Ler, com certeza, é uma das práticas mais prazerosas que existem. Isso porque, por meio da leitura, é possível viajar para lugares distantes, imaginar cenários fantasiosos e mergulhar em diversos tipos de conhecimento. Porém, a leitura é um hábito adquirido, e as práticas de como ensinar a ler devem vir logo cedo, ainda na fase infantil.
Ou seja, a alfabetização infantil é crucial para tornar a leitura um hábito prazeroso. Alfabetizar não é tarefa fácil, mas existem diversas técnicas e maneiras de deixar os pequenos interessados em aprender a ler e escrever. Assim, para que o aprendizado seja feito de forma eficiente, é necessário que alguns pontos sejam destacados.
A leitura, neste caso, pode ser ensinada por meio de comportamentos e diversas atividades. Nesse sentido, o comportamento diz respeito ao ambiente onde a criança está e às formas com que os pais auxiliam no processo de aprendizado.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});Ao auxiliar uma criança a ler, por exemplo, técnicas simples podem tornar o desenvolvimento da leitura prazeroso. Assim, não é forçar o aprendizado, mas sim aprender formas de tornar o caminho mais agradável para os pequenos.
Mas, afinal, quais são as técnicas para ensinar a ler? Vamos te contar!
Como ensinar a ler?
O primeiro passo para ensinar uma criança a ler é a alfabetização. Com isso, é necessário mostrar para a criança os benefícios que ela terá com a leitura.
Um dos primeiros caminhos, nesse sentido, é relacionar a escrita com objetos visuais. Mas por quê? A resposta é simples!
google_ad_client = "ca-pub-1360360021251685"; google_ad_slot = "7008382253"; google_ad_width = 200; google_ad_height = 90;Imagine que você esteja aprendendo uma nova língua. Ali, nos primeiros dias de aprendizado, você não consegue entender o que está escrito numa frase sem a ajuda de imagens que se associem à escrita. Isso acontece porque as letras que formam a frase não passam de símbolos. Com as crianças, a situação é a mesma.
Então, o primeiro passo da alfabetização infantil é ensinar a diferença existente entre letras, desenhos e símbolos. O importante dessa técnica é mostrar para a criança que letras e símbolos possuem distinção e que podemos registrar o que falamos por meio da escrita.
Outro passo importante é ensinar a ordem como a leitura funciona, ou seja, da esquerda para a direita. Assim, vale ler junto da criança com o dedo sobre as palavras, ensinando com é a estrutura da leitura. A partir do entendimento das letras e da ordem de leitura, o próximo passo é ensinar as letras iniciais do alfabeto.
Para isso, é recomendado o uso de atividades lúdicas, como músicas, livros com histórias curtas e brincadeiras na internet, por exemplo. Esse tipo de prática ajuda a criança a entender como o alfabeto é montado. Assim, para iniciar o processo de alfabetização, as vogais e fonemas devem ser ensinados, mostrando que as letras podem formar palavras.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});Escrita Cuneiforme – O que é, quando surgiu e principais características
×Contando histórias
A partir do entendimento das vogais e fonemas, o próximo passo é ensinar a criança a escrever o próprio nome. Isso porque, o nome representa um sentimento profundo, ou seja, a identidade. A questão do nome também pode ser aplicada com o nome dos pais e de amigos próximos à criança.
Contar histórias, com certeza, é uma técnica infalível. Depois de todo o processo de conhecimento do alfabeto, entendimento das vogais e da formação das palavras, a criança vai se apaixonar ainda mais pela leitura.
Provavelmente, nesta fase, os pequenos já estarão lendo por conta própria. A partir disso, o processo de aprendizado passa, então, para a fase do ritmo e da frequência de leitura.
O ritmo de leitura, neste caso, é o entendimento da criança sobre pontuação, pausas na leitura e entonação, por exemplo. Com a leitura frequente de histórias, a compreensão textual, com certeza, aumentará.
O que pode ser feito a partir disso é incentivar a produção de textos. Além do mais, a criança poderá aumentar o vocabulário já aprendido, além de compreender a estrutura das histórias com início, meio e fim.
Atividades para ensinar a ler
Cada fase da alfabetização infantil exige atividades diferentes. Isso porque, o nível de aprendizado vai aumentado conforme a idade. Então, nos primeiros momentos quando as vogais estão sendo ensinadas, por exemplo, é possível utilizar atividades como:
“A palavra ____ começa com que letra?” “Qual a palavra que começa com a letra _____?” Jogos na internet; Livros pontilhados; Músicas do alfabeto; Caça-palavras; Palavras cruzadas.A partir da introdução das sílabas, as brincadeiras podem passar para um nível mais avançado, como a formação das palavras. Neste caso, brincadeiras como n+a forma na; n+e, forma ne e assim por diante. Por fim, o incentivo à leitura pode ser, também, mostrado quando a criança estiver na rua. Por exemplo, mostrar outdoors, placas, desenhos com escrita, etc.
E aí, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Intertextualidade e quais são os tipos de Variação Linguística.
Fontes: Home Schooling Brasil, Leiturinha e Gravidez Online
Imagens: Outras Palavras, Quindim e Colégio Gênesis
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});Essa matéria Como ensinar a ler? Por onde começar, alfabetização e atividades foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários