O mundo dos números é dividido de diversas maneiras. Para esta variedade de divisões dá-se o nome de conjuntos numéricos, ou seja, números que possuem particularidades similares. Além disso, entender o conceito de conjuntos numéricos é um dos primeiros passos dentro da matemática.
Dessa forma, o primeiro conjunto numérico que surgiu foi o dos números naturais. Ou seja, os números que utilizamos para fazer contagens no dia a dia. Além desse conjunto, os conjuntos números são representados por diversas outras categorias.
Em síntese, um conjunto está relacionado à coleção de algo. Visto isso, é possível dividir os números em inteiros, racionais, irracionais, números reais e complexos. Todas as divisões e conceitos foram criados de acordo com o avanço e a história da matemática.
Conjuntos numéricosOs conjuntos de números podem ser divididos em diferentes categorias, sendo o conjunto dos números naturais o primeiro a ser definido. Assim, confira a característica de cada conjunto:
Conjunto dos números naturaisSão os números que utilizamos em contagens simples de objetos. Dessa forma, o zero é o primeiro e os números conseguintes são a soma de cada número com a outra unidade. Ou seja, o número 6 é sucessor de 5 porque 5 + 1 = 6. Além disso, o conjunto dos números naturais é representado pela letra N.
Exemplo: N = {0,1,2,3,4,5,6,…}
Conjuntos dos números inteirosOs números inteiros são representados pelos números negativos junto aos números naturais. Dessa forma, criaram números opostos ou simétricos. Aqui é importante destacar que todo número natural é inteiro, porém, nem todos os números inteiros são naturais. Além disso, os números inteiros são representados pela letra Z.
Exemplo: Z = {…,−3,−2,−1,0,1,2,3,…}
Conjunto dos números racionaisOs números racionais são representados pelas frações. Ou seja, são números que determinam partes de um número inteiro. Assim, os números racionais são aqueles em que são escritos em forma de fração. Dessa forma, é importante destacar que todo número inteiro pode ser racional. Porém, nem todo número racional pode ser inteiro.
Exemplo: Q = {−1,−25,43,5,…}
Conjunto dos números irracionaisSão aqueles em que não podem ser escritos em forma de fração. Ou seja, os números com raiz quadrada, o número de π, do logaritmo neperiano, o número de ouro ϕ (fi), são um exemplo desse conjunto numérico. Este é um conjunto que não está relacionado aos outros.
Exemplo: √3 / √ 5
Conjunto dos números reaisOs números reais são a junção dos números racionais com os números irracionais. Além disso, a característica que define esse conjunto é a de que ele pode ser encontrado em uma reta numérica. Dessa forma, o conjunto dos números reais é o que engloba todos os outros conjuntos. Ou seja, um número irreal, natural, inteiro e racional é um número real.
O que achou da matéria? Se gostou, já corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que são Elementos Químicos e como ocorrem as Ligações Covalentes.
Fontes: Brasil Escola, Beduka e Info Escola
Fonte imagem destaque: Matemática Básica
Essa matéria Conjuntos Numéricos – O que são, classificação e tipos de conjuntos foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários