Popcash

Briófitas – O que são, características, ciclo de vida e classificação

As briófitas são pequenas plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva. Normalmente vivem em ambientes úmidos. Entretanto, ocorrerem também em outras regiões.

Para exemplificar, podemos citar os famosos musgos, que se formam sobre pedras e troncos de árvores. Inegavelmente, as briófitas, assim como as pteridófitas, não possuem sementes. Geralmente são de pequeno porte com cerca de 5 cm de altura, mas algumas espécies podem chegar a 40 cm.

Então, sendo um dos fatores que prejudicam seu crescimento a falta de vasos condutores, que impossibilita o transporte de água e nutrientes para distâncias muito longas.

Características
Briófitas - O que são elas
Briófitas - O que são elas Conhecimento Científico
Fonte: Cola da web

As briófitas são avasculares pois não possuem tecidos condutores de seiva (xilema e floema), pois as substâncias são distribuídas de célula por célula pelo corpo todo. O eixo principal do corpo é chamado cauloide. Além dos filoides que são estruturas finas como lâminas e se assemelham às folhas. Há também estruturas que servem de fixação ao solo, os rizoides. Entretanto, estes não absorvem substâncias do solo como as raízes.

Algumas briófitas são chamadas de talosas e outras de folhosas. Aquelas denominadas de talosas não apresentam o gametófito diferenciado em raiz, caule e folha. Já as folhosas, apresentam corpo diferenciado, entretanto, não serão considerados folhas e caules verdadeiros, uma vez que ocorrem na fase de gametófito e não possuem vasos condutores.

Os esporófitos das briófitas surgem após a fecundação e são a fase produtora de esporos. Os esporófitos permanecem fixados ao gametófito após seu surgimento e são dependentes deles para sua nutrição. Geralmente, o esporófito é diferenciado em pé (que permanece no arquegônio do gametófito), seta e cápsula, sendo a cápsula o local onde serão produzidos os esporos. Geralmente, os esporófitos de musgos e antóceros são maiores e mais complexos do que aqueles presentes em hepáticas.

Decerto, a reprodução pode ser assexuada ou sexuada, a maioria das briófitas é dioica, havendo plantas femininas e masculinas, mas pode haver espécies monoicas, ou seja, hermafroditas. Entretanto, há necessidade de água para que ocorra a reprodução, o que acontece durante uma chuva ou quando caem respingos de água sobre uma pedra. Assim, as briófitas habitam preferencialmente ambientes terrestres úmidos. Entretanto há espécies que suportam condições extremas de temperatura: tanto elevadas como baixas temperaturas.

Raízes, para que servem? Características, tipos e suas regiões × Reprodução sexuada e assexuada
Briófitas - O que são elas
Briófitas - O que são elas Conhecimento Científico
Fonte: Escola Kids

A reprodução assexuada nas briófitas ocorre de forma variada. Eventualmente algumas são capazes de gerar novos indivíduos a partir de partes do corpo, por fragmentação. Já outras espécies produzem propágulos, estruturas especializadas que se formam dentro dos conceptáculos, que são pequenas taças. Os propágulos se separam dos conceptáculos e são levados pela água para outros lugares originando um novo ser.

Os musgos verdes que vemos num solo úmido, são plantas sexuadas que representam a fase chamada gametófito, isto é, a fase produtora de gametas.

Os gametófitos em geral têm sexos separados. Em certas épocas, os gametófitos produzem uma pequena estrutura, geralmente na região apical, onde terminam os filoides. Ali os gametas são produzidos. Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis, com flagelos: os anterozoides. Já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosferas. Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados até uma planta feminina com pingos de água da chuva que caem e respingam.

No esporófito possui uma haste e uma cápsula. No interior da cápsula formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido. Cada esporo, então, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde – a fase sexuada chamada gametófito.

Ciclo de vida das briófitas
Briófitas - O que são elas
Briófitas - O que são elas Conhecimento Científico
Fonte: Só biologia

Sua fase dominante no ciclo de vida é a fase de gametófito, ou seja, a fase do ciclo de vida responsável pela produção de gametas.

Primeiramente, em condições em que haja água, os anterídios se abrem e liberam os anterozoides. Estes são levados até as extremidades dos musgos femininos e nadam até o interior dos arquegônios, onde se encontram com as oosferas. Posteriormente, fecundação e forma-se um zigoto diploide, que passa por diversas mitoses para multiplicar suas células e originar o embrião. O embrião se desenvolve, e é formado o esporófito na extremidade das plantas.

Assim, o esporófito possui uma haste chamada seta e na ponta uma cápsula, o esporângio. Onde se localizam os esporócitos (diploides). Isto é, as células-mãe se dividem por meiose originando células haploides,os esporos.

Assim que os esporos estiverem maduros serão liberados no ambiente e levados pelo ar até encontrarem condições de germinar. Após isso originarão uma estrutura filamentosa e ramificada, a partir da qual serão formados os novos gametófitos e recomeça o ciclo.

Classificação briófitas
Briófitas - O que são elas
Briófitas - O que são elas Conhecimento Científico
Fonte: AnatoAtlas

Elas podem ser classificadas em três filos distintos: Marchantiophyta (as hepáticas), Bryophyta (os musgos) e Anthocerotophyta (os antóceros).

Marchantiophyta: Nesse grupo, encontramos as hepáticas, as quais se destacam por não possuírem estômatos, uma estrutura presente nos outros grupos. Bryophyta: Nesse grupo, encontramos briófitas com células especializadas na condução. As células que conduzem água, são chamadas de hidroides, e as que conduzem substâncias nutritivas são denominadas de leptoide. Anthocerotophyta: Uma característica marcante desse grupo é a presença de um meristema basal típico, que aparece nos esporófitos na região entre o pé e a cápsula. Esse meristema permite que a cápsula continue alongando-se por período maior.

 

Leia também a nossa matéria sobre o Reino Vegetal, origem, características e classificações.

 

Fonte: Toda matéria, Só biologia, Brasil escola.

Fonte imagem de destaque: Biologia Net

Fonte imagens: Cola da web, Escola Kids, AnatoAtlas, Só biologia.

Essa matéria Briófitas – O que são, características, ciclo de vida e classificação foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários