Velejadores de vários países se reuniram na superfície congelada do lago Baikal, o mais profundo do mundo, para participarem de uma das competições mais extremas dos esportes náuticos.
Iniciada na última terça-feira (23), a DN Ice Sailing Week reúne velocidade, o frio extremo da Sibéria e o que os velejadores descrevem como uma "indescritível sensação de liberdade".
Os competidores utilizam os chamados iceboat para se deslocar na superfície do lago. Por causa da baixa resistência ao vento, essas embarcações chegam a 100 km/h.
Com as restrições causadas pela pandemia, vários deles não tiveram tempo para treinar, afirmando que o improviso e a experiência são importantes.
"Existem proibições [de viajar] em todo o mundo. Muitas pessoas, especialmente os escandinavos, não tiveram a chance de vir aqui, devido às restrições de quarentena. Eles foram proibidos de deixar seu países", disse Sergei Solzhenko, árbitro da competição.
Tradição em corridas
Competições de velocidade acima do gelo do Baikal são comuns. O lago já sediou corridas de motocicleta, patinação e ciclismo.
As regatas de iceboat são umas das mais tradicionais e ocorrem na região siberiana há décadas.
Diferente de outras competições do tipo, a DN Ice Sailing Week é aberta a amadores, basta ter iceboats aprovados pela direção da prova.
LEIA ABAIXO: Influencers acham lago perfeito para fotos, mas era depósito tóxico
0 Comentários