Hidrólise é uma reação química caracterizada pela quebra de uma molécula por meio da ação da água. Para que a reação ocorra, é necessário que haja adição de pressão e temperaturas elevadas. Além disso, é utilizado um catalisador como agente para a aceleração das moléculas.
Dessa forma, uma molécula de água libera, dentro da reação, íons H+ e OH–. Em seguida, o hidrogênio, resultado da quebra da molécula de água, é transferido para outra molécula quebrada de hidroxila. A partir disso, novos compostos são formados, originando a seguinte composição: XY + H2O → HY + XOH, por exemplo.
Visto isso, a hidrólise pode ocorrer tanto em reações orgânicas, quanto nas inorgânicas. As reações mais comuns são: saponificação de ácidos graxos, inversão de açúcar, preparação de álcoois e ácidos a partir de esteres. Além disso, hidrólises de produtos naturais como amidos, glicosídeos e proteínas.
Tipos de hidrólise
A hidrólise é uma reação muito confundida com a desidratação. Porém, fiquem atentos! Enquanto nos processos de hidrólises há água na quebra de moléculas seguida de ligação, na desidratação a ligação forma as moléculas de água. Sendo isso, os principais de tipos de hidrólises são a alcalina, ácida, salina ou enzimática.
Nesse sentido, a hidrólise alcalina, também chamada de básica, é aplicada em uma base de solução aquosa, sendo líquida ou diluída. Dessa forma, a solução aquosa é usada no lugar da água. Isso porque, durante o processo de quebra das moléculas, um OH– é liberado. Logo, como resultado da reação tem-se um sal ou um ácido. Visto isso, as principais reações básicas são:
Formação de esteres; Hidrólise de amostras de sedimentos; Digestão de materiais orgânicos; Reação de despolimerização da garrafa PET.Exemplo de reação básica: OH– + H2O
Assim como na básicas, as hidrólises ácidas ocorrem em solução aquosa, sendo diluídas ou concentradas. Com isso, os principais componentes utilizados para a reação são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido clorídrico (HCl). O ácido nítrico (HNO3) e fosfórico (H3PO4), também são utilizados dependendo da situação. Assim, as hidrólises ácidas podem ser aplicadas em ésteres, amidas e açúcares.
Exemplo de uma solução ácida: H+ + H2O
As reações de hidrólises enzimáticas necessitam da presença de enzimas em sua composição, como o próprio nome sugere. Isso porque, as enzimas funcionam como catalisadores dentro da reação. Ou seja, possuem a função de acelerar as reações devido a diminuição da energia da ativação.
Nesse sentido, as reações enzimáticas apresentam características em relação as reações básicas e ácidas. Nesse sentido, são mais específicas, além de controlarem o grau de hidrólise, terem condições de reação moderadas e concentrações de reagentes em menor garu.
Assim, as hidrólises enzimáticas podem ser aplicadas na quebra de proteínas, hidrólise de óleos e gorduras, digestão de carboidratos, além da reação de biomassa aplicada na produção de etanol.
Por fim, a hidrólise salina está relacionada à reação existente entre uma molécula de sal e uma molécula de água, sendo representada da seguinte forma: YX(s) + H2O(l)
Para que ocorra equilíbrio químico entre nas reações químicas, é necessário definir grau e uma constante. Nesse sentido, o grau de hidrólise (α) de uma reação de dá por meio da seguinte fórmula:
(α) = numero de mols dissociados / numero de mols inicial, ou seja, Kh = Kw / Ka.
Nesse sentido, kw representa a constante de dissociação da água, enquanto Ka representa a dissociação do ácido.
Visto isso, observe um exemplo de hidrólise do NH4Cl:
NH4Cl + H2O
NH+4 + H2O
Reações Orgânicas – O que são, quais são e suas finalidades
×Hidrólise na Biologia
A hidrólise enzimática também está presente na biologia. Isso porque, o processo faz parte das reações que ocorrem com o metabolismo dos seres vivos. Dessa forma, estão presentes principalmente nas reações químicas que ocorrem no sistema digestivo.
Visto isso, existem três processos em que a hidrólise enzimática está presente, sendo eles:
Digestão de carboidratos: sacarase – reação de quebra da sacarose em glicose e frutose/ maltase – reação de quebra da maltose em duas moléculas de glicose; Digestão de proteínas: protease – reação de quebra da molécula de proteína em aminoácidos; Digestão de lipídios: lipase – reação de quebra das moléculas dos lipídios em moléculas de colesterol, ácidos graxos e glicerol.Você sabia?
A hidrólise das proteínas é uma reação que ocorre tanto na presença de um ácido, quanto na de uma enzima; Desidratação consiste na reação em que uma molécula de água perde uma única molécula ou um par de moléculas, sendo intramolecular ou intermolecular.O que achou da matéria? Se gosta de química, corre pra conferir as condições para a Corrosão de Metais e como ocorre a Oxidação.
Fontes: Info Escola, Mundo Educação e Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Info Enem
Essa matéria Hidrólise, o que é? Definição, tipos de hidrólise e principais características foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários