Popcash

Sistema muscular – Definição, função dos músculos e grupos musculares

Movimentos como pular, correr, nadar, escrever, comer, picas os olhos e tantos outros só são possíveis porque o corpo humano é repleto de músculos. Deste modo, os músculos compõem o sistema muscular, parte que representa cerca de 40 a 50% do peso de uma pessoa.

Ou seja, todos os movimentos que realizamos no corpo são possíveis a partir da contração que os músculos fazem. Além disso, a capacidade de andar, por exemplo, é uma ação que depende também dos ossos e do sistema nervoso.

Assim, os músculos espalhados pelo corpo assumem formas variadas. Ou seja, podem ser grandes como os músculos da coxa e pequenos como os são encontrados no rosto. Além disso, podem apresentar três variações, sendo arredondados (músculos dos olhos), planos (músculos do crânio) ou uniformes (músculos do braço).

Sistema muscular

Em síntese, o sistema muscular pode ser dividido conforme as parte do nosso corpo. Assim, existem três tipos diferentes de músculos, sendo eles:

Músculo não estriado (músculo liso); Músculo estriado esquelético; Músculo estriado cardíaco.

Resumindo, os músculos estriados esqueléticos são aqueles que estão presentes em partes esqueléticas do corpo, como o próprio nome supõe. Assim, são músculos que apresentam movimentação voluntária. Logo, isso significa que, ao se contraírem, a ação ocorre de forma constante. Além disso, são estriados devido à coloração clara e escura presente nos músculos.

Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares
Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares Conhecimento Científico
Alguns dos músculos que compõem o sistema muscular do corpo humano. Fonte: Pinterest

Já os músculos estriados cardíacos são aqueles presentes no coração. Dessa maneira, diferentes dos músculos esqueléticos, os músculos estriados apresentam contração involuntária e vigorosa. Portanto, sua aparência também é estriada, tendo partes brancas e escuras em sua composição.

Os músculos não estriados são aqueles em que a contração se apresenta de forma lenta e involuntária. Assim, esse tipo de músculo está presente no sistema digestório e no sistema respiratório. Dessa forma, aqui, as estrias não estão presentes, o que ocorre nos outros tipos de músculos.

Movimento Hippie – O que é, características e inicio e fim do movimento

×

Funções dos músculos

Em síntese, o corpo humano funciona como uma máquina. Nesse sentido, para que essa máquina funcione sem problemas, são necessários vários sistemas que operam de forma ordenada e em conjunto. Assim, uma das partes mais importantes do corpo está o sistema muscular. Ou seja, é a partir dele que o coração bate, nós respiramos, piscamos e tantas outras funções desenvolvidas pelas músculos.

Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares
Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares Conhecimento Científico
Os músculos esqueléticos são responsáveis pelo movimento do corpo. Fonte: Estudo Kids

Dessa forma, dentre as funções desenvolvidas pelo sistema muscular estão:

Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos gerais do corpo, como andar, pular, correr, nadar e etc. Estabilização das Posições Corporais: a prática de ficar em pé ou se sentar é consequência da estabilização que os músculos esqueléticos proporcionam ao corpo. Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco. Movimento de Substâncias dentro do Corpo: as substâncias que circulam dentro do corpo humano são controladas pelas contrações que os músculos lisos proporcionam. Além disso, são responsáveis por mover os alimentos, a urina e os gametas do sistema reprodutor. Produção de Calor: ao se contrair o sistema muscular produz uma quantidade de calor que é utilizada para manter a temperatura corporal.

Vale ressaltar que o corpo humano é formado por mais de 600 músculos esqueléticos. Nesse caso, são músculos que possuem a função de se contrair de forma voluntária. Além disso, são formados por uma composição de células alongadas e multicelulares. Por conta disso, as células também recebem o nome de fibras musculares.

Assim, os músculos esqueléticos apresentam bandas claras e escuras denominadas de estrias. Dessa forma, as estrias são formadas a partir de filamentos finos e espessos que formam o músculo.

Principais músculos esqueléticos

Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares
Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares Conhecimento Científico
Existem três tipos de tecido muscular: o esquelético, o cardíaco e o liso. Fontes: Biologia Pernambucana

Os músculos esqueléticos podem ser divididos em vários grupos devido a quantidade disposta no corpo humano. Assim, cada grupo de músculo exerce uma função específica. Portanto, dentre os grupos musculares, podemos citar:

Músculos da face e do couro cabeludo: exemplos: orbicular do olho e elevador do lábio superior. Músculos da mastigação: exemplos: masseter e pterigoideo medial. Músculos da parede abdominal: exemplos: oblíquo interno e transverso do abdome. Músculos que movem a cabeça e o ombro: exemplos: trapézio e elevador da escápula. Músculos que movem a coluna vertebral: exemplos: longo do tórax e longo do pescoço. Músculos que movem a língua: exemplos: genioglosso e hioglosso. Músculos que movem as articulações do quadril e joelho: exemplos: glúteo máximo e abdutor longo. Músculos que movem o antebraço: exemplos: tríceps e bíceps. Músculos que movem o pé e os dedos do pé: exemplos: flexor longo dos dedos e abdutor do hálux. Músculos que movem o polegar: exemplos: extensor longo do polegar e extensor curto do polegar. Músculos que movem o punho: exemplos: flexor radial do carpo e extensor radial curto do carpo. Músculos que movem o úmero: exemplos: deltoide e supraespinhal. Músculos que movem os dedos: exemplos: flexor profundo dos dedos e extensor do indicador. Músculos respiratórios: exemplos: diafragma e intercostais externos. Músculos supra e infra-hioides do pescoço: exemplos: miloioideo e genioioideo. Classificação dos músculos esqueléticos

A partir dos grupos musculares descritos acima, eles ainda podem ser classificados levando em consideração alguns critérios. Com isso, os músculos esqueléticos podem ser divididos a partir da origem e inserção, ação, função, forma e arranjo das fibras e, por último, pelo número de cabeças.

Além disso, os músculos que são classificados pela ação recebem ainda as denominações de extensores, flexores, adutores, abdutores, rotadores, supinadores e pronadores. Dessa forma, observe a função de cada um:

Extensores: estiram um membro; Flexores: são responsáveis pela flexão; Adutores: levam um membro em direção à linha mediana do corpo; Abdutores: movem o membro para fora dessa linha; Rotadores: giram os membros; Supinadores: viram a palma da mão para cima; Pronadores: colocam a palma da mão para baixo.

Quando os músculos são classificados em relação à situação, eles podem ser:

Superficiais ou Cutâneos: Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar). Exemplo: Platisma. Profundos ou Subaponeuróticos: Estão localizados abaixo da fáscia superficial. Exemplo: Pronador quadrado.

Em relação à forma, podem ser classificados como:

Longos: São encontrados especialmente nos membros. Ou seja, os Bíceps braquial são um exemplo. Curtos: Presentes nas articulações, como exemplo os músculos das mãos. Largos: Caracterizam-se por serem laminares. Exemplo é o diafragma.

Outras classificações

Em síntese, o sistema muscular ainda pode ser classificado de acordo com a função, a forma e o número de cabeças que possui. Nesse sentido, em relação à função os músculos podem ser classificados como agonistas, antagonistas e sinergistas.

Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares
Sistema muscular - Definição, função dos músculos e grupos musculares Conhecimento Científico
A musculatura do braço pode ser dividida em músculos anteriores e músculos posteriores. Fonte: Felipe Anatomia

Assim, os agonistas são aqueles presentes nos movimentos desejados, sendo indispensáveis na relação do movimento do corpo. Por outro lado, os antagonistas são aqueles em que a força da execução dos músculos agonistas está presente. Por fim, os músculos sinergistas são aqueles que vão auxiliar os movimentos dos músculos antagonistas.

Já em relação à forma, os músculos podem ser classificados como:

Reto: Paralelo à linha média. Ex: Reto abdominal. Transverso: Perpendicular à linha média. Ex: Transverso abdominal. Oblíquo: Diagonal à linha média. Ex: Oblíquo externo.

Por fim, temos os músculos classificados em relação ao número de cabeças. Ou seja, aqui é observado a quantidade de tendões que formam o músculo. Assim, podemos citar como exemplo o bíceps que apresenta duas cabeças; o tríceps, três; e o quadríceps, quatro.

Você sabia?

Os músculos podem produzir 85% do calor corporal; A língua é um dos músculos mais fortes do corpo; Os músculos representam de 40 a 50% do peso corporal; O coração é o único músculo do corpo que nunca cansa.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que diz a Teoria da Evolução e qual o papel das Enzimas no corpo humano.

Fontes: Brasil Escola, Aula de Anatomia e Só Biologia

Fonte imagem destaque: Blog Pilates

Essa matéria Sistema muscular – Definição, função dos músculos e grupos musculares foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários