Já teve a curiosidade do que acontece se você ficar sem comer por muito tempo? Obviamente que passar fome é um dos itens da lista quando se faz jejum, entretanto esse ato pode trazer outras consequências para o organismo.
O jejum, quando feito por muito tempo, começa a fazer com que o nosso corpo funcione um pouco diferente da forma comum.
Como por exemplo, os estoques de glicogênio passam a ser queimados com o intuito de gerar energia para o corpo. Além disso, é possível que quem fique muito tempo sem comer também sinta tremores, irritação e confusão mental.
E também uma sensação de cansaço causada pela hipoglicemia. Ela acontece quando o nível de açúcar no sangue é muito baixo.
Enfim, segundo especialistas, 50 dias é o tempo máximo que uma pessoa consegue passar sem comer. Contudo, esse tempo depende de outros fatores como peso, idade, clima e mais.
Quanto tempo é possível ficar sem comer
Até 6 horas de jejum
Se for pensar, esse tempo a gente fica sem se alimentar quando dorme, não é?! Enfim, 6 horas sem comer não é um tempo muito longo, sendo que várias pessoas já passaram por esse experiência alguma vez. Portanto, nesse caso, o corpo trabalha de forma normal e continua transformando glicose em glicogênio.
De 6 a 24 horas
Ao ficar sem comer até 24 horas, o corpo começar a fazer cetose. Ou seja, ele passa a queimar gordura para conseguir funcionar normalmente. Além disso o humor passa a ficar mais irritadiço e, depois desse período, é provável que desmaios passem a acontecer.
Até 72 horas
Nesse momento, após ficar sem comer por 72 horas, o cérebro reduz todo o seu trabalho em até 75% e também passa a sentir falta de glicose. O metabolismo fica mais lento e reservas do fígado precisam ser acionadas. Por fim, irritabilidade e sonolência tornam-se moderadas e começam a aparecer algumas alterações nos hormônios.
Ficar sem comer por 4 dias
O corpo começa a fazer um grande esforço para que o cérebro se mantenha ativo. Dores de cabeça e vertigens passam a ser mais comuns. Aliás, nesse ponto a glicose e quase toda a gordura do fígado já foi consumida.
Ou seja, além da quebra de células de gordura para gerar energia, o corpo também começa a consumir a proteína dos tecidos. Isso porque ele quebra as proteínas, formando aminoácidos e convertendo tudo isso em glucose.
De 1 a 2 semanas
O organismo faz de tudo para encontrar energia, queimando qualquer resto que estiver sobrando nos músculos e nos tecidos. Além disso, na tentativa de poupar o máximo de energia possível, o corpo passa a diminuir sua própria temperatura e até mesmo para a cicatrização de machucados.
Algumas pessoas podem vir a óbito nesse ponto, por causa da baixa imunidade que deixa o corpo exposto às doenças e também por desnutrição aguda, uma chance de infarto ou por insuficiência cardíaca. Isso tudo por falta de vitaminas e sais minerais e também porque o coração perde a força para bombear o sangue.
De 3 semanas a 50 dias de jejum
Pessoas que não têm acesso à água e também não possuem gordura acumulada no corpo não conseguem ficar vivos durante todo esse tempo sem comer.
Qual a relação entre ficar sem comer e o mau humor
Na explicação científica, ao ficar muito tempo sem comer a glicose do organismo abaixa enquanto a adrenalina e os níveis de cortisol aumentam. Aliás, esses dois últimos são hormônios relacionados ao estresse. Ou seja, é quimicamente explicável que, quanto mais tempo sem comer, maior é a chance de ficar irritado e estressado.
Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Dormir bem – Fases do sono e como garantir uma boa noite de sono
Imagens: Mgtnutri, Ndmais, Lookaholic, Dermasante, Saboresajinomoto, Adrianalauffer, Vix e Psicologosberrini
Fontes: Familia, Conquistesuavida e Vix
Essa matéria Ficar sem comer – O que acontece se você não se alimentar foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários