Primeiramente, durante toda a história mundial, vários países viveram sob o domínio de outros países. Além disso, o Helenismo foi o momento em que os gregos estavam sob o domínio do Império Macedônico.
Acima de tudo05, houve uma influência tão grande da Grécia. Afinal, até mesmo após a queda do Império, a cultura helenística continuou ainda sim predominando em todos os territórios que antigamente eles dominaram.
Aliás, esse período visava uma expansão da cultura grega, também chamada de cultura helenística.
Contexto HistóricoO período helenístico foi marcado pelo domínio da Macedônia sob a Grécia. Naquela época, os macedônios habitavam uma região situada no norte da Grécia. E por muito tempo, esses povos eram chamados de bárbaros pelos habitantes da região.
Logo, em 338 a.C os gregos perderam a Batalha de Queroneia, para as forças macedônicas. E em pouco tempo eles dominaram toda a Grécia. Logo depois, em 336 a.C, o imperador Filipe II foi assassinado, deixando o trono para seu filho Alexandre Magno. Ele foi responsável por grandes conquistas de regiões, e o que o tornou responsável pelo maior império até então conhecido.
Portanto, Alexandre- também conhecido como Alexandre, o Grande, foi o principal responsável pela cultura helenística. E o seu império se estendeu pelo Egito, Mesopotâmia, Síria, Índia e Pérsia. O que o ajudou a formar uma nova civilização.
Um dos primeiros passos para o estabelecimento de uma nova civilização foi a língua. Ao adotar o grego como língua comum, oficialmente, se iniciou o processo de interpenetração cultural. E foi nesse momento que algumas instituições permaneceram próximas ao padrão grego. Porém, em alguns prevaleceu elementos orientais. E no meio dessa mistura, se iniciou o período helenístico.
Ademais, um dos pontos chaves para a extensão da cultura helenística foi a construção de templos, ágoras e ginásios. Sendo esses responsáveis pela transmissão de cultura grega. O centro de cultura principal, se localizava no Egito, na cidade de Alexandria. Aliás, foi nesse lugar onde houve a maior biblioteca do mundo antigo: a Biblioteca de Alexandria.
Apesar da morte do imperador, a cultura helenística continuou existindo, pois era caracterizada como o resultado da mistura das culturas. Afinal, foi por conta dele que a cultura grega se expandiu e se alastrou pelo oriente. Além de que, todos os povos conquistados por Alexandre conviveram com a cultura grega.
Por fim, vários historiadores salientam que é importante que se entenda que esse período foi totalmente elitizado. Pois, a expansão da cultura grega e a sua apropriação entre as diversas sociedades se deu, principalmente, entre as elites. Sendo essas frequentadoras de espaços destinados à difusão da cultura grega.
O seu final ocorreu quando depois um longo período de profusão da cultura helenística, uma fusão de diversas sociedades e culturas – gregos, persas, egípcios – os romanos dominaram o projeto expansionista e findaram assim com o antigo Império Macedônico.
Sabe-se que esse período foi bastante fundamental para grandes descobertas. E seu impacto se expandiu até para as artes, literatura e ciência.
O helenismo e a literaturaNo quesito preservação a literatura helenística não saiu na melhor. Por isso, hoje em dia só restaram alguns fragmentos de obras daquela época. Porém, sabe-se que houveram dois grandes nomes de destaque:
Calímaco: escreveu hinos, dois poemas épicos e epigramas Teócrito: foi responsável pela criação do gênero pastorilNaquela época as artes eram disponíveis somente para a classe nobre. Mas haviam detalhes como na arquitetura, que tornavam a arte um símbolo do helenismo. Eles sempre apresentavam traços orientais, que se tornavam bem explícitos com o aparecimento do arco e da abóbada. Aliás, foi nessa época também que a representação das diferenças raciais, da velhice, da ira, da infância surgiram.
Algumas descobertas desse período são úteis até hoje. Foi nesse período que Arquimedes de Siracusa descobriu o cálculo integral. Além disso, a lei da impulsão e inventou também o planetário e a bomba aspirante.
Já na parte astronoma da coisa, Hiparco de Niceia foi responsável por atribuir ao ano solar a duração de 365 dias e Aristarco de Samos, conseguiu mostrar que o Sol era a parte central do sistema planetário.
O que achou da matéria? Aproveita pra conferir outros temas como quem foi Alexandre o Grande, quem foi? História, conquistas militares, curiosidades
Fontes:TodaMateria, InfoEscola, Significados
Fonte da imagem destaque: ArtRef
Essa matéria Helenismo – Contexto histórico, o que foi e qual seu impacto foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários