Popcash

Função Referencial – O que é, características e exemplos

A função referencial ou função denotativa é uma das seis funções da linguagem mais utilizadas no cotidiano. Ela se caracteriza pela mensagem centrada naquilo de que se fala.

Ao elaborarmos uma mensagem, inserimos nela nossas intenções, enfatizando assim um dos fatores essenciais à comunicação. Para nos ajudar nessa tarefa, existem seis funções da linguagem, e cada uma delas está centrada em um dos elementos da comunicação. Sendo elas:

Função Fática; Função Referencial; Função Poética; Função Conativa; Função Emotiva; Função Metalinguística.

Portanto, na matéria de hoje iremos falar sobre a função referencial, suas características e exemplos.

Características da Função Referencial

A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta, objetiva, impessoal e imparcial. Assim evita o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

Algumas mensagens possuem características de várias funções da linguagem, no entanto, o que prevalece é a função predominante. Considerando que todo ato comunicacional tem por finalidade transmitir uma informação, é possível afirmar que a função referencial está em praticamente todos os tipos de textos.

Sendo assim, as características da Função Referencial são:

Nos textos em que prevalece a função referencial, a mensagem está centrada no referente, ou seja, naquilo de que se fala; Comunica de forma objetiva, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos; Ausência ou distanciamento de sequências linguísticas de caráter argumentativo e/ou persuasivo; Utiliza o discurso na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado; Usa a linguagem denotativa.

Contudo, vale ressaltar que impessoalidade não é sinônimo de neutralidade. Embora a busca seja pela transmissão de informações sem a interferência subjetiva de quem produz os enunciados, sabemos que a entonação da voz, as expressões faciais e corporais podem, muitas vezes, evidenciar o posicionamento do emissor (locutor).

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Mundo Sputnik News

Funções da Linguagem – O que são, principais tipos e as características

×

Função Referencial x Função Metalinguística

Frequentemente se confunde a função referencial com função metalinguística. Portanto, para diferenciar essas duas funções da linguagem, é importante entender que a função metalinguística é aquela usada para explicar o código pelo próprio código. Ou seja, se caracteriza por ser uma linguagem que fala dela mesma. Contudo, na função referencial, refere-se de forma objetiva sobre vários temas.

Dessa forma, os textos de material didático, por exemplo, são considerados como função referencial, pois a mensagem passada se refere a um tema de maneira objetiva. Enquanto um dicionário, no qual se busca o significado da palavra dicionário, é um exemplo de função metalinguística.

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Função metalinguística presente no primeiro quadrinho.
Fonte: InfoEscola

Exemplos de Função Referencial

A função referencial está presente nas redações escolares, especialmente nas dissertações, nas narrações não fictícias e nas descrições objetivas. Além disso, também é encontrada no discurso jornalístico, na correspondência comercial e no discurso científico.

Finalizando, é importante ressaltar que é comum uma mensagem apresentar outras funções da linguagem, além da função referencial, contudo, uma função sempre será predominante sobre outra.

Notícias

“De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.”

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Escola Kids Materiais didáticos

“Um dos temas estudados na fonologia é a ortoépia, que é o estudo da pronúncia correta das palavras. A prosódia, por sua vez, trata também da pronúncia das palavras mas se limita à tonicidade das sílabas.”

Agora, observe a imagem a seguir. Note que, embora haja predominância da linguagem não verbal, trata-se de um texto de caráter informativo, em que o objetivo é o de indicar a disposição dos diferentes biomas no Brasil.

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Suporte Geográfico

Exercício

Marque a alternativa que melhor caracteriza a função referencial ou denotativa da linguagem.

a) Centrada no emissor, manifesta-se por meio de opiniões e sentimentos de quem escreve o texto.

b) Ocorre quando as pessoas envolvidas na interação utilizam expressões como “bom dia”, “até logo” e “certo?”.

c) Tem como intencionalidade a produção de uma mensagem estilizada, de forma a garantir a fruição do texto.

d) Centrada no interlocutor, objetiva a persuasão, o convencimento.

e) Transmite mensagem de forma objetiva procurando informar o interlocutor.

Resposta: Alternativa E

Portanto, agora que você sabe tudo sobre a função referencial, fique ligado também nas Funções da Linguagem.

Fontes: Toda Matéria, Português, Brasil Escola, Educa Mais Brasil

Fonte Imagem Destaque: Stay App

Essa matéria Função Referencial – O que é, características e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários