O Homem-Aranha é um dos heróis mais populares de todo o mundo. Criado para os quadrinhos, ele foi adaptado para várias mídias e é de fácil identificação para praticamente qualquer leitor.
Isso porque, além de ter responsabilidades de herói, ele também precisa lidar com suas preocupações rotineiras, como arrumar emprego, ligar com namoradas e pagar as contas.
O personagem surgiu em 1962, na revista Amazing Fantasy, da Marvel, e foi criado por um esforço coletivo entre Stan Lee, Jack Kirby e Steve Dikto. Entretanto, Kirby participou somente do desenvolvimento inicial do Aranha, mas nunca foi desenhista regular. Sendo assim, as histórias ficavam a cargo de Lee e Ditko.
Origem
A princípio, o Homem-Aranha foi inspirado em histórias do personagem The Spider, protagonista de histórias pulps. Em suas primeiras histórias, ele já chamava atenção por ser um adolescente comum, e não se encaixar no arquétipo dos heróis musculosos.
Antes de ser Homem-Aranha, o herói era apenas Peter Parker. Ainda bebê, ficou órfão depois que seus pais (agentes da CIA) foram executados. Dessa maneira, Peter acabou indo morar com seus tios Ben e May Parker.
Desde jovem, ele se interessava por assuntos científicos e tecnológico, sendo muito inteligente. Por outro lado, também era extremamente tímido e alvo de bullies na escola.
As coisas mudaram quando, durante uma demonstração sobre manuseio de lixo nuclear, acabou picado por uma aranha irradiada pelo aparelho. Assim, Peter acaba ganhando superpoderes ligados ao animal.
Ra’s Al Ghul, quem é? História e imortalidade do inimigo do Batman
×Grandes poderes
Logo após descobrir as novas habilidades, Peter decide participar de lutas para ganhar dinheiro extra. Com os poderes, não teve dificuldades para aguentar o combate contra um lutador profissional e foi convidado a lutar na TV. Foi nesse momento que decidiu criar seu uniforme e a identidade de Homem-Aranha.
Depois de participar do programa, Peter topou com um ladrão, mas decidiu não intervir no roubo que testemunhou. Dias depois, seu tio Ben acaba assassinado por um criminoso e, ao investigar, Peter descobre que o assassina era o homem que ele deixou escapar.
Sendo assim, ele passou a viver com culpa e remorso e percebe que seus poderes também carregam responsabilidade. Portanto, o Homem-Aranha lutador se aposenta e surge o Homem-Aranha herói.
Grandes responsabilidades
Além de lidar com as novas responsabilidades de herói, Peter também tinha que assumir responsabilidades em casa. Com a morte do tio, ele e tia May passaram a enfrentar problemas financeiros. Ele, então, foi obrigado a procurar emprego.
Depois de ter várias oportunidades negadas, acabou encontrando uma oportunidade no Clarim Diário. O jornal estava procurando fotos do vilão Abutre e Peter não só tirou essas fotos, como o derrotou com o manto de Homem-Aranha.
Com suas habilidades tecnológicas e científicas ele desenvolve ainda mais sua atuação como herói. Foi assim, por exemplo, que ele criou seu lançador de teias. O dispositivo é um bracelete capaz de disparar teias artificiais, que também foram desenvolvidas por ele.
Interesses amorosos
Assim como um adolescente comum, Peter também tem lá os seus problemas nos relacionamentos amorosos. Entre os principais nomes de ex-namoradas está Gwen Stacy. A garota era sua amiga no primeiro ano na universidade e acabou se tornando sua namorada. O relacionamento parecia extremamente promisso,r até que a jovem acabou sendo assassinada pelo Duende Verde.
Mary Jane Watson é outra namorada popular e importante para a história do Homem-Aranha. A garota era sobrinha de uma vizinha da tia May e acabou sendo apresentada a ele depois de muita insistência da tia.
Peter também chegou a se relacionar com vilãs dos quadrinhos, como a ladra Gata-Negra.
Principais vilões
Para um herói baseado em um animal, vários vilões também inspirados em outros animais. Entre eles estão Rino, Dr. Octopus, Lagarto, Escorpião, Abutre e Camaleão. Além disso, a lista inclui Kraven, que não é inspirado em um animal, mas é especialista em caça.
Entretanto, nenhum desses inimigos é tão marcante nas histórias do Aranha como o Duende Verde. Por trás da máscara, o vilão era ninguém menos que Norman Osborn, pai do melhor amigo de Peter, Harry Osborn. Eventualmente, o próprio Harry se tornou o novo Duende Verde.
Outro vilão muito popular nos quadrinhos é Venom. O personagem é uma forma de vida simbionte alienígena que chegou até mesmo a tomar conta do próprio Aranha.
Poderes do Homem-Aranha
Escalar paredes: o principal poder do Aranha é conseguir escalar paredes sem nenhum esforço.
Sentido Aranha: o novo sentido permite que o herói sinta situações de perigo e consiga reagir a tempo.
Força: apesar de não ter o corpo modificado em aparência, Peter ganha super-força e é capaz de carregar objetos pesados e lutar com vilões poderosos.
Resistência: além de forte, seu corto ficou muito mais resistente do que o normal, o que significa que ele suporta golpes fortes demais e até mesmo quedas de grandes alturas.
Velocidade e agilidade: Peter não tem a supervelocidade de mutantes como Mercúrio, mas corre muito mais rápido que um humano normal, além de ter reflexos aprimorados.
Fontes: Omelete, Aficionados
Imagens: Comic Basis, Pipoca com Bacon, Comic Book, Comic Book, liveaboutdotcom, Geeks, SyfyWire
Essa matéria Homem-Aranha – Origem, história e características do super-herói foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários