O conceito do Nirvana está presente em religiões indianas como um estado máximo de plenitude. Dessa maneira, quem alcança o estado alcança também o conhecimento e a felicidade permanentes. Além disso, o budismo acrescenta que o estado é capaz de pôr fim a todo sofrimento humano.
Isso porque nesse estágio, o sujeito chega a um patamar de autoconhecimento e consciência nos planos físico e espiritual. Ou seja, alcançar o Nirvana é estar num estado de paz e desapego, próximo da sabedoria e distante do material.
Em sânscrito, o termo significa extinção, na ideia de representar a extinção do sofrimento.
Budismo
O Budismo é uma religião e filosofia oriental que tem praticantes no mundo inteiro. A princípio, a corrente não conta com um Deus de adoração, já que Buda se posicionava como um guia, e não como uma divindade.
De acordo com os fundamentos da filosofia de Buda, o caminho para alcançar a libertação encontra-se na exploração da própria consciência. Sendo assim, o budismo prega que seus seguidores se guiem por práticas espirituais.
Entre as principais práticas, por exemplo, estão a meditação, o yoga e as artes marciais.
Nirvana
Segundo Buda, o Nirvana é o acordar da realidade e se ver num estado de calma, paz, pureza e libertação caracterizado pela elevação espiritual. Além disso, para alcançar o estado máximo da elevação, é preciso passar por todo o ciclo da Samsara, com sofrimento e renascimento.
Num sentido mais amplo, o conceito também é utilizado para nomear o estado de plenitude, ainda que não tenha ligação com os fatores espirituais. Uma pessoa que consegue eliminar traços negativos da personalidade, bem como de sentimentos negativos como ódio, inveja ou orgulho, por exemplo, pode ser vista como elevada.
Já no hinduísmo, o conceito do Nirvana está ligado ao do moksha. Este, por sua vez, designa a libertação do ciclo eterno de morte e reencarnação, ou seja, não é visto como um estado de calmaria da mente.
Em algumas situações, o conceito ainda pode ser aplicado de forma depreciativa. A partir da associação com a falta de influência de sentimentos negativos, uma pessoa em estado de inércia ou apatia pode ser classificada como em estado de Nirvana.
Como alcançar o Nirvana
Para o budismo, a forma de alcançar o estado de paz interior é buscar o autoconhecimento por meio da meditação. Além disso, seguidores da doutrina buscam aplicar rituais e ensinamentos na vivência do dia-a-dia.
Entre essas práticas frequentes, por exemplo, estão a busca por praticar valores de ética, gentileza, paciência e generosidade. Ao mesmo tempo, é preciso criar um distanciamento de sentimentos e ações no espectro oposto dessa paz. Dentre eles, estão posturas que envolvem raiva, inveja, egoísmo, medo e diversos outros.
A banda
Apesar de ser um conceito do budismo, o nome Nirvana ganhou muita popularidade no mundo a partir da banda de rock homônima.
O Nirvana surgiu em Aberdeen (Washington, EUA), na década de 80. Liderada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain, a banda foi um dos principais expoentes do rock dos anos 90 e popularizou o gênero grunge no período.
A banda chegou ao fim após o suicídio de Kurt Cobain, em 1994.
Fontes: Eu Sem Fronteiras, Significados, A Mente Mente, Significados BR
Imagens: GoAbroad, One Mind Dharma, Owlcation, Mandalas Life
Essa matéria O que é Nirvana? História do conceito budista que virou nome de banda foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários