A Biofísica é o ramo da biologia que tem como característica o estudo da biologia usando métodos e princípios científicos da Física. Ou seja, aplica os métodos da física ao estudo de estruturas e processos biológicos. Então, acaba sendo uma ponte entre a biologia e a física. Enquanto a biologia estuda a vida em sua variedade, como os organismos se destinam a obter comida, comunicar, sentir o meio ambiente e reproduzir.
Já a física busca leis matemáticas da natureza e faz previsões detalhadas sobre as forças que geram sistemas idealizados. Então, a biofísica abrange a distância entre a complexidade da vida e a simplicidade das leis da física.
Decerto, este ramo procura padrões na vida e analisá-los com matemática e física com a finalidade de obter informações. Além de ser o estudo da matéria, espaço, energia e tempo que ocorrem nos Sistemas Biológicos.
O que é biofísica?
Biofísica nada mais é do que um ramo das ciências que aplica química e física ao estudo de organismos vivos. Podemos dizer que um biofísico aplica os métodos da física ao estudo de estruturas e processos biológicos. Decerto, este é um ramo extremamente variado, com uma série de aplicações. Além disso, novos tópicos deste ramo são constantemente desenvolvidos e discutidos por pesquisadores e outros profissionais no campo.
Inegavelmente, a união da física e biologia criam novos horizontes científicos. Como por exemplo, a bioacústica que estuda a propagação sonora e sua recepção pelos animais, incluindo os humanos. Inegavelmente, os avanços dessa área possibilitou o desenvolvimento de aparelhos auditivos.
Decerto, outra frente de pesquisa que deriva da Biofísica é a biomecânica. Esta estuda ou aplica a mecânica na biologia. Sendo muito utilizada em áreas como a Educação Física, Fisioterapia, enquanto ciência, ela visa tratar o movimento mecânico dos sistemas vivos. A bioeletricidade esta relacionada com a voltagem estática das células. Assim como a corrente elétrica que flui através de nervos e músculos proveniente de um potencial de ação.
Os pesquisadores em biofísica freqüentemente possuem doutorado e concluíram o trabalho pós-doutorado. Este trabalho pode ser muito interessante, especialmente para as pessoas que gostam de trabalhar com a mais recente tecnologia de laboratório. Como por exemplo, equipamentos de cristalografia para explorar a estrutura das células.
Biofísica teóricaDecerto, baseia-se na teoria e na matemática para explorar como os organismos vivos são construídos. Além de como eles funcionam, como interagem e por que eles se desenvolvem nas formas que eles fazem. Por diversas vezes, esse campo é altamente interdisciplinar. Pois estuda tudo, desde o nível molecular até o ecossistema, para aprender mais sobre o mundo natural e as formas em que ele funciona. Inegavelmente, existem explicações para alguns fenômenos naturais, e a biofísica teórica visa encontrar essas explicações e explorá-las.
Biofísica molecularNa biofísica molecular, os pesquisadores estudam tópicos a nível molecular, incluindo a estrutura e a função das moléculas. Pode-se dizer que as moléculas são os blocos de construção de organismos. O que torna os estudos moleculares muito importantes para aqueles que querem entender como funcionam os organismos inteiros. Inegavelmente, os sistemas moleculares fornecem uma grande quantidade de tópicos para estudo e exploração. E muitas vezes uma descoberta descobre uma infinidade de novas questões.
Biofísica fisiológicaA biofísica fisiológica os pesquisadores aplicam física em questões como a forma que os animais se movem e interagem com o ambiente. Podendo explorar coisas desde como os animais interagem fisicamente entre si e como os organismos interagem com água, areia e outros meios de comunicação.
Biofísica de radiaçãoDecerto, a biofísica de radiação se refere especificamente à relação entre organismos vivos e materiais radioativos. Então, inclui pesquisas sobre exposição à radiação, como a radiação pode ser usada de forma benéfica e como os organismos respondem a vários materiais radioativos. Além disso, abordam tópicos como mutações induzidas por radiação, morte celular causada por radiação e problemas sistêmicos como doença de radiação.
Paladar – O que é, fatores que influenciam e doenças relacionadas
×O que a física tem a oferecer para biologia?
Decerto, a física fornece as teorias fundamentais para a compreensão das biomoléculas. Por exemplo, a transferência de elétrons nas matrizes de proteínas, que impulsiona a respiração e a fotossíntese, só pode ser entendida com a ajuda da mecânica quântica.
Vale ressaltar, que muitas das poderosas ferramentas para investigar biomoléculas foram iniciadas por físicos. Para exemplificar, podemos citar a cristalografia de raios-X. Onde a formulação matemática do padrão de difração dos Raios-X, feita pelos físicos Braggs, inauguraram um novo campo da cristalografia. Decerto, isso possibilitou a determinação das primeiras estruturas proteicas por Max Perutz e John Kendrew, a estrutura do DNA de Francis Crick, James Watson.
Além disso, muitas técnicas computacionais, como a simulação de dinâmica molecular, que agora são amplamente utilizadas para modelar sistemas biomoleculares também têm suas origens na física.
O que faz um biofísico
Como biólogos, eles estudam a vida em todas as suas formas. Entretanto, usam uma abordagem diferente dos biólogos. Sua principal preocupação são as leis universais da física, olharão a vida no nível atômico, estudarão as proteínas e o sistema nervoso de todas as criaturas vivas, digestão e reprodução sexual. Tudo aquilo pertencente ao mundo físico.
Decerto, as duas disciplinas se complementam. Além de terem sido fundamentais para promover e reforçar a teoria evolutiva, tanto quanto um processo de física como de biologia.
Leia mais sobre os cromossomos – Estrutura, Composição e Curiosidades
Fonte: Portal São Francisco, Info escola, UFRGS.
Imagem de destaque: Estudo Help
Essa matéria Biofísica – O que é, o que faz e relação da física e biologia foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários