Você provavelmente já está cansado de escutar o quanto a Coca-Cola faz mal, mas e a Coca Zero? Será que o refrigerante zero açúcar da marca realmente é bom?
A princípio é possível saber que a Coca Zero veio com uma proposta de ter menos calorias e zero adição de açúcar (daí o nome). Mas só isso é o suficiente?
Enfim, vamos começar explicando o que é realmente o refrigerante zero açúcar. Como o próprio nome já diz, ele não tem açúcar, mas também não tem valor nutricional.
Ou seja, consumir uma Coca Zero não vai oferecer nenhum benefício para a sua saúde. Além disso, para substituir o sabor do doce na bebida, vários adoçantes artificiais são colocados no lugar e podem fazer mal.
Coca zero emagrece?
Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Alguns estudos afirmam que sim, a Coca Zero auxilia na perda de peso. Contudo, outros estudos afirmam que o consumo do refrigerante zero açúcar pode acabar fazendo mal. Aliás, riscos também existem quando o assunto é diabetes.
Entretanto tudo isso é especulação. Por outro lado, o que é comprovado é que os adoçantes artificiais que são utilizados para substituir o açúcar, além de outros ingredientes da bebida, podem fazer mal para quem a consuma. Como por exemplo, pode ter uma erosão dos dentes.
Em resumo, a Coca Zero pode até ter menos calorias que a Coca-Cola normal, mas é só isso que ela tem de vantagem. Porque não tem nutrientes e é ultraprocessado. Ou seja, nada saudável na visão dos nutricionistas. Então, se for se hidratar, beba água, chás e sucos.
O que pode causar no corpo
A erosão dos dentes pode acontecer porque a bebida é muito ácida. Portanto mesmo sem ter açúcar ela acaba desgastando os esmaltes dos dentes, causando, além da erosão, uma sensibilidade indesejada. Outro problema apontado pela Coca zero são as doenças renais.
Mesmo sendo líquido, o refrigerante não substitui a água do seu corpo. Além disso, o alto teor de fósforo e sódio da bebida pode aumentar as chances de aparecer um problema nos rins. Além disso, um estudo relacionou o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo de morte precoce com o consumo de adoçantes.
Por fim, os adoçantes artificiais também podem afetar a flora intestinal. Fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem. Isso ocorre porque os adoçantes acabam atacando as bactérias boas que existem no nosso intestino.
Então qual Coca é a melhor?
Bom, a melhor opção seria não beber. Mas se a vontade de beber uma Coca-Cola for incontrolável, a Coca Zero é a melhor opção porque é um pouco menos prejudicial. E isso comparando-a com a Coca normal e a Coca Light. Contudo, os nutricionistas afirmam que a bebida tem seu lado negativo.
Comparado às outras, a Coca Zero é um pouco pior no quesito aditivos químicos. Isso devido aos adoçantes artificiais contidos nela. Aliás, em questão de calorias de falta de açúcar, ela não se difere na Light. A diferença entre as duas é o sabor e o adoçante que cada uma recebe.
O ponto de vista da marca
A Coca-Cola afirma que os adoçantes utilizados em suas bebidas são seguros, testados durante vários anos e aprovados por agências reguladoras espalhadas por todo o mundo. Além disso a empresa também afirma que não é correto afirmar que a quantidade de sódio é alta.
Segundo eles, bebidas consideradas de baixo teor de sódio possuem até 80 mg de sódio em 200 ml. Enquanto isso, a Coca Zero tem 49 mg de sódio em uma porção de 350 ml. Essa consideração é feita pela Anvisa em uma resolução publicada em 2012.
Então, curtiu a matéria? Em seguida leia: História da marca – Sucesso, estratégias e curiosidades
Imagens: Burgersgrill, Folha, Confiança, Espalhafactos e Folha
Fontes: Huffpostbrasil, Vix e Almanaquesos
Essa matéria Coca Zero é saudável? Ou o refrigerante zero açúcar faz mal? foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários