As reações de esterificação são reações responsáveis por formar éster e água. Sendo assim, ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, onde os álcoois primários do ácido carboxílico, localizados no grupo hidroxila, unem-se ao hidrogênio do álcool para produzir água.
Normalmente, as reações de esterificação são reversíveis. Isso significa que as reações estão em equilíbrio dinâmico. Quando ocorre uma reação inversa, onde há reação entre um éster e água, damos o nome de hidrólise de éster.
Por outro lado, se a reação é produzida em meio ácido, o resultado será sempre um ácido e um álcool. Já em meio básico, o produto da reação é um sal de ácido carboxílico e álcool. Além do ácido orgânico, a reação de esterificação também pode ser feita entre um ácido inorgânico e um álcool.
Neste caso, a formação da água ocorre de maneira diferente. Ou seja, neste tipo de reação, a hidroxila é proveniente do álcool, enquanto que o hidrogênio é proveniente do ácido.
Reações de esterificação
Uma reação de esterificação ocorre quando éster e água são formados entre um ácido carboxílico e um álcool. Neste caso, ocorre uma reação química reversa, representada da seguinte forma:
ÁCIDO CARBOXÍLICO + ÁLCOOL → ÉSTER + ÁGUA
Para que a reação ocorra, é necessária a utilização de um catalisador. Isso porque são reações lentas que necessitam do aumento de temperatura e, com o catalisador, a velocidade da reação é acelerada.
Quando o catalisador é utilizado em reações químicas, damos o nome de Esterificação de Fischer. Por outro lado, quando ocorre a reação inversa de esterificação, damos o nome de Hidrólise de Ester.
Tipos de reações de esterificação
As reações de esterificação podem ser básicas e diretas. No caso, uma reação básica é aquela que ocorre em meio alcalino, sendo também chamada de reação de saponificação. Este tipo de reação é responsável por formar sal orgânico e álcool.
Já as reações de esterificação diretas são aquelas que ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool. Estas reações são as mais utilizadas em indústrias alimentícias, pois produzem éteres que formam aromatizantes artificiais.
Além disso, as reações diretas também produzem éteres formados por moléculas triplas, ou seja, triésteres ou triglicerídeos – principal constituinte de produtos como óleos e gorduras vegetais e animais. Portanto, as moléculas de ácidos graxos agem com as moléculas de glicerina e formam um poliálcool.
Aplicações
As reações de esterificação são responsáveis por formar éster e água. No caso, o éster é um composto químico utilizado em diversos tipos de materiais, principalmente na indústria como aromatizantes.
Dessa forma, para que o éster seja utilizado nas indústrias, o composto é produzido por meio da esterificação de Fischer. As indústrias alimentícias são as que mais utilizam técnicas de produção, já que o composto químico é utilizado como aromatizante.
Um exemplo do uso do éster é por meio dos flavorizantes, utilizados principalmente em balas, refrigerantes, doces e sucos para dar aroma e sabor.
Além disso, o éster também é utilizado como aromatizante das seguintes formas:
Etanoato de etila: aroma de maçã; Etanoato de octila: aroma de laranja; Butanoato de etila: aroma de abacaxi.O que achou da matéria sobre reações de esterificação? Se gostou, confira também o que são Funções Oxigenadas e quais as características dos Alcanos.
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação e Toda Matéria
Imagens: Revista Zunai, Descomplica e Quero Bolsa
Essa matéria Reações de Esterificação – O que são, aplicações e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários