Popcash

Pronome – O que é, função, tipos de pronome e erros comuns

O pronome representa a classe de palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.

Portanto, existem vários tipos de pronome, sendo eles:

Pronomes Pessoais Pronomes Possessivos Pronomes Demonstrativos Pronomes de Tratamento Pronomes Interrogativos Pronomes Relativos Pronomes Indefinidos

Sendo assim, na matéria a seguir, tem tudo que você precisa saber sobre os pronomes e acertar de letra na hora de usar. Então vamos lá.

O que são pronomes?

Conforme visto anteriormente, os pronomes são palavras que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma.

Na dúvida, é só analisar a palavra cuidadosamente, pedaço por pedaço. Afinal, “pro” significa “em função de”. Logo, é possível concluir que “pronome” é sinônimo de algo que está “em função do nome”.

Portanto, para entender melhor, vamos para alguns exemplos:

Pronome substituindo um nome: A mulher era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! Pronome dando referência ao nome: A mulher que morava nos meus sonhos era mesmo bonita! Pronome qualificando um nome: Essa mulher morava nos meus sonhos!
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Português

Funções gramaticais dos pronomes

Grande parte dos pronomes não possuem significados fixos, ou seja, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto. Desse modo, nos permite recuperar a referência exata daquilo que está sendo colocado por meio dos pronomes no ato da comunicação.

Com exceção dos pronomes interrogativos e indefinidos, os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso ou a elas se relacionar, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Portanto, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.

Por exemplo:

“Marta é minha irmã. Ela dança muito bem.”

Sendo assim, de acordo com a frase, os pronomes que atuam como substantivos (“ela”), são conhecidos como pronomes substantivos. Contudo, os que acompanham essa classe (“minha”), qualificando-a ou especificando-a, chamam-se pronomes adjetivos.

No entanto, além dessa classificação principal, existem muitas outras determinações que caracterizam os tipos de pronomes existentes na língua portuguesa. Desse modo, vamos conhece-los.

Tipos de pronome

Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais são aqueles que indicam as três pessoas do discurso (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Sendo assim:

O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (singular) ou “nós” (plural); O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural); O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa, que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

Além disso, os pronomes pessoais são classificados em dois tipos:

Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de sujeito, por exemplo: Eu gosto muito de pamonha. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: substituem os substantivos e complementam os verbos, por exemplo: Está comigo seu lápis.

Obs.: Para todo pronome reto, há um correspondente no caso oblíquo. Observe:

Eu → mim, me, comigo; Tu → te, ti, contigo; Ele → se, o, a, lhe, si, consigo; Nós → nos, conosco; Vós → vos, convosco; Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Bem Explicado Pronomes Possessivos

Os pronomes possessivos são aqueles que você usa para falar de algo que indica posse em relação à alguém da conversa.

Desse modo, você sempre pode usar esses tipos de pronomes para falar de alguma coisa que você ou outro(s) têm. Pode ser um objeto, um sentimento, uma relação, um espaço etc.

A seguir, veja a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos:

Eu → meu, minha, meus, minhas. Tu → teu, tua, teus, tuas. Ele → seu, seus sua, suas. Nós → nosso, nossos, nossa, nossas. Vós → vossa, vosso, vossos, vossas. Eles → seu, sua, seus, suas. Pronomes Demonstrativos

Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar algo.

Importante notar que os pronomes demonstrativos são utilizados dependendo da posição da pessoa em relação à algum elemento seja no discurso, no tempo ou no espaço.

Sendo assim, quando o assunto está situado próximo ao locutor ou interlocutor, os pronomes demonstrativos usados podem ser os seguintes:

1ª pessoa → isto, este, esta, estes, estas. 2ª pessoa → isso, esse, essa, esses, essas.

Contudo, se o assunto estiver distante do locutor ou interlocutor, pode-se usar os seguintes pronomes:

3ª pessoa → aquilo, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Pronomes de Tratamento

Os pronomes de tratamento são termos respeitosos empregados normalmente em situações formais, sendo eles:

Você: pronome de tratamento utilizado em situações informais; Senhor e Senhora: tratamento formal e respeitoso usado para pessoas mais velhas; Vossa Excelência: usados para pessoas com alta autoridade, como por exemplo: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores; Vossa Magnificência: usados para os reitores das Universidades; Vossa Senhoria: empregado nas correspondências e textos escritos; Vossa Majestade: utilizado para Reis e Rainhas; Vossa Alteza: utilizado para príncipes, princesas, duques; Vossa Santidade: utilizado para o Papa; Vossa Eminência: usado para Cardeais; Vossa Reverendíssima: utilizado para sacerdotes e religiosos em geral.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: ProEnem Pronomes Interrogativos

Os pronomes interrogativos são palavras variáveis e invariáveis empregadas para formular perguntas diretas e indiretas. Sendo assim:

Variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas; Invariáveis: quem, que.

Exemplos:

Quanto custa a entrada? Quais colares você vai levar? Quem estava com Mariana na festa? Pronomes Relativos

Os pronomes relativos se referem a um substantivo já dito anteriormente na oração. Ou seja, usam termos específicos para que o texto fique menos repetitivo e mais direto.

Portanto, eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.

Sendo assim, podem ser palavras variáveis e invariáveis.

Variáveis: o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas; Invariáveis: quem, que, onde.

Exemplos:

O remédio que preciso custa caro. Esta é a menina de quem te falei. A casa onde ela mora é muito pequena.
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Blog Flávia Rita Pronomes Indefinidos

Empregados na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou imprecisa. Ou seja, são usados para falar de alguém (ou algo) sem dizer de forma clara quem é.

Sendo assim, podem ser palavras variáveis e invariáveis:

Variáveis: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, demais; Invariáveis: quem, alguém, ninguém, tudo, nada, outrem, algo, cada.

Exemplos:

Certas pessoas só dão valor depois da perda; Algumas meninas veem defeito em tudo, menos nelas mesmas; Tantos comentários ruins na Internet; É cada pessoa querendo aparecer…

Portanto, vale lembrar que os pronomes indefinidos também podem aparecer na forma de locuções (cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.).

Ambiguidades com Pronomes Possessivos

Algumas formas flexionadas de pronomes possessivos podem causar ambiguidade na frase e deixar o leitor confuso. Como exemplo:

Encontrei minha irmã perto da sua casa ontem (a casa do interlocutor ou da irmã?) Falei com a mãe da noiva que se acidentou (quem se acidentou? A noiva ou a mãe dela?)

Para evitar estas ambiguidades, é possível usar outras variações do mesmo tipo de pronome. Desse modo, ficaria assim: “encontrei minha irmã perto da casa dela ontem.”

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Revisão Para Quê?

Erros comuns

Conforme visto anteriormente, o pronome pessoal “eu” desempenham a função de sujeito, sendo diferente de “mim”, que exerce a função de objeto indireto.

Sendo assim, a palavra “eu” geralmente é usada seguida de uma ação, enquanto “mim” é sempre acompanhado de preposição.

Exemplos:

Eu devo sair às seis horas. Esse tênis é um presente para mim.

Por isso, jamais use “mim” para acompanhar verbos. Desse modo, apenas o “eu”, “tu”, “ele/ela”, “nós”, “vós” e “eles” conjugam verbos.

Conhecimento Científico
Conhecimento Científico Conhecimento Científico
Fonte: Canal Inteligente

Portanto, agora que você sabe tudo sobre os pronomes, aprenda também sobre os substantivos coletivos.

Fontes: Comunidade Rockcontent, Só Português, Toda Matéria

Fonte Imagem Destaque: Canal Descomplica

Essa matéria Pronome – O que é, função, tipos de pronome e erros comuns foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários