Primeiramente, os planaltos são formas de relevo relativamente planas com cumes pouco salientes. Acima de tudo, são praticamente nivelados apresentando algumas irregularidades. Além disso, são encontrados em regiões de altitudes elevadas, 300m acima do nível do mar. Nos planaltos, também, se encontram serras (elevações de topo plano), escarpas e chapadas, também conhecidas como platôs.
Apesar disso, podem ter diferentes relevos em suas configurações. Além disso, existem planaltos de plataforma que são cercados por formações de montanhas. Bem como, os pedimontes que de um lado se encontram montanhas e do outro planícies ou mar. Ainda existem os continentais que não está próximo a nenhum desses tipos de relevo.
Geralmente, esse tipo de relevo é limitado por uma superfície rebaixada. Dessa forma, suas encostas liberam sedimentos, contribuindo para a formação das planícies e depressões. Sendo assim, entende-se que os planaltos surgem a partir de erosões provocadas pela água ou vento. Bem como movimento de placas tectônicas ou vulcanismo. Além disso, esse processo desgasta o solo, podendo elevar ou rebaixar algumas áreas.
Primeiramente, é possível dividir os planaltos em duas categorias: conforme suas formações rochosas e de acordo com sua estrutura geológica. Ambas classificações possuem subcategorias.
Formações rochosas Planaltos sedimentares: como o próprio nome já diz, são formados por rochas sedimentares. Ou seja, o resultado da elevação de bacias sedimentares provocada por agentes internos, como tectonismo. Planaltos cristalinos: sua origem é de rochas magmáticas e metamórficas. Assim, eles surgem através do desgaste de montanhas causado por agentes externos, como o vento. Planaltos basálticos: são originados por rochas vulcânicas. O magma se solidifica na superfície.Encontrados por todo o planeta, eles podem ir de 300m até mais de 2 mil metros de altitude. Existem alguns bastante famosos. O maior deles está localizado no Tibete, possuindo 2.5 milhões de km² e 4.500m de altura. Ele chega até o sopé do monte Everest. Outro que chama muita atenção está localizado nos Estados Unidos, o Planalto do Colorado. Nele se encontra o Grad Canyon.
A América do Sul não fica para trás, com o notável platô Altiplano que contêm os magníficos vulcões do Equador. Além disso, no Brasil existem vários: Escudo das Guianas, Planalto Brasileiro e a Chapada Diamantina. O relevo brasileiro é 75% composto por planaltos. Contudo, não existe um planalto continental.
Você tinha noção da dimensão desse tipo de relevo no nosso país? Muito interessante, não é?! Então, se você gostou, vem ler outros conteúdos de geografia como Escudos cristalinos: as rochas mais antigas e resistentes do planeta.
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação e Alta Montanha.
Imagem de destaque: Blog Vida ao Ar Livre.
Essa matéria Planaltos – o que é, quais os tipos e características desse relevo foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários