A companhia de animais de estimação pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Apesar disso, muita gente prefere não ter um, ainda que tenha vontade. Principalmente para quem mora em apartamentos ou casas pequena, a realidade de colocar mais um membro na família pode parecer um problema.
No entanto, existem várias espécies que se adaptam muito bem nesses espaços. E mesmo que você não queira apostar nas opções mais populares, como cachorros e gatos, há animais de estimação de outros tipos que podem cumprir bem a função de companheiro.
Mas antes de escolher um bichinho, é importante ter cuidado. Isso porque os animais geram gastos como alimentação, higiene, saúde e até mesmo lazer. Além disso, caso você opte por animais de estimação exóticos, os cuidados podem ser ainda mais especiais. Várias espécies, por exemplo, precisam de autorizações para uma obtenção legal.
Tipos de animais de estimação
FurãoO furão é um animal de estimação que pode ser mantido em uma gaiola, mas precisa sair dela para brincar. Como tem muita energia para gastar, vai se aventurar pela casa com muita liberdade, por lugares bem inesperados. Isso porque ele adora entrar em buracos e lugares bem fechados, o que pode até mesmo colocá-lo em situações de perigo.
Ao mesmo tempo, o desejo de se enfiar em lugares pode provocar, por exemplo, furos e danos em sofás e outros móveis. Mas a quantidade de energia também significa que ele é um ótimo companheiro, carinhoso e amável.
ChinchilaDiferente dos furões, as chinchilas são animais de estimação com uma vida bem mais tranquila. Também vivem em gaiolas, mas são mais calmos e limpos. Além disso, também são bem quietos, não fazem barulho e são fáceis de cuidar. No entanto, toda essa calmaria também tem um lado negativo. As chinchilas são animais muito introvertidos, o que pode dificultar a socialização.
HamsterOs hamster também são roedores calmos, que vivem em gaiola e não fazem muita sujeira. Eles também são muito inteligentes e dóceis e vão retribuir o carinho que receberem dos donos. Para gastar a energia ao longo do dia, precisam de brinquedos dentro da gaiola. Hamster podem até ser retirados de suas gaiolas, mas com cuidado para que eles não se percam pelo ambiente, já que são muito pequenos.
Porquinho-da-ÍndiaOs porquinhos-da-Índia são outra opção para quem quer roedores pequenos, calmos e fáceis de cuidar. Assim como seus parentes próximos, são fofos, espertos e mantidos em gaiolas, onde conseguem se limpar com facilidade.
PeixeOs peixes podem não parecer atraentes para muita gente, já que não são animais de estimação muito interativos. Por outro lado, são boas companhias para quem quer relaxar ou contemplar o ritmo tranquilo da rotina aquática. A princípio, precisam de um bom investimento financeiro para criar e compor o aquário. Mas depois disso, só precisam de cuidados com alimentação e limpeza do espaço em que vivem.
CoelhoOs coelhos são roedores bem maiores do que os anteriores, mas também podem ser criados como animais de estimação. Por outro lado, precisam de gaiolas bem maiores e mais cuidados, como pedaços de madeiras para poder roer e gastar os dentes. Outro cuidado importante é mantê-los diante dos raios de sol, que podem ser danosos e limpar a gaiola diariamente. Apesar de conhecidos por comerem cenouras, eles preferem, na verdade, as folhas do vegetal.
PássarosExistem várias espécies de pássaros que podem ser criadas em apartamentos. Antes de adquirir um, é importante entender as especificidades de cada espécie, para saber se ela atende a necessidades de mais calmaria ou mais interatividade. Além disso, cada ave também precisa de um tipo específico de cuidado. As cacatuas, por exemplo, não gostam de sons altos e precisam sair das gaiolas para se exercitar. Por outro lado, papagaios precisam de atenção diária e podem inclusive aprender algumas palavras.
TartarugaAs tartarugas são répteis que vivem por muitos anos, então você pode ter que cuidar desse bichinho por décadas de sua vida. Por conta do metabolismo lento, um animal adulto não precisa comer todos os dias, mas precisa tomar sol com frequência. Além disso cuidados com o aquário devem ser frequentes. O espaço deve ser grande, para permitir a movimentação da tartaruga, e com a água em temperatura entre 26 e 28 ºC.
CachorroCertamente um dos pets mais populares e desejados é o cachorro. Assim como no caso dos pássaros, é preciso ficar atento a características específicas de cada raça. Para apartamentos, por exemplo, deve-se apostar em raças pequenas e personalidades mais calmas. Além disso, os animais que não tiverem espaço para brincar, devem passear com frequência para gastar energia. Os cachorros também precisam de companhia frequente, então podem não ser boas opções para quem precisar deixá-los sozinhos.
GatoAssim como os cães, os gatos são muito queridos e visados. Em comparação, são mais independentes e tranquilos. Isso porque não exigem tanta dedicação para prática de atividades físicas, por exemplo. Além disso, conseguem cuidar melhor da própria higiene e não precisam de muito para ficarem satisfeitos. Também é preciso ficar atento a características de raças, que podem precisar de cuidados específicos.
LagartosOs lagartos também podem ser encontrados em várias espécies diferentes. Dependendo do tamanho e dos hábitos, precisa de cuidados particulares e alimentação específica. Entretanto, todos eles precisam de bom espaço em seus terrários e manutenção da temperatura por volta de 25 a 30 ºC. Como são animais de sangue frio, precisam desse calor para garantir sua saúde. Além disso, precisam de iluminação especial para produção de vitamina D.
Fontes: Petz, Canal do Pet, Incrível
Imagens: Be Ready Lexington, BioDiversity4All, BioDiversity4All, BioDiversity4All, BioDiversity4All, BioDiversity4All, BioDiversity4All, BioDiversity4All, BioDiversity4All, Animal Friends, Open Sea Aquarium
Essa matéria Animais de estimação – 11 bichos indicados para pequenos espaços foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários