Decerto, a Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso. Ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Inegavelmente, o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
Decerto, essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias. No entanto, podemos encontrar esse tipo de função em anúncios publicitários e na prosa, bem como aliada aos demais tipos de função, como a emotiva. A saber que frequentemente é confundida com a função emotiva. Entretanto, a função poética se preocupa com a mensagem si. Mas a função emotiva busca emocionar o leitor ao mesmo tempo que se preocupa com o emissor da mensagem.
As funções de linguagem, são as seguintes: referencial ou denotativa, emotiva ou expressiva, conativa ou apelativa, fática, metalinguística e poética. Entretanto, nesta matéria iremos priorizar a função poética.
Características da função poética
Decerto, a função poética é usada para transmitir uma mensagem elaborada e cuidada, com palavras cuidadosamente selecionadas e uma estrutura formal estética. Para tal, as palavras estão sempre no sentido conotativo ou, sentido figurado. Além disso, faz a utilização de figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.).
Assim, a função poética é usada maioritariamente na poesia.
Poema e poesia – O que é cada um e qual a diferença entre eles
×Exemplos
Nos exemplos, não há apenas a presença da função poética, mas essa função tem destaque. Pois, é frequente existir várias funções em um único texto, entretanto há sempre uma que predomina.
Decerto, a função poética é facilmente encontrada nas artes e, cotidianamente, nos anúncios publicitários.
Música“Fonte de mel
Nos olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho de acácias
Luz das acácias
Você é mãe do sol
A sua coisa é toda tão certa
Beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
Quando atravessa
E não olha pra trás”
Poema“...Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda…”
(Fernando Pessoa, Poema em linha reta)
“de sol a sol
soldado
de sal a sal
salgado
de sova a sova
sovado
de suco a suco
sugado
de sono a sono
sonado
sangrado
de sangue a sangue”
(Haroldo de Campos)
Publicidade“Nossos clientes nunca voltaram para reclamar.”
(Publicidade de uma agência funerária)
“Chegou o milagre azul para lavar!Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo!Onde Omo cai, a sujeira sai!” (propaganda Omo, 1957)
Funções da Linguagem
Decerto, as funções da linguagem são utilizadas segundo a intenção de cada texto. Assim, elas estão relacionadas com os elementos da comunicação: emissor, receptor, contexto, mensagem, canal e código. Então, além da função poética, temos:
Função Referencial: Decerto, com o foco no contexto da mensagem, ela é utilizada para fazer referência à algo. Função Fática: A saber que é focada no canal de comunicação, ela é usada para estabelecer a comunicação entre o emissor e o receptor Função Conativa: Com efeito, tem foco no receptor da mensagem, essa função tem o intuito de persuadir o leitor. Função Emotiva: Decerto, é utilizada para expressar sentimentos, emoções e subjetividades do emissor da mensagem. Função Metalinguística: Em sumo, tem a metalinguagem como principal característica, uma linguagem que fala dela mesma.Por fim, leia também sobre as Funções da Linguagem – O que são, principais tipos e as características
Fonte: Toda matéria, Brasil escola, Norma culta, Português.
Imagem de destaque: Estudo prático
Essa matéria Função poética – O que é, características e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários