Popcash

Polímeros – O que são, classificações e exemplos

Os polímeros são macromoléculas constituídas por unidades menores, os monômeros. Os monômeros ligam-se entre si através de ligações covalentes.

Além disso, os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar na macromolécula polimérica. Portanto, as unidades repetitivas, chamadas de mero, vêm da estrutura do monômero.

Dessa forma, vários meros, criam um polímero. Em termos mais científicos, o número de unidades estruturais repetidas, ou seja, número de meros que podem se verificar na estrutura de uma macromolécula, é chamado grau de polimerização.

Sendo assim, na matéria de hoje vamos conhecer todos os tipos de polímeros existentes. Então fique ligado!

Origem dos Polímeros

Os polímeros são utilizados pela humanidade desde a antiguidade. Em torno de 1000 a.C., os chineses obteram um verniz extraído de uma árvore chamada Rhus vernicflua. Este verniz foi amplamente utilizado em móveis na forma de revestimento impermeabilizante, aumentando a durabilidade dos mesmo até a década de 50. Contudo, os processos para obtenção sintética de materiais poliméricos foram viabilizados somente no início do século XX.

Sendo assim, a década de 1920 marcou oficialmente o início de uma nova era nas descobertas relacionadas aos materiais poliméricos, com pesquisas relacionadas aos mecanismos de polimerização de moléculas orgânicas na Alemanha.

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: ResearchGate

Portanto, a história da humanidade é relacionada com o uso de polímeros naturais, como couro, lã, algodão e madeira. Contudo, atualmente, muitos utensílios utilizados no cotidiano são produzidos a partir de polímeros sintéticos.

Dessa forma, existem diversas classificações para os polímeros, e a seguir vamos conhecer as principais delas.

Classificação quanto ao número de Monômeros

Homopolímero: são polímeros onde a unidade de repetição é sempre a mesma, ou seja, formados por apenas um monômero;
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Tudo Sobre Plásticos Copolímero: são polímeros onde as unidades de repetição são diferentes, ou seja, formados por mais de um monômero.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Tudo Sobre Plásticos

Classificação quanto à Natureza

Polímeros Naturais

São os materiais poliméricos encontrados na natureza, que não são sintetizados em indústrias. O corpo humano é composto de diversos polímeros naturais, como por exemplo, a borracha natural, proveniente do látex, obtido da seiva da árvore Seringueira.

Além disso, as proteínas e polissacarídeos são outros exemplos disso.

Em relação as proteínas, temos como exemplo a queratina presente nos cabelos, a caseína do leite e a fibroína presente no fio de seda da teia das aranhas.

Contudo, em relação aos polissacarídeos, temos como exemplo a celulose encontrada no algodão, o amido encontrado em vegetais e o glicogênio, encontrado em praticamente todas as células dos mamíferos.

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Latéx.
Fonte: Feira da Borracha Polímeros Artificiais ou Sintéticos

São os materiais poliméricos obtidos por reações de sintetização, em indústrias de polimerização, através de matérias primas diversas, provenientes em geral, de produtos derivados do petróleo. O tamanho das macromoléculas e sua composição podem ser controlados para obter uma infinidade de compostos poliméricos e atender às propriedades desejadas.

O primeiro deles foi o nitrato de celulose, também conhecido como celuloide. Esse polímero foi criado para substituir o marfim. Até então, presas de elefantes eram usadas para produzir, por exemplo, bolas de bilhar.

Sendo assim, a partir dos polímeros sintéticos é possível a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos e materiais de construção civil. Além disso, a fabricação de colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, teflon e silicone.

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Manual da Química

Classificação quanto ao método de obtenção

Polímeros de Adição

São os polímeros obtidos pela adição sucessiva de monômeros. Como exemplos temos os polissacarídeos, formados por monômeros de monossacarídeos e as proteínas, formadas por monômeros de aminoácidos.

Polímeros de Condensação

São os polímeros obtidos pela adição de dois monômeros diferentes com eliminação de uma molécula água, álcool ou ácido, durante a polimerização.

Exemplos: baquelite, náilon ou poliamida, kevlar, poliéster (PET, dácron ou terilene), silicones e policarbonato.

Polímeros de Rearranjo

São os polímeros resultantes da reação entre monômeros que sofrem rearranjo nas suas estruturas químicas, durante a reação de polimerização.

Sendo assim, um exemplo é o poliuretano.

Classificação quanto ao comportamento mecânico

Plásticos

Os plásticos são formados através da combinação de vários monômeros. Geralmente, usa-se o petróleo como matéria-prima para a produção de plásticos.

Os plásticos naturais ou sintéticos podem ser divididos em termoplásticos ou termorrígidos. Sendo assim:

Termoplásticos: são polímeros que podem ser reprocessados quando aquecidos novamente, podendo ser remoldados. Este processo pode ser repetido inúmeras vezes, contudo, a cada reprocessamento, há perda de algumas propriedades, que podem ser compensadas se realizarmos a mistura com material virgem. Desse modo, temos como exemplo o Polietileno, Poliamidas, Policarbonato e Poliestireno.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Mecânica Industrial Termofixos: são polímeros que não podem ser reprocessados, pois possuem reticulações em sua estrutura, e quando são reaquecidos, há o rompimento das ligações cruzadas. Assim degradando o material. Isso não significa que não seja possível reutilizar os termofixos. Eles podem ser adicionados em pequenas quantidades como cargas e reforços, inclusive em materiais termoplásticos. São obtidos sob efeito de temperatura e pressão, moldados e quando resfriam endurecem. Exemplos: Baquelite, Resina epóxi e Poliuretano.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Baquelite.
Fonte: Alunos Online Fibras

As fibras podem ser naturais ou sintéticas. A produção de fibras artificiais consiste na transformação química de matérias-primas naturais.

Na natureza, as fibras podem ser obtidas de pelos de animais, como as sedas do bicho-da-seda, ou de caules, sementes, folhas e frutos, como o algodão e o linho. As fibras sintéticas são representadas pelo poliéster, a poliamida, o acrílico e o polipropileno.

Polímeros Biodegradáveis

Os polímeros biodegradáveis são materiais que se degradam em dióxido de carbono, água e biomassa, como resultado da ação de organismos vivos ou enzimas. Sendo assim, em condições favoráveis de biodegradação, podem ser completamente degradados em semanas.

Os polímeros biodegradáveis podem ser naturais ou sintéticos. Eles podem ser derivados das seguintes fontes:

Fontes renováveis de origem vegetal como milho, celulose, batata, cana-de-açúcar; Sintetizados por bactérias; Derivados de fonte animal como a quitina, quitosana ou proteínas; Obtidos de fontes fósseis, como o petróleo.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: ResearchGate

Desse modo, agora que você sabe tudo sobre polímeros, conheça também as 7 formas de substituir o uso de plástico no dia a dia.

Fontes: Manual da Química, Plástico Virtual, InfoEscola, Toda Matéria

Fonte Imagem Destaque: Zurich Termoplásticos

Essa matéria Polímeros – O que são, classificações e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários