O conjunto de duas retas perpendiculares, ou seja, duas retas que juntas possuem o ângulo de 90º, é denominado de plano cartesiano. Em cálculos numéricos, o ponto formado por essas retas levam a numeração zero e é definido como a origem das retas.
Um das principais funções do plano cartesiano está relacionada com a localização de outros pontos dentro de um plano. Ou seja, outros ângulos. A ideia inicial do instrumento veio do físico e matemático René Descartes, que determinou que as retas utilizadas na elaboração dos planos cartesianos deveriam conter numeração.
As numerações, nesse caso, facilitam a localização de outros pontos dentro do plano desejado. A localização feita pelos planos é necessária em assuntos que condizem com o cotidiano, como a distância existente entre um ponto e outro como exemplo, entre casas, cidades, países.
Função do plano cartesianoDe acordo com a dinâmica de composição das retas, os números que as compõem são os números reais. Ou seja, cada número corresponde, dentro do plano, a um local na localização que deseja ser encontrada. Dessa forma, cada número só pode representar apenas uma localização dentro das demarcações que são feitas.
Nesse sentido, as retas obedecem à seguinte dinâmica: uma reta é utilizada para demarcar pontos na vertical, enquanto a outra demarca os pontos de forma horizontal. Na matemática, algumas denominações como x para determinar as retas horizontais e y para as retas verticais são bastantes utilizadas. Além disso, podemos defini-las, também, como “coordenada x” e “coordenada y”.
ComposiçãoHá ainda outras denominações quando as retas são postas no plano cartesiano. Ou seja, as coordenadas y são chamadas de ordenada, enquanto as coordenadas x recebem o nome de abcissa.
Dentro do plano cartesiano é importante observar que a numeração é negativa e positiva. Nesse sentido, os números positivos sempre serão para cima e à direita, enquanto os negativos seguem para baixo e à esquerda. Além disso, ao traçar as duas retas perpendiculares, no plano cartesiano forma-se quatro quadrantes.
Dessa forma, temos:
1.º quadrante: os números sempre serão positivos: x > 0 e y > 0 2.º quadrante: os números são negativos ou positivos: x 0 3.º quadrante: os números são sempre negativos: x 4.º quadrante: os números podem ser positivos ou negativos: x > 0 e y Produto cartesianoDentro dos estudos dos planos cartesianos também temos o produto cartesiano. O criador também foi físico e matemático René Descartes que definiu as técnicas dentro da teoria dos conjuntos. Assim, a obtenção do produto cartesiano dá-se ao multiplicar os pares de x e y que são ordenados.
O que achou da matéria? Aproveita pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que é Raiz Quadrada e Logaritmo.
Fontes: Brasil Escola, Matemática Básica e Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Estudo Prático
Essa matéria Plano Cartesiano – O que é, como fazer, características e coordenadas foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários