Os cromossomos são estruturas que são formadas por uma molécula de DNA. Que são também, associadas a moléculas protéicas. Todavia, podem ser definidos também como filamentos de cromatina espiraladas, que estão presentes no núcleo de todas as células.
A cromatina é estruturada por moléculas de DNA, que estão associadas com duas classes de proteínas: Histonas e Não-histonas. Aliás, ela também pode ser apresentar sob a forma de heterocromatina ou eucromatina.
A heterocromatina consiste em DNA bastante condensado, inativo que não pode transcrever os genes. Já a eucromatina se baseia no DNA ativo que pode realizar a transcrição.
Estrutura dos cromossomos
Em outras palavras, os cromossomos são formados por DNA e proteínas, chamadas de cromatina. Ao passo que certamente essas proteínas ajudam a molécula de DNA se enrolar, o que reduz assim o seu comprimento. Além disso, é observado a presença de outras proteínas, sendo essas denominadas de histonas.
Por isso, a partir do momento que a célula entra no processo de divisão celular, é possível verificar mudanças na estrutura da cromatina. Portanto, ela se torna altamente comprimida, formando assim os cromossomos. Aliás, durante a fase de metáfase, tende-se a observar um período de maior condensação, conseguindo assim contar e analisar melhor os cromossomos.
Assim sendo, à medida que os cromossomos ficam mais visíveis, aumenta a percepção dos dois filamentos chamados de cromátides, estando estes ligados pelo centrômero. Como resultado desse ligamento é formado as cromátides–irmãs, que ao final da divisão se separam.
Núcleo celular, o que é? Funções, estrutura nuclear e divisão celular × Divisão de um cromossomoDe fato de acordo com a posição do centrômero é possível classificar em quatro tipos:
Telocêntricos: basicamente são aqueles que possuem o centrômero em um das extremidades, tendo apenas um braço; Submetacêntricos: centrômero deslocado para um dos braços do cromossomo; Metacêntricos: possuem o centrômero no meio, formando dois braços de mesmo tamanho; Acrocêntricos: centrômero localizado mais próximo da extremidadeNo entanto, existem ainda outras partes como:
Cromômeros: Engrossamentos bastante irregulares com aspecto de granulações, presentes em toda a extensão da cromatina; Cromatídeos: São o resultado da divisão longitudinal do cromossomo durante a divisão celular; Zona SAT: Porção do cromossomo relacionada com a formação do nucléolo durante a telófase; Centrômero: Constrição primária que divide o cromossomo em 2 braços e influencia o movimento durante a divisão celular. Portanto, há um único centrômero por cromossomo, embora haja organismos dicêntricos ou policêntricos; Satélite: Parte terminal de material cromossômico separado do cromossomo por uma constrição secundária; Telômeros: São as extremidades finais dos cromossomos que o protegem da degradação. Curiosidades sobre cromossomosCada espécie tem uma quantidade específica de cromossomos. Observe o quadro a seguir.
Humanos: 46
Ratos: 44
Galo:78
Minhoca:32
Porco: 40
Caracol:24
Gostou de entender sobre como funciona os cromossomos? Então você vai gostar de ler essa máteria Célula, o que é? Definição, teoria celular e classificação estrutural.
Fontes: BiologiaIrene , BrasilEscola,TodaMateria, InfoEscola
Fonte da imagem principal: R7
Essa matéria Cromossomos – Estrutura, Composição e Curiosidades foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários