orgânico na história utilizada pelo ser humano. Logo, tudo o que sofre combustão é considerado um composto orgânico.
Assim, desde a Antiguidade as substâncias orgânicas eram utilizadas a partir de reações químicas. Logo, o álcool etílico e o vinagre, por exemplo, eram extraídos da fermentação do suco de uva e da oxidação do vinho.
Dessa forma, para Bergman os compostos orgânicos são compostos por organismos vivos e os compostos inorgânicos apresentam substâncias minerais.
Fonte: Docsity
No início do século XIX Jöns Jacob Berzelius desenvolveu a Teoria da Força Vital. Dessa maneira, a teoria afirmava que os compostos orgânicos só poderiam ser formados por organismos vivos como os animais e vegetais.
Porém, após longos estudos a teoria não se sustentou. Assim, em 1828 Friedrich Wöhler aqueceu cianato de amônio, composto inorgânico, e obteve a ureia, encontrada na urina e sangue. Dessa forma, a teoria da força vital foi desconsiderada e a hipótese formulada for Bergman sobre o que era química orgânica foi considerada imprópria.
Fonte: Moz Exames
Dessa forma, novas definições foram elaboradas. Para o químico alemão Friedrich August Kekulé a química orgânica seria o estudo dos compostos do carbono. Logo, ficou entendido que os compostos orgânicos possuem carbono, mas nem todo carbono é orgânico. Observe os exemplos de compostos que são orgânicos:
dióxido de carbono (CO2); o ácido carbônico (H2CO3); grafite.
Dessa forma, a química orgânica se propõe a estudar a estrutura, propriedades, composição, reação e síntese dos compostos orgânicos. Assim, os compostos orgânicos são formados for átomos como o carbono, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e halogênios.
Química orgânica e as áreas de estudo
A Química Orgânica estuda especificamente algumas áreas como a estrutura do carbono, as funções orgânicas, as propriedades dos compostos orgânicos, o fenômeno de isomeria, a bioquímica e o petróleo.
Estudo do carbono
Para o estudo do carbono são utilizadas as ligações químicas. Logo, é possível identificar quais tipos de ligações são possíveis, além do elemento e a hibridização em cada estudo. Dessa forma, é importante analisar a classificação das cadeias de carbono e os princípios de nomenclatura de cada cadeia. Assim, a regra de nomenclatura se baseia em PREFIXO + INTERMÉDIO + SUFIXO. Observe:
Fonte: Toda Matéria Estudo das funções orgânicas
Basicamente o estudo das funções orgânicas consiste em apontar as funções, os agrupamentos funcionais e a nomenclatura oficial.
Propriedades dos compostos orgânicos
Dentro dessa área são estudados aspectos como a temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade, acidez e basicidade dos compostos orgânicos. Logo, são analisadas as propriedades inerentes a cada classe de funções e como funciona a interação entre elas.
Assim, é importante lembrar da ordem das forças intermoleculares presente nos compostos: Ligação Hidrogênio > Dipolo-dipolo > Van der Waals.
Funções Orgânicas. Fonte: Doc Player Isomeria
Isomeria é o fenômeno em que diferentes substância químicas possuem a mesma fórmula molecular, mas as formas estruturais e os comportamentos físicos e químicos são diferentes.
Dessa forma, a isomeria pode se dividir em diversos tipos como: isomeria plana de cadeia, plana de posição, plana de tautomeria, plana de função e a isomeria plana de compensação.
Fonte: Estudo Prático Reações orgânicas
Reações orgânicas ocorrem em processos orgânicos e industriais. Logo, seu estudo é indispensável para compreensão da bioquímica, processos metabólicos e interações presentes nos seres vivos.
Dessa forma, as reações orgânicas são estudadas principalmente em laboratórios e universidades. Assim, os estudos se dividem em reações de substituição, reações de adição e reações de eliminação.
Bioquímica
A bioquímica está dentro de um dos estudos da química orgânica. Logo, essa área de estudo é responsável por compreender as moléculas que constituem os seres vivos. Dessa forma, os carboidratos, as proteínas e os lipídios são as principais biomoléculas estudadas.
Fonte: ABEC Brasil Petróleo
O Petróleo é composto principalmente por hidrocarbonetos. Dessa forma, o processo de refino e craqueamento são as principais partes estudadas pela química orgânica dentro dessa área. Além de servir como combustível, o petróleo gera materiais que são utilizados na produção de plásticos e asfalto.
Nomenclatura IUPAC
As substâncias dentro da química orgânica são organizadas a partir de suas propriedades químicas, resultantes de caraterísticas estruturais comuns. Logo, a função orgânica é caracterizada por um grupo funcional. Os grupos funcionais são divididos em:
hidrocarbonetos; funções oxigenadas; funções nitrogenadas; funções halogenadas.
Dessa forma as funções orgânicas possuem normas de nomenclatura, desenvolvidas pela International Union of Pure and Applied Chimistry, IUPAC. Logo, as substâncias que não são nomeadas pela IUPAC são conhecidas pelo nome comum, denominadas nomenclatura usual.
Gostou de ler sobre química orgânica? Então, como esse outro texto sobre Energia Cinética – O que é e qual sua finalidade no dia a dia
Fontes: Quero Bolsa, Info Escola
Fonte imagens: Colégio Web, Todo Estudo, Docsity, Moz Exames, Toda Matéria, Doc Player, Estudo Prático, ABEC Brasil
0 Comentários