A arte surgiu como uma das primeiras formas de expressão da humanidade, ainda no tempo dos homens das cavernas. Com a evolução dessas manifestações, alguns estudiosos tentaram classificar cada um em alguns tipos de arte determinados.
Já no início da história, elementos como pintura, escultura, música e dança já mostravam as diferentes formas de expressão. Com o passar do tempo, então, elas se tornaram ainda mais diversas.
Atualmente, considera-se que existem 11 diferentes tipos de arte.
História dos tipos de arte
A primeira divisão dos diferentes tipos de expressão artística surgiram em meados do século XVIII. Em 1747, o francês Charles Batteux classificou a arte de acordo com os princípios de imitação da natureza, no livro As Belas Artes Reduzidas a Um Mesmo Princípio.
Na ocasião, ele definiu os tipos como: pintura, escultura, arquitetura, música, poesia, eloquência, dança.
Mais tarde, já no início do século o italiano Ricciotto Canudo redefiniu a categorização, mas não alterou a quantidade. Com a popularização do cinema, ele acabou abraçado pelos críticos de arte, e, portanto, incluído na nova lista.
De acordo com Canudo, os novos tipos de arte eram: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema.
11 tipos de arte
Primeira arte: Música
A partir da combinação de ritmo, harmonia e melodia, a música é capaz de marcar pessoas das formas mais variadas. Presente desde os primórdios da humanidade, ela ainda é considerada como o primeiro tipo de arte.
Segunda arte: Dança
Naturalmente, em conjunto com o desenvolvimento da música, está a execução das danças e coreografias. Assim como a produção de música, as danças já estavam presentes nos ritos cerimonias e religiosas das primeiras civilizações do mundo.
Terceira arte: Pintura
A pintura também é um dos tipos de arte que está presente desde os primórdios da humanidade, como nos desenhos encontrados em cavernas, por exemplo. Além de cenas de caça, também é possível encontrar desenhos de famílias e sexo, bem como de outros tipos de arte, como a dança.
Quarta arte: Escultura
Esse é outro tipo de arte presente desde os tempos primitivos, com esculturas que representavam divindades cultuadas na pré-história. Um dos primeiros exemplares conhecidos pela arqueologia é da Vênus de Willendorf, com mais 25 mil anos.
Quinta arte: Teatro
Diferente dos outros tipos de arte, o teatro como conhecemos hoje em dia surgiu alguns séculos depois. Em meados do século VI a.C., por exemplo, a prática já era uma das principais expressões culturais da Grécia Antiga. Entretanto, outras formas de apresentação semelhantes já eram praticadas por outras sociedades ao redor do mundo.
No teatro, é comum encontrar a combinação de todos os outros tipos de arte mencionados anteriormente, gerando arte inclusive na ausência de todas elas, por meio do vazio e do silêncio.
Sexta arte: Literatura
A manifestação literária a partir das palavras e das histórias é extremamente antiga, mas a literatura só pôde se desenvolver a partir da criação da escrita. Dessa maneira, é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade, presente desde as primeiras civilizações do Mundo Antigo.
Sétima arte: Cinema
Talvez o cinema seja a arte mais comumente associada a seu posto na lista de classificação de tipos de arte. Conhecida como sétima arte, a linguagem surgiu no fim século XIX, com cenas apresentadas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, no Grand Café, em Paris. Atualmente, é uma das expressões de arte mais rentáveis e populares do mundo, movimentando bilhões de dólares anualmente.
Oitava arte: Fotografia
Apesar de ser anterior ao cinema, à fotografia como arte foi reconhecida um pouco depois. Isso porque anteriormente era associada a uma prática tecnológica capaz de reter imagens, e não necessariamente uma expressão artística. Com o tempo, a utilização foi além de retratos convencionais e ganhou mais valor como arte.
Nona arte: História em Quadrinhos
As histórias em quadrinhos (HQs) também surgiram no fim do século XIX. Na forma como conhecemos, a primeira publicação aconteceu entre 1894 e 1895, nos Estados Unidos, com tirinhas sobre Yellow Kid (Menino amarelo), assinadas por Richard Outcault. Atualmente, personagens nascidos nas HQs ajudam a movimentar vários outros tipos de arte, incluindo alguns dos maiores sucessos do cinema mundial.
Décima arte: Games
Apesar de encarados como brinquedos por parte da população, os games são considerados um dos mais importantes tipos de arte do mundo. A princípio, surgiram como resultado de inovações tecnológicas na década de 70, mas evoluíram para uma forma inovadora de contar histórias originais e interativas, muitas vezes impossíveis de se experimentar em outros tipos de mídia.
Décima primeira arte: Arte Digital
A princípio, a arte só era praticada de maneira analógica. Entretanto, a presença da tecnologia nas atividades corriqueiras fez com que a produção artística também passasse pelos meios digitais, seja nas formas de pintura, modelagem ou criação de ambientes digitais singulares. No Japão, por exemplo, o Mori Building Digital Art Museum funciona como museu dedicado exclusivamente à arte digital.
Fontes: Toda Matéria, Cultura Genial
Imagens: Citypenha, arte ref, NWCT Arts Council, CMS, Winstom-Salem, India Education, NSC Total, tecmundo, Mellon, Arautos de Lettera, Hisour, My Modern Met, Premium Beat
Essa matéria Tipos de arte – Diferentes categorias, da primeira à décima primeira arte foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários