Às vezes no silêncio da noite, você já se questionou como foram criados os nomes dos dinossauros? Surpreendentemente, existe uma justificativa para o nome de cada um desses répteis antigos.
Aliás, só de 1824 a 1990 haviam sido descobertos 336 espécies desses animais. Dessa data em diante, a cada ano que se passava, certa de 50 espécies diferentes eram encontradas. Enfim, são muitos, não é?!
Portanto, agora imagine nomear cada um desses animais jurássicos sem repetir seus nomes. Então durante esse processo pessoas e lugares foram homenageados.
Além disso, as características físicas dos dinossauros também eram usadas para conseguir nomeá-los. Por fim, depois que os nomes dos dinossauros são escolhidos, eles ainda passam por uma revisão.
Posteriormente um painel de cientistas julgam e revisam os nomes. Em seguida, eles ainda passam pela Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica para ter uma aprovação final. Em resumo, complicado, né?!
Como surgiu o termo dinossauro
Primeiramente, a palavra dinossauro surgiu em 1841, criado por Richard Owen. Na época, fósseis desses animais estavam sendo descobertos e, eventualmente, eles não possuíam um nome de identificação. Portanto Richard uniu deinos, uma palavra grega que significa terrível, e saurus, também grega, que significa lagarto e criou o dinossauro.
Entretanto, após o nome ser adotado, foi descoberto que os dinossauros não eram lagartos. Ainda assim, o termo acabou descrevendo bem o que eles estavam encontrando. Enfim, atualmente, se você encontra um fóssel de dinossauro, você é responsável por nomeá-lo.
Aliás, outra pessoa que podem nomear novos dinossauros são os paleontólogos. Ou seja, eles ficam responsáveis por verificar se os novos fósseis que foram encontrados são de uma espécie já existente ou não. Se não forem, então eles nomeiam o animal.
Como são escolhidos os nomes dos dinossauros
Enfim, como dito anteriormente, alguns dinossauros podem ser nomeados em homenagem à alguém. Por exemplo, o Diplodocus Carnegii ganhou esse nome para homenagear Andrew Carnegie. Isso porque foi Andrew quem ajudou a financiar a expedição em que essa nova espécie foi encontrada.
Por outro lado, o dinossauro também pode receber seu nome em homenagem a locais, principalmente de onde eles foram encontrados. Por exemplo, o Antarctosaurus braisiliensis foi encontrado no Brasil. Aliás, seu primeiro nome significa oposto ao norte. Ou seja, está no sul.
Além disso, outra forma usada para nomear esses antigos répteis são suas características. Portanto, alguns dinoussaros trazem descrições deles mesmos em seus nomes. É o caso do Gigantosauros, que significa lagarto gigantesco. Conforme o costume, cientistas usam palavras de origem grega ou latina para nomeá-los.
Nomes dos dinossauros e seus significados
Tiranossauro Rex
Inegavelmente esses répteis antigos são os mais famosos. Tiranossauro Rex, em resumo, significa lagarto tirano rei. Então o nome faz jus a sua fama, já que ele era um dos dinossauros mais temidos.
Primeiramente, seu nome é uma mistura de latim com grego. Portanto, tyrannus vem do grego e significa líder, senhor. Além disso, foi dessa palavra que surgiu o tirano. Enfim, saurus também vem do grego e significa lagarto. Por fim, rex é uma palavra do latim, que se traduz como rei.
Pterodáctilo
Antes de continuar falando sobre os nomes dos dinossauros, uma pequena curiosidade: inesperadamente o pterodáctilo não é realmente um dinossauro. Entretanto, todo mundo o considera nesse grupo de animais.
Enfim, esses répteis antigos e voadores também receberam esse nome por causa de suas características físicas. Em primeiro lugar, ptero significa asas e dáctilo significa dedos. Logo, asas de dedos, dedos de asas ou dedos em forma de asas seria a tradução literal desse nome.
Tricerátops
Em seguida mais um entre os nomes dos dinossauros que trazem características físicas do animal. O Tricerátops possui 3 chifres no rosto. Portanto, sem nenhuma coincidência, seu nome em grego significa exatamente isso, rosto com três chifres.
Aliás, esses chifres foram as maiores armas desse réptil na hora de atacar seus inimigos.
Velociraptor
O nome desses répteis antigos veio do latim, na junção de velox, que significa rápido e raptor, que significa ladrão. Portanto por causa do nome do dinossauro, não é surpresa afirmar que esses pequenos animais conseguiam alcançar até 40 km/h quando corriam.
Estegossauro
Às vezes o nome não é muito conhecido, contudo você provavelmente já viu alguma imagem do estegossauro por aí (ou talvez viu no Jurrassic World). Enfim, o nome desse dinossauro vem do grego. Enquanto estegos significa telhado, saurus, com já dito, significa lagarto.
Portanto, esses dinossauros são os lagartos telhado. Enfim, esse nome surgiu devido às placas de ossos que estão em toda sua coluna.
Diplodoco
Por fim, o Diplodoco é aquele dinossauro com um grande pescoço, semelhante à girafa. Entretanto, seu nome não tem nada a ver com essa característica. Na verdade, Diplodoco vem do grego. Diplo significa dois, enquanto dokos significa viga.
Aliás, esse nome é devido às duas fileiras de ossos que ficam na parte posterior da cauda.
Outros nomes dos dinossauros
Chassternbergia
Eventualmente, alguns nomes dados para esses répteis antigos são homenagens. Aliás, no caso do Chassternbergia, ele foi uma homenagem para Charles Sternberg. Em suma, foi ele quem descobriu os fósseis desse dinossauro.
Leaellynasaura
Por outro lado, esse dinossauro foi batizado assim por causa da filha de Tom Rich e Patricia Vickers dois paleontólogos. Aliás, sua filha chama-se Leaellyn.
Utaheaptor
Surpreendentemente ou não, Utahraptor foi nomeado assim por causa de Utah, a cidade nos Estados Unidos.
Denversaurus
Assim como Utaheaptor, Denversaurus é um dinossauro que também foi homenageou uma cidade. Contudo, nesse caso, seu nome veio de Denver.
Albertosaurus
Similarmente, o Albertosaurus foi encontrado no Canadá, na cidade Alberta. Ou seja, seu nome veio em homenagem a cidade.
Arctosaurus
Assim como os outros nomes citados acima, o Arctosaurus recebeu esse nome por ter sido encontrado próximo ao círculo ártico.
Argentinossauro
Inegavelmente o nome desse dinossauro já deixa a entender qual país ele está homenageando, não é?! Enfim, esse réptil foi encontrado na Argentina durante os anos 80, em uma zona rural.
Guaibasaurus candelariensis
Por fim, temos o Guaibasaurus que está entre os dinossauros encontrados no Brasil. Aliás, este foi encontrado próximo a Candelária, no Rio Grande do Sul. Contudo, além dessa cidade, o nome também homenageia o projeto científico Pró-Guaíba.
Mais nomes dos dinossauros
Inegavelmente são muitos nomes de dinossauros para listar todos. Contudo, mais de 300 nomes foram reunidos aqui em ordem alfabética. Portanto, conheça um pouquinho mais sobre esses répteis antigos.
Nomes dos dinossauros de A ao C
Nomes dos dinossauros de D ao I
Nomes dos dinossauros de J ao P
Nomes dos dinossauros de Q ao Z
Enfim, gostou da matéria? Então você também pode ler: Gansos – Origem, características, reprodução, habitat e raças
Imagens: Youtube, Exame, Leonardoconcon, Revistagalileu, Infoescola, Pinterest, Pinterest, Mundopre-historico, Timfazciencia, Mentalfloss, Fandom, Indiedb, Devianart, Dinossauros2o12-2-mundo, Flickr, Devianart, Pinterest, Moddb e, por fim, Youtube.
Fonte: Hipercultura
Essa matéria Nomes dos dinossauros – Como são escolhidos e quais são foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários