Os cachorros são um dos animais domésticos mais queridos do ser humano. Em virtude de serem animais bastantes companheiros e brincalhões, são um dos favoritos para se ter ao seu lado. Entretanto, é preciso compreender que os cães utilizam da linguagem corporal para se expressarem. Por exemplo, o rabo de cachorro, uma das principais formas que os cães transmitem o que sentem.
Em síntese, o rabo de cachorro balança, se dobra entre as pernas, aponta, e tudo isso representa muito que o animal está sentindo. Por isso, o rabo de cachorro é um dos principais mecanismos de comunicação que eles possuem.
Logo, cada movimento do rabo de cachorro pode indicar algo. Por exemplo, medo, insegurança, alegria, fome, atenção e outros. Para entender o que cada movimento do rabo significa, é preciso analisar a velocidade e a direção em que está.
Rabo de cachorro
O rabo de cachorro consiste em uma continuação da coluna vertebral dos cães. Tendo 5 a 20 vértebras que são maiores na base e ficam menores em direção à ponta. Consequentemente, contribuindo para o equilíbrio e movimento deles.
Por outro lado, também está relacionado aos feromônios, que se encontram presentes nas glândulas próximas ao ânus. Isto é, elas provocam reações específicas entre indivíduos de mesma espécie. Logo, esses feromônios possuem caráter sexual, de agregação ou alarme, e por isso influenciam na forma que os cães comportam entre si. Além disso, o rabo também influencia na comunicação com outros cães e com os seres humanos.
Por que os cães balançam o rabo?
Assim como os seres humanos costumam mexer a mão enquanto falam, ou inclinam a cabeça e toda a expressão facial muda, os cães também possuem uma forma de se expressar. Com isso, o rabo de cachorro indica muito sobre o que eles sentem, pois é uma forma de expressão corporal dos cães. Portanto, os cães balançam o rabo em direções e velocidades diferentes, ambas indicando sentimentos diferentes.
Entretanto, muitas pessoas acham que o seu cão abanar o rabo é apenas um sinal de alegria, o que muitas vezes pode não ser. Em suma, o balançar pode indicar sinais de timidez, alegria, curiosidade, agitação, confiança, agressão, alerta, entre outros.
Seu cão não abana o rabo quando está sozinho
Provavelmente os cães não abanam o rabo quando estão sozinhos. Isso porque é uma forma deles de comunicação entre outros cães e com os seres humanos. Portanto, se eles estão sozinhos no ambiente, não tendem a abanar o rabo, pois não há com quem eles se comuniquem.
Formas do rabo de cachorro
Existem diversos tipos de rabo de cachorro. Logo, existem rabos curtos, longos, cortados, com mais ou menos pelos. Consequentemente, cada forma corresponde a um tipo diferente das raças de cachorros, onde cada um possui suas peculiaridades e características.
Significado do movimento do rabo de cachorro
Conforme a velocidade e a direção do balançar do rabo, é possível descobrir o que seu cão está tentando transmitir.
Quanto à direção do rabo:
Direita: Representa sentimentos positivos, de alegria e curiosidade. Esquerda: Retrata sentimentos negativos, de agressividade e medo.Quanto à posição do rabo:
Baixo: Geralmente indica medo e desconfiança. Erguido: Geralmente indica sentimentos de alegria e euforia. Parado na altura do corpo: Geralmente representa sinal de agressividade.Quanto à velocidade dos movimentos:
Rápido: Pode indicar euforia, alegria, medo ou ansiedade. Devagar: Indicam tranquilidade e conforto.Outros significados do rabo de cachorro
Em suma, o rabo de cachorro é uma parte importante do corpo do cão. Pois, é através do rabo que ele se comunica com as pessoas ao seu redor e privá-lo do rabo pode prejudicar tanto sua comunicação, quanto a seu equilíbrio.
Então, o que achou dessa matéria? Se você gostou, também, vai gostar dessa: Curiosidades sobre cachorros – 22 fatos sobre os animais domésticos.
Fontes: Petz, Granvita Pet, Portal do Dog
Imagens: Tudo sobre, Fareja Pet, Bicho Saudável, Metrópoles, Youtube, Pet Shop Quitanda, Exame
Essa matéria Rabo de cachorro – Para que serve e qual sua importância para o cão foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários