Regionalização, nada mais é do que a divisão de regiões a partir de características e/ou semelhanças em comum. Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.
Decerto, as regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc.
Além disso, tem o aspecto sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais. Assim, insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar.
Conceito
No ramo da geografia, o conceito de região se refere à diferenciação de áreas. Então, as regiões podem ser determinadas segundo critérios naturais. Por exemplo, estabelecendo as diferenças de clima, vegetação, hidrografia, relevo, fauna, sociocultura, entre outros que irão evidenciar a forma e o padrão de vida dos habitantes de cada região.
Decerto, a regionalização, além de estabelecer as relações e diretrizes entre cada área regionalizada, é importante para uma melhor compreensão dos estudos geográficos. Por conta de de informações e dados específicos de cada área.
Plano Marshall – O que foi, contexto histórico, objetivos e resultados
×A regionalização do mundo
Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no mundo. Além de não generalizar as informações, faz-se necessário a regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens aos estudos geográficos.
Inegavelmente, regionalização implica em considerar a divisão, por regiões. Entre essas divisões está a classificação dos países em primeiro, segundo e terceiro mundo, tudo isso a partir de 1960. Decerto, a expressão “terceiro mundo” seja a mais conhecida, criada pelo economista Francê Alfred Sauvy, em 1952. Inegavelmente, ele construiu essa expressão observando as desigualdades econômicas, sociais e políticas. Assim, verificou que os países industrializados eram desenvolvidos, sua população vivia melhor. Entretanto os outros países enfrentam muitos problemas de ordem econômica, sua população vivia em condição não muito satisfatória.
Classificação dos países
Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos. As nações centrais, consideradas ricas, são aquelas nações que se portam no centro das decisões internacionais. Decerto, são países desenvolvidos, industrializados e dotados de tecnologia avançada.
Entretanto, as nações periféricas, consideradas pobres, são as que figuram como subdesenvolvidas. Verifica-se uma baixa industrialização, dotadas de produção primária e dependentes economicamente de outros países, especialmente dos ricos.
Desenvolvidos x subdesenvolvidos
A regionalização também provocou a formação de outras duas classificações: as nações desenvolvidas ou subdesenvolvidas. Decerto, as nações desenvolvidas são aquelas que, além de ricas e industrializadas, possibilitam as suas populações abundante qualidade de vida. Como por exemplo a saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc. Para exemplificar, podemos citar a Inglaterra, França, Canadá, Estados Unidos e etc.
Já as nações subdesenvolvidas possuem características inversas. Algumas nações até colocam a vida dos seus habitantes em condições precárias em alguns aspectos. Assim, não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde. Inegavelmente, integram esse grupo países como a Angola, Serra Leoa, Haiti, Nepal, entre outros.
Enfim, conheça alguns tipos de vegetação do Brasil e suas principais características.
Fonte: Estudo prático, Mundo educação, Escola kids
Fonte imagens: Cidinha coinete, Brasil escola
Imagem de destaque: Mundo educação
Essa matéria Regionalização – O que é, conceito e classificação foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários