Um crustáceo de enormes proporções foi fisgado pelo australiano acima, que compartilhou o resultado da pescaria via TikTok. O vídeo de Brodie Moss, como se identifica na rede, chamou a atenção não apenas pelo exemplo dado ao devolver o animal ao mar, mas também por uma polêmica: afinal, ele pescou um lagostim ou uma lagosta?
"Você já viu um lagostim gigante como esse cara antes?", questionou o australiano na legenda da postagem. "Como uma grande aranha do oceano, eles vivem escondidos em cavernas subaquáticas ou saliências", acrescentou.
"Vou colocá-lo de volta", diz Moss durante a gravação, "lagostins podem viver fora da água por um tempo, então pensei em mostrar a vocês, olhe o tamanho dele!"
Como mencionado acima, a atitude do pescador foi apreciada nos comentários: "Muito bem, homem gentil, por devolver esse carinha ao seu habitat natural", exaltou um internauta. "Obrigado por mostrá-lo e devolvê-lo. Ele é lindo e o lagostim também", escreveu uma seguidora.
Mas, com o tempo surgiu a dúvida: "Isso não é uma lagosta?", perguntou um usuário. De acordo com um segundo internauta, é quase isso.
Vale o clique: Jovem alheio brinca com criatura conhecida como 'terror flutuante'
"Não é um lagostim, é uma lagosta-espinhosa. Lagostins vivem em água doce, lagostas vivem em água salgada", explicou, "isso e o tamanho são as únicas diferenças entre eles."
Para desembolar a questão, o tabloide Daily Mail informou que o Western Australian Museum entende lagostins, lagostas e lagostas-espinhosas como crustáceos próximos e ao mesmo tempo distintos.
Leia mais! Rã 'do tamanho de bebê' tem quase 1 kg de peso e impressiona aldeões
As lagostas, por exemplo, possuem duas enormes garras dianteiras. Enquanto as lagostas-espinhosas, não. Já os lagostins até possuem garras dianteira maiores, porém, conforme explicado pelo tiktoker, são animais de água doce, ao contrário da dupla anterior, que vive no mar.
Mesmo com toda essa explicação, não podemos dizer que o pescador de bom coração errou na hora de nomear o crustáceo pescado. Segundo o Daily Mail, o termo "crayfish" (lagostim, em inglês) também é usado popularmente para designar lagostas-espinhosas na Austrália.
Já outro pescador fisgou uma raríssima "lagosta fantasma". Entenda abaixo!
0 Comentários