A palavra ângulo geralmente é usada como referência para nomear a abertura de dois objetos que, por sua vez, podem ser duas semirretas saindo do mesmo ponto ou dois segmentos de reta com uma extremidade em comum.
Na matemática, seu estudo é fundamental para a compreensão de outros conceitos que estão presentes na geometria e na trigonometria, por exemplo. Entretanto, sua utilização também pode ser encontrada na natureza, construções, bem como em diferentes situações do cotidiano.
Todavia, seu estudo foi determinante para o avanço da navegação e da astronomia. Surgiram instrumentos como o astrolábio e o sextante, que conseguiram orientar os navegadores. Graças ao seu estudo, atualmente o homem conseguiu avançar em diversos campos da ciência e do conhecimento, simultaneamente.
Definição de ângulo
A princípio, pode-se definir como ângulo, a região ou conjunto de pontos encontrados entre duas semirretas com a mesma origem em seu vértice. Sempre são medidos em graus (º) ou em radianos (rad), de acordo com o Sistema Internacional.
Na figura acima, o vértice é representado pelo ponto O. Dele, saem duas semirretas (A e B). Nesse sentido, a abertura interna é o ângulo formado e representado por AÔB.
Como medir?
Antes de mais nada, o instrumento usado para medir é chamado de transferidor e geralmente é apresentado em circunferência, com (360º) ou em semicírculo (180º).
Todavia, para fazer a medição corretamente, é necessário posicionar o vértice no centro do transferidor e, a partir do momento em que uma das semirretas estiver posicionada em 0º, a outra apontará para o ângulo formado por elas no sentido respeitado.
Nesse sentido, a abertura das duas semirretas no exemplo acima corresponde a 120º.
Tipos
São classificados de acordo com a sua medida: nulo, quando não possui abertura e, por isso mede 0º; reto, quando mede 90º; agudo, com medida menor que 90º; obtuso, com medida maior que 90º e, por fim, o raso (180º).
Existem, ainda, os chamados ângulos notáveis, de suma importância para os cálculos matemáticos. São os de 30º, 45º e 60º e estão presentes nos cálculos trigonométricos.
Já os ângulos consecutivos recebem essa classificação quando possuem um lado igual, ou seja, o lado de um é o mesmo lado de outro. Por sua vez, os chamados ângulos adjacentes são aqueles que não possuem pontos internos em comum.
Ângulos complementares
São assim chamados quando a sua soma é igual a 90º.
Ângulos suplementares
São assim chamados quando a sua soma é igual a 180º.
Ângulos congruentes
São classificados assim por terem a mesma medida.
Ângulos replementares
Recebem esta denominação quando a soma for igual a 360º.
Ângulos opostos pelo vértice
São assim chamados quando as semirretas saem do mesmo vértice, porém possuem lados opostos.
Bissetriz
A bissetriz pode ser identificada como a semirreta que sai do vértice e, por sua vez, divide-o em dois ângulos iguais ou congruentes.
O que achou dessa matéria sobre ângulos? Se gostou, não deixe de conferir também: Quadrado, o que é? Definição, características, área, perímetro e diagonal
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação, Info Escola
Imagens: Guia do Ensino, Info Escola, Mundo Educação, Robo Matter, Brainly, Brasil Escola, Matemática Básica, Educa Mais Brasil
Essa matéria O que é ângulo? Definição, tipos, classificações e bissetriz foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários