A Boston Dynamics segue na missão de nos fazer achar a coisa mais normal do mundo ver robôs realizando atividades aparentemente fofas. O último vídeo da empresa mostra os robôs da empresa dançando Do You Love Me, de Berry Gordy Jr e cantada pelo grupo The Contours — a escolha da música já é assustadora, como as máquinas quisessem amor.
Vemos o trio Atlas (o mais avançado deles, que já deu um salto mortal em outro vídeo), o SpotMini (que está nos preparando para não adotar mais cachorros) e o novato, Handle, que parece um tanto com um dinossauro.
Sim, já estamos completamente mergulhados no vale da estranheza ao ver um amontoado de latas fazer coreografias e se mover como um humano querendo arrasar numa pista de dança.
Para os nerds de robótica, o vídeo mostra ainda os novos truques de Atlas, agora capaz de se apoiar numa "perna" só, enquanto rebola com ginga. O vídeo viralizou e tem mais de 20 milhões de visualizações no YouTube.
Mas o site Gizmodo observou um detalhe um tanto assustador: a presença de tacos de hóquei, usados por treinadores para praticar bullying com os robôs enquanto eles aprendem lições de equilíbrio. Não é difícil imaginar que essas memórias terríveis, com humanos fazendo maldades com as máquinas, esteja entranhada na programação deles.
Até o simpático cachorro-robô já foi chutado:
Hoje eles dominam as pistas de dança e amanhã podem querer dominar as cidades.
Robôs militares
A própria trajetória da empresa é longa e cheia de momentos de tensão e de memes. A empresa foi criada dentro do Massachusetts Institute of Technology e se separou dele em 1992.
Boa parte dos contratos da empresa são militares: inicialmente a criação de um sistema de treinamento para guerra área da Marinha dos EUA e logo depois o desenvolvimento de robôs quadrúpedes de carga para a DARPA, a agência de projetos militares avançados dos EUA.
Em 2013, a empresa foi comprada pela Google, por um preço nunca divulgado e vendida quatro anos depois para o SoftBank, uma gigante japonesa de investimento em tecnologia. Em dezembro, a Hyundai comprou 80% da empresa, em uma operação avaliada em R$ 4.570 bilhões (US$ 880 milhões).
Os robôs que hoje dançam amanhã estarão em campos de batalha ao redor do mundo e já foram referenciados em séries como Black Mirror e Sillicon Valley, e jogos como Heroes of Storm.
Se futuramente vermos robôs armados nas ruas e não resistirmos por causa desses vídeos fofos, parte da culpa é da Boston Dynamics e suas criações que viraram memes.
Veja as imagens da dança robótica que conquistou o mundo
0 Comentários