Os hieróglifos referem-se aos caracteres utilizados pelos egípcios no Egito Antigo. Assim, era uma forma de escrita desenvolvida e executada apenas por sacerdotes, membros da realeza e escribas. Ou seja, apenas pessoas com certo tipo de poder na hierarquia podiam fazer uso do hierógrafo.
Dessa forma, o hierógrafo é considerada uma das formas mais antigas de escrita. Isso porque, foi desenvolvida ainda no Egito Antigo e era utilizada, principalmente, para marcações em túmulos e templos. Nesse sentido, os egípcios usaram essa forma de escrita, mais ou menos, no ano 3500. Assim, desenvolveram a forma de escrita da língua egípcia. Além disso, um dos primeiros textos escrito utilizando a técnica hieroglífica foi a Pedra de Roseta.
Todavia, a escrita hieroglífica possuía aproximadamente 6900 sinais. Assim, os sinais utilizados anteriormente seriam o que hoje usamos como o alfabeto. Entretanto, uma das causas que fizeram esse tipo de escrita entrar em desuso foi justamente a quantidade de caracteres que possuía. Assim, ficava quase impossível decifrar tantos códigos de escrita.
Evolução dos hieróglifosTodavia, a escrita hieroglífica passou por evolução, se tornando mais simples e didática. Nesse sentido, se dividiu de duas maneiras, sendo elas:
Hierático: as mesmas bases dos hieróglifos, só que se podiam escrever (pintar) em papiros ou até mesmo em placas de barros. Demótico: nessa evolução os hieróglifos começaram a ficar mais bonitos aparentemente, isso foi possível com a adaptação de sinais gregos aos hieróglifos.A escrita hieroglífica só pode ser entendida a partir do primeiro texto decodificado, a Pedra de Roseta. O texto consistia na escrita feita em um bloco de granito e foi descoberto por Napoleão Bonaparte.
Entretanto, a escrita foi desaparecendo quando começou a se misturar com a escrita desenvolvida pelos egípcios. Assim, a forma de escrita e a língua sofreram mudanças visíveis. Logo, pelos registros históricos, as últimas pessoas a utilizarem esse tipo de escrita foram sacerdotes egípcios da era cristã.
Atualmente, a escrita hieroglífica é considerada morta. Porém, ainda é possível encontrar vestígios dessa forma de escrita em alguns artesanatos.
Outras definiçõesA escrita hieroglífica era, ainda, dividia pelos egípcios de três formas de maneira a classificar a utilização dessa escrita. Assim, acreditavam que os hieróglifos se dividiam em:
Escrita pictográfica – tinha o intuito de produzir caracteres que formam imagens de objetos, pessoas, animais etc; Ideogramas – os símbolos pictográficos passam a ideia que deve ser traduzida de acordo com o contexto dos outros símbolos a ele associados; Fonograma – cada hieróglifo também tem a ele associado um som diferente.O que achou da matéria? Muito interessante descobrir as origens das palavras e como elas se formavam, não é? Então, aproveita e corre pra ler esse outro texto sobre os povos Sumérios.
Fontes: Info Escola, Brasil Escola
Fonte imagem destaque: Aventuras na História
Essa matéria Hieróglifos, o que são? História, definição, tipos e principais funções foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários