A Tabela Periódica é composta por diversos elementos químicos. Cada elemento apresenta, em sua composição, um número de prótons e o número da massa, representado pelo número de prótons mais os nêutrons. Neste caso, apenas o número de prótons, também chamado de número atômico (Z).
Dessa forma, cada elemento químico possui o número de prótons diferente. Dentro da composição de um mesmo elemento, o número atômico é igual, mas o número da massa pode variar. Neste caso, os elementos químicos são classificados como isótopos. Ou seja, átomos que possuem o mesmo número de prótons com massa diferente.
O número atômico, então, serve para classificar os elementos de forma mais fácil na Tabela Periódica. Ao analisar os elementos dispostos na tabela, é possível ver que o número de prótons (Z) se localiza na parte inferior, enquanto o número de massa está posto na parte superior, ou seja, zXA.
Número atômico e Número de Massa
Como vimos, o número atômico (Z) corresponde ao número de prótons de um elemento químico. Enquanto isso, o número de massa (A) representa a soma dos prótons mais os nêutrons. Ou seja, configuram a estrutura de um elemento químico. Lembrando que os elementos químicos possuem números atômicos diferentes.
Para que o cálculo no número de massa seja realizado, é necessário utilizar uma fórmula específica. Neste caso, a fórmula é representada da seguinte forma: A = p + n.
Com isso, é possível chegar a algumas conclusões. Se o número de massa (A) é igual a soma dos prótons mais ou nêutrons, então, o número de prótons do átomo é igual ao número de massa menos os nêutrons. Ou seja: Z = A – n ou P = A – n.
Caso os nêutrons estejam em evidência, o cálculo segue a mesma lógica. Assim, os nêutrons representam o número de massa menos o número dos prótons. Logo, temos: n = A – Z.
Fusão Nuclear, o que é? Definição, características e principais vantagens
×Características do número atômico
Os números atômicos servem para identificar as propriedades dos elementos químicos na Tabela Periódica. Além disso, estão dispostos em ordem crescente, determinando o comportamento e a local dentro da tabela. Os elementos químicos, neste caso, são classificados como um conjunto de átomos de mesmo número atômico.
Vale lembrar que os elementos que possuem mesmo valor atômico, mas a massa é diferente, são classificados como isótopos. Os conceitos de números atômicos foram definidos, de forma inicial, pelo físico Henry Gwyn Jeffreys Moseley. O físico observou que o número atômico representa as características de um elemento químico.
Quando reações, como a fissão e fusão nuclear ocorrem, os números dos átomos dos elementos se alteram, pois novos elementos químicos são formados. No caso da fissão nuclear, o número atômico pesado é dividido em partículas com cargas menores. Enquanto isso, a fusão nuclear une partículas de um átomo com carga pequena e o transforma em um átomo com núcleo maior.
Para compreender melhor a questão do número atômico, vamos analisar um elemento químico. Neste caso, o ouro, representado na tabela periódica como 79Au196.97.
A partir disso, podemos observar que o número atômico do ouro é 79. Com o número atômico definido, podemos estabelecer as seguintes conclusões: número de prótons: 79 e número de elétrons na eletrosfera: 79
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Ondulatória e como é formada a Corrente Alternada.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Brasil Escola e Khan Academy
Imagens: Chemistry World, Eureka Brasil e Redu
Essa matéria Número atômico, o que é? Definição, estrutura atômica e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários