Popcash

Mitologia, o que é? Principais tipos, criaturas lendárias e deuses mitológicos

Você, provavelmente, já deve ter isto ao relacionando aos deus e criaturas mitológicas. Mas afinal, o que é a Mitologia? Pois bem, essa é a área em que há a interpretação de mitos e lendas em diversas culturas.  Sendo assim, a mitologia explica histórias complexas que existiam na época em que mitos e lendas foram criados.

Nesse sentidos, mitos e lendas se caracterizam por possuírem linguagem com a utilização de símbolos. Além disso, tentam explicar como a humanidade surgiu, descrevem sobre a diversidade cultural de determinado povo, o universo ou assuntos que envolvam maior complexidade.

Todavia, as ideias mitológicas retratam seres e divindades que tentam explicar o mundo como ele era antes. Dessa forma, grande parte dos mitos e lendas mitológicos apresentam personagens sobrenaturais. Além disso, em algumas culturas, a presença de deuses religiosos é frequente. Assim, ainda hoje, muitas religiões preservam características mitológicas.

Mitologia e o presente

Se antigamente a Mitologia tentava explicar o mundo, o universo e as diversas questões que envolvem a existência humana, hoje em dia isso também acontece. Assim, podemos observar a Mitologia Moderna, por exemplo, em lendas urbanas, em séries e desenhos de televisão.

Mitologia - Definição, principais tipos, criaturas e deuses mitológicos
Mitologia - Definição, principais tipos, criaturas e deuses mitológicos Conhecimento Científico
Estátua De Zeus localizada em De Trevi Piazza Navona, em Roma. Fonte: Aventuras na História

De fato, um exemplo que ilustra bem a Mitologia é Cavaleiros do Zodíaco, baseado em diferentes tipos conceitos mitológicos como a Grega, a Egípcia e a Nórdica.

Em síntese, as ideias mitológicas se enquadram na definição de diversas lendas e mitos que expressam significas diferentes, dependendo da cultura. Nesse sentido, existem vários tipos de mitologias desenvolvidas por diferentes ideologias. Assim, podemos citar as Mitologias Asteca, Maia, Etrusca, Eslava, Iurubá, Babilônica, Africana, Bantu, Chinesa, Japonesa, Havaiana, Guarani, Malaia, Navajo, Suméria, Judaica, Islâmica, Inca, entre outras.

Celtas, quem foram? Organização social, economia, cultura e religião × Principais tipos de mitologias
Mitologia - Definição, principais tipos, criaturas e deuses mitológicos
Mitologia - Definição, principais tipos, criaturas e deuses mitológicos Conhecimento Científico
Deuses da mitologia hindu. Fonte: Taverna das Cebolas

Para explicar os diversos deuses, mitos e lendas, as ideias mitológicas foram divididas e as mitologias mais conhecidas são:

Grega Romana Greco-romana Egípcia Mesopotâmica Nórdica Hindu Africana Persa Fenícia Germânica Criaturas

Todavia, nos diversos tipos de mitologias, existiam criaturas simbólicas que expressavam significados diferentes.

Mitologia - Definição, principais tipos, criaturas e deuses mitológicos
Mitologia - Definição, principais tipos, criaturas e deuses mitológicos Conhecimento Científico
Uma das criaturas mais conhecidas, originária das ideias mitológicas grega. Fonte: Doce medo

Assim, as principais eram:

Manticora: criatura com origem na mitologia persa. Sua descrição assemelha-se bastante com a da esfinge egípcia. Dessa forma, a manticora tem o corpo de leão, cabeça humana, e sua cauda é parecida com a de escorpião, podendo lançar dardos venenosos. Minotauro: Uma das criaturas mais conhecidas, originária das ideias mitológicas grega.  Assim, tem corpo de humano e cabeça de touro. Kraken: criatura do folclore nórdico, não necessariamente vinculada as ideias mitológicas nórdica. Logo, é um monstro marítimo gigante com forma semelhante à de um polvo. Era conhecido por destruir navios. Grifo: criatura lendária encontrada nas mitologias persa, egípcia e grega. Tinha corpo de leão e cabeça e asas de águia. Valquírias: figuras míticas dos ideais mitológicos nórdica. Eram servas de Odin e tinham como função sobrevoar as batalhas que aconteciam, escolhendo e conduzindo os melhores guerreiros para levá-los ao Valhalla. Deuses

Em síntese, além das diversas criaturas existentes nas mitologias, alguns deuses também se destacavam pela importância e significado. Assim, podemos citar alguns. Logo, temos:

Odin: de acordo com as ideias mitológicas nórdica, é o deus criador do Universo; Anúbis: na mitologia egípcia é o deus dos mortos e da mumificação; Zeus: é o principal deus grego, conhecido como o deus dos raios; Ganesha: deus da sabedoria na mitologia hindu. Marte: deus da guerra na mitologia romana. Tezcatlipoca: principal deus das ideias mitológicas asteca. Amaterasu: deusa do sol na mitologia japonesa. Mitra: deus da luz na mitologia persa. Ishkur: deus da chuva na mitologia suméria. Obatalá: orixá criador do Universo na mitologia iorubá. Você Sabia? Os Jogos Olímpicos surgiram das narrativas gregas, onde os deuses eram homenageados por meio de jogos e competições esportivas realizados no Monte Olimpo; Para se livrarem dos problemas ou mesmo para saber do futuro, os gregos consultavam seus oráculos para que interpretassem a vontade dos deuses.

O que achou da matéria? Se gosta de temas como esse da Mitologia, então corre e confere o que Astronomia e o que essa área estuda.

Fontes: Info Escola, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Aventuras na História

Essa matéria Mitologia, o que é? Principais tipos, criaturas lendárias e deuses mitológicos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários