Popcash

Podcast – O que é, para que serve e sites para ouvir

Certamente, o meio digital está sendo muito utilizado por todo mundo. E, com isso, a rádio e a televisão acabaram perdendo muito peso na sociedade. Portanto, de certa forma, ambas se adaptaram ao meio digital. O podcast surgiu como uma programação de rádio na internet. De forma que, como a rádio e a televisão, o podcast também serve como canal informativo.

No entanto, a diferença crucial entre o podcast com o rádio é a questão do conteúdo e de quando ouvir. De modo que o conteúdo é sob demanda, ou seja, você ouve o conteúdo que você gosta. Além disso, pode ouvir a qualquer momento e em qualquer lugar. Certamente, a questão de os temas serem diversos também é um grande diferencial.

Sendo assim, conheça um pouco mais sobre podcasts e sites onde você poderá ouvir sobre diversos temas.

Para que serve o Podcast?
Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir
Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir Segredos do Mundo
Fala Universidades Compartilhar conteúdo

A princípio, o principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo. Desse modo, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou um episódio para compartilhar o que se sabe sobre esse assunto. Essa é uma maneira de fazer Marketing de Conteúdo, principalmente em tempos em que o consumidor está cada vez mais exigente, consumindo novos formatos de mídia de acordo com a necessidade de acessar informação.

Sendo assim, o podcast é muito bom para quem tem uma rotina intensa, pois é possível ouvi-lo a qualquer hora do dia, diferentemente de vídeos e textos, em que é preciso parar um tempo e focar a atenção somente no material.

Investimento em novas maneiras de entregar conhecimento

Primeiramente, os consumidores atualmente exigem, cada vez mais, conteúdo de qualidade, de modo que a empresa possa oferecer um bom conhecimento para o seu cliente. Dessa forma, o podcast é uma nova maneira de fazer isso.

Além de trazer algo atrativo, pode contribuir para melhorar a reputação da empresa, mostrando o quanto o negócio tem conhecimento sobre o assunto. As empresas que oferecem podcasts mostram que são criativas e estão à frente do seu tempo. Além disso, tem a proposta de oferecer diversidade de conteúdos para que as pessoas possam escolher qual tipo mais lhe agrada.

Chacrinha, quem foi? Biografia, carreira e polêmicas do Velho Guerreiro × Por que podcast é uma boa opção?

A princípio, os podcasts tem diversas vantagens que ajudam a eles ganharem essa fama. Primeiramente, eles podem ser ouvidos em qualquer lugar. Ou seja, pessoas que tem uma rotina longa e cansativa podem ouvir no carro, ouvir enquanto fazem alguma atividade física ou na correria. Até mesmo lavando a louça pode ser uma opção de conteúdo a ser escutado.

Além disso, outra vantagem muito grande é que são gratuitos. Isso é uma vantagem muito grande, já que temos acesso a diversos conteúdos gratuitamente. E, isso também implica na economia de tempo. Sendo assim, você não precisa ficar lendo horas notícias, você se mantem informado ouvindo os diversos podcasts informativos.

Ainda mais, são práticos e divertidos, tanto por conta dos conteúdos variados, e acaba se tornando divertindo por conta do formato de conversa presente nos programas.

Como criar um podcast?
Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir
Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir Segredos do Mundo
Nova Escola de Marketing Planejamento

Primeiramente, para tudo é necessário um planejamento. Sendo assim, é fundamental que essa etapa não seja feita de qualquer maneira. É no planejamento que se estabelece o objetivo que se deseja alcançar com o podcast. Geralmente, a ideia é fidelizar os consumidores e conquistar cada vez mais audiência. Portanto, é preciso dar uma atenção mais do que especial para que este planejamento ajude nessa concretização.

Além disso, antes de ir para a ação e gravar, é necessário analisar alguns elementos que são importantes para o podcast e aplicar esse planejamento em cima deles. São eles:

– público alvo;

-diferencial da concorrência;

– como deixar o tema interessante;

– destaque de conteúdo a ser feito dentro do tema;

– quais convidados serão chamados;

– como criar “imagens” com o áudio marketing;

-periodicidade das publicações;

– CTAs ao longo do podcast;

– criação da Landing Page;

– roteiro a ser seguido (um exemplo: início, CTA, meio, CTA, encerramento, etc);

– treinamento para entender os pontos falhos nesse planejamento.

Gravação
Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir
Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir Segredos do Mundo
Cross Host

Primeiramente, a gravação sempre é muito importante, pois é o momento de colocar o planejamento em prática. Dessa forma, é importante que as gravações sejam feitas em uma sala com boa acústica e conforto para os participantes. Assim, o áudio sairá com qualidade e os participantes estarão à vontade para a gravação do podcast. Além disso, a acústica é bem mais importante do que a potência do microfone.

Sendo assim, é preciso estar atento ao isolamento e à geração de ruídos durante a gravação. Desse modo, é possível gravar o podcast em algum software existente no mercado para este fim. Por exemplo: Audacity, MP3 Skype Recorder e MP3 Cut.

Edição

Sendo o podcast um programa gravado, ele deverá ser editado, pois a ideia é que haja liberdade para os convidados falarem. No entanto, nem sempre tudo isso caberá no tempo proposto, além de ser necessário fazer alguns ajustes no som.

Portanto, na hora da edição, é fundamental para conferir a fluidez necessária ao episódio produzido. Primeiramente, certifique-se de que haja um backup da gravação original, para evitar possíveis problemas com a perda do arquivo ou uma edição errada.

Dependendo do software utilizado, é possível aplicar algumas técnicas que ajudem a garantir mais qualidade para o podcast: amplificação do som, redução de ruídos, compressão, normalização do áudio e equalização.

Publicação

Após finalizar a edição, publique o podcast e divulgue-o. Dessa forma, ele pode ser feito tanto no site do negócio, quanto nas plataformas de áudio, como o SoundCloud ou o Spotify. É necessário ter atenção com as políticas de publicação e cada plataforma. Dessa forma, faça a escolha de modo que seja mais fácil para que o público-alvo possa ter acesso ao conteúdo.

Divulgação

O último passo é a publicidade do podcast. Sendo assim, isso pode ser feito no próprio site ou com uma Landing Page. Além disso, é mais do que indicado aproveitar a base de clientes e leads que já conhecem o negócio, divulgando nas mídias sociais e enviando campanhas de e-mail marketing.

Sites para ouvir podcast

Conheça os sites para ouvir podcast logo abaixo:

– Soundcloud

– Spotify

– Stitcher Radio

– Castbox

– Podbean

– YouTube

E aí, curtiu a matéria? Dê uma olhada na próxima: Siri – O que é, história e como falar com o aplicativo inteligente.

Fontes: Mundo Podcast; Rock Content; Tech Tudo.

Imagem de Destaque: Wiggle.

Essa matéria Podcast – O que é, para que serve e sites para ouvir foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Postar um comentário

0 Comentários