Os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos. Inegavelmente, são os primeiros animais a apresentarem a formação do ânus antes da formação da boca. São seres invertebrados, entretanto são dotados de um endoesqueleto que auxiliam na sua sustentação.
Os seres equinodermos, apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. Eventualmente, em algumas espécies podem aparecer espinhos na superfície do corpo.
Entre algum desses seres, podemos citar as estrelas-do-mar, os lírios-do-mar, os pepinos-do-mar e os ouriços-do-mar.
Características dos equinodermosSobretudo, o endoesqueleto é uma de suas características específicas. Eles apresentam uma fina camada de epiderme, e abaixo da epiderme está o endoesqueleto, que é formado por placas calcárias ou ossículos que se mantem juntos pela ação do tecido conjuntivo de colágeno.
Eventualmente, seu corpo é organizado em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.
O tamanho dos equinodermos é bastante variável, por exemplo, o diâmetro da estrela-do-mar, pode ser de alguns centímetros ou até um metro,dependendo da sua espécie. A boca dos equinodermos, fica na parte inferior e envolta dela há um tecido membranoso macio.
Há também, a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema ambulacrário. Esse sistema realiza a circulação de água dentro do corpo, permitindo a circulação, assim como a locomoção, respiração e até mesmo a percepção do animal.
DNA – O que é, estrutura e funções e diferença para o RNA × Sistema circulatório e excretorConhecido como sistema hidrovascular, formado pelos canais ambulacrais, pés ambulacrais e ossículos. Há um líquido incolor que circula pelos canais e realiza uma tarefa semelhante à do sangue, de transportar substâncias para todo o corpo.
A abertura do sistema se dá na parte inferior pelo madreporito, a água chega ao canal radial e de lá é levado para cada um dos braços.
Ao mesmo tempo, também permite a excreção, pois carrega as substâncias que precisam ser eliminadas do corpo.
LocomoçãoPor certo, locomoção é feita através dos pés ambulacrais, que acumulam água, se distendendo para o exterior do corpo. Quando ocorre o relaxamento, o pé se contrai e expulsa a água do seu interior, retraindo-se. Ou seja, é essa variação de pressão do líquido no sistema que define a expansão ou retração dos pés, por isso que o animal se movimenta.
DigestãoEventualmente, o sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestino e ânus. No entanto, o estômago só esta presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo substâncias digestivas. A maioria se alimenta de algas, entretanto existe exceções, como é caso da estrela-do-mar, que se alimenta de pequenos animais. Em suma, ela projeta o seu estômago e enzimas digestivas sobre o alimento, que começa a ser digerido.Posteriormente, é só engolir a massa, uma digestão extracorpórea.
Sistema respiratórioA respiração dos equinodermos também é feito pelas estruturas que formam o sistema ambulacral, dessa forma ocorre através das brânquias que ficam próximas à boca. A troca gasosa e a excreção de amônia acontecem por difusão nas paredes das pápulas e dos pés ambulacrais.
ReproduçãoA reprodução dos equinodermas é sexuada e a fertilização é externa, através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água.
Os zigotos formados geram larvas, que por meio de metamorfose se transformam em animais jovens com forma própria. Por isso, o desenvolvimento é indireto.
RegeneraçãoEsse fenômeno de regeneração de parte do corpo representa uma vantagem para esses animais, uma vez que, ao se sentirem ameaçados, perdem parte de seu corpo para o predador enquanto isso, procura se esconder.
Se o disco central estiver intacto, estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração.
ClassificaçãoExistem cinco classes no filo Echinodermata: Asteroidea, Ophiuroidea, Crinoidea, Holothuroidea e Echinoidea.
Asteroides
Uma representante típica desse grupo é a estrela-do-mar.
Na parte inferior, encontra-se duas fileiras de pés ambulacrários, que auxiliam na movimentação e fixação. Na extremidade de cada braço, encontra-se olhos rudimentares, para localizar suas presas.
Além de que a regeneração de um braço cortado pode formar uma nova estrela do mar.
OphiuroroideaUm exemplo é a serpente do mar que possui um disco central do qual partem cinco braços dotados de movimentos ondulantes, que facilitam o deslocamento.
A sua boca fica na parte inferior, enquanto o anus fica na parte superior. Alimenta-se principalmente de moluscos, pequenos crustáceos e detritos sedimentares do fundo do mar.
CrinoideaEste grupo pode ser representado pelo lírio do mar, possui uma base presa a um substrato, de onde saem cinco braços ramificados que dão ao animal o aspecto de planta. Alimenta-se de detritos que permanentemente caem em seus braços.
HolothuroideaO pepino do mar está inserido neste grupo, tem o corpo cilíndrico, dotado de minúsculas placas não unidas, que lhe dão uma consistência menos rígida. O tamanho entre 5 e 30 cm, com alguns podendo chegar a dois metros de comprimento.
EchinoideaO ouriço do mar está dentro desse grupo, apresenta corpo recoberto por espinhos venenosos etambém usado para sua locomoção.
Outro representante do grupo dos equinoides é a bolacha da praia, que possui o corpo achatado, como um disco. Este consegue seu alimento enterrando-se superficialmente na areia, onde obtém alimento constituído por partículas orgânicas.
Gostou dessa matéria? Então leia também sobre estrelas do mar e sua anatomia, habitat, reprodução e curiosidades
Fontes: Só biologia, Infoescola, Toda matéria,Biomania
Fontes imagens: Biomania , aquaculture, VeVET
Essa matéria Equinodermos – O que são e características específicas foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários