Sabe aquelas experiências químicas que você costumava fazer nos projetos de escola, ou até mesmo nas feiras de Ciências? Pois então, serão exatamente essas experiências químicas que nós, do Segredos do Mundo, iremos lhe ajudar a fazer agora, sem sair de casa e sem correr riscos.
Na verdade, essas experiências são tão fáceis que não chega nem aos pés de experimentos químicos “de verdade”. Porém, elas te deixarão surpreendido e fascinado.
Além do mais, essas experiências químicas poderão ser uma excelente maneira de você se aprofundar, estudar, conhecer Química, e claro, se divertir. Até porque o conhecimento não se adquire somente em sala de aula.
Certamente, você pode aprender também com experiências, viagens, conversas além de outras maneiras divertidas de estudar. Assim sendo, o nosso objetivo de hoje é te devolver a infância por um dia. E claro, te deixar mais rico de conhecimento e de aprendizagem.
Sobretudo, nós aconselhamos que você faça esses experimentos acompanhado de uma outra pessoa. Até porque, se algo der errado, poderá então ter alguém do seu lado para te ajudar a reajustar a situação.
Enfim, chega de papo fiado e venha conferir essas experiências químicas de “cair o queixo”.
Experiências químicas para testar em casa 1- Balão Ingredientes: Garrafa pet Bexiga Vinagre Bicarbonato de sódio Como fazer:Primeiramente, coloque o vinagre dentro da garrafa pet, de preferência limpa. Em seguida, coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio, dentro da bexiga. Inclusive, lembre de prender o bico da bexiga no gargalo da garrafa, para que o bicarbonato caia ali dentro.
Após isso, ocorrerá a mágica. Ou seja, a bexiga se encherá sozinha. Porém, na verdade, a bexiga encherá por conta da reação química entre o vinagre e o bicarbonato.
Explicação:Após ver essa experiência química, com certeza vem a pergunta: “Mas, como assim?”
Sobretudo, isso ocorre por conta da reação entre o ácido e a base. Ou seja, o ácido do vinagre, o qual é também conhecido como ácido acético, que consequentemente, reage com o bicarbonato de sódio, formando o ácido carbônico.
Basicamente, por conta dessa reação dos ingredientes, o ácido o qual citamos se transformará em dióxido de carbono. Ou seja, o famoso CO2. Aliás, justamente o CO2 que é liberado na reação e que enche a bexiga.
2- Lâmpada de lava Ingredientes: Pote transparente Óleo Água Corante alimentício Comprimido efervescente antiácido Como fazer:A priori, misture a água com o corante. Logo após, coloque a água com corante e o óleo em um mesmo recipiente. Inclusive, cada medida de água, você deve acrescentar duas de óleo. Assim sendo, quando a mistura ficar sem bolhas, você pode colocar o comprimido efervescente antiácido.
Enfim, após colocar o comprimido você verá algo bem parecido com lâmpadas de lava. Com certeza essa é uma das experiências químicas que valem a pena.
Explicação:Sobretudo, o principal fator desse experimento é justamente o fato de que a água e o óleo não se misturam. Ou seja, são misturas heterogêneas, até porque elas apresentam mais de uma fase. Inclusive, pelo fato de o óleo ser menos denso, ele consequentemente ficará em cima da água.
Assim sendo, quando o efervescente é acrescentado, ocorre a liberação de CO2 (gás carbônico). Sobretudo, como ele é mais leve que a água e o óleo ele terá essa sensação de “flutuar”. Aliás, como ele fica misturado com a água, algumas partículas irão subir com as bolhas do gás, consequentemente, dará o efeito da lâmpada de lava.
3- Areia movediça Ingredientes: Recipiente de vidro 1 caixa de amido de milho (maisena) 2 copos de água Como fazer:A princípio, misture 3 copos de amido de milho e 1 de água por aproximadamente 5 minutos, em um mesmo recipiente. Logo após, é importante que fique com uma mistura homogênea grossa.
Explicação:Basicamente, é importante destacar que essa mistura poderá reagir tanto no líquido, como também no sólido. Sobretudo, isso ocorrerá, justamente pelo fato de a mistura de amido de milho junto com a água formarem uma mistura conhecida como “não newtoniana”.
Inclusive, esse é o termo responsável por explicar a capacidade que o líquido, ou sólido, tem, dependendo da pressão que é exercida sobre ele. Ou seja, quando sofre uma pressão grande, ele pode ficar duro como se fosse sólido. Agora se for feito sem pressão alguma, ele poderá ficar líquido.
4- Pilha de limão Ingredientes: 1 limão 1 moeda de 5 centavos 1 colchete de escritório ou 1 prego 2 fios elétricos com garra de jacaré Uma lâmpada pequena de LED Como fazer:Primeiramente, faça dois cortes no limão. Inclusive, um deles servirá para o prego e o outro, para a moeda. Após feitos os cortes, insira os materiais no limão. Vale destacar que será necessário conectar os fios com garras de jacaré em cada um dos metais. Ou seja, no prego e na moeda.
Sobretudo, é importante que você saiba que é utilizado um fio para cada metal. Inclusive, uma extremidade de cada, deverá ficar livre. Assim sendo, conecte a lâmpada de LED, nas pontas que ficaram livres.
Explicação:Basicamente, essa experiência química pode se assemelhar com a pilha, que estudamos em eletroquímica. Até porque, as pilhas podem ser definidas como uma reação espontânea. Ou seja, a energia química se transformará em energia elétrica.
Portanto, como o limão é um elemento eletrolítico, que possui cargas positivas e negativas, ele fará a função de um eletrolítico. Ou seja, essa função, com os metais e o papel de eletrodos, geraram energia. Até porque, o prego nessa experiência oxidará, ou seja, perderá elétrons. Enquanto a moeda agirá como o polo positivo, que recebe os elétrons.
5- Mudança instantânea de cor Ingredientes: 40ml de água 20ml de vinagre branco 20ml de água oxigenada de 20 vol. 1 comprimido de permanganato de potássio Como fazer:A priori, dissolva o comprimido de permanganato de potássio na água até que fique uma mistura homogênea. Logo em seguida, adicione o vinagre e misture. E por fim, coloque a água oxigenada. Assim sendo, você perceberá a mudança de cor que ocorrerá com os elementos.
Explicação:Sobretudo, a mudança de cor ocorre justamente por conta da mistura dos elementos químicos. Basicamente, essa alteração se dá por conta do resultado da reação. Até porque, nessa reação ocorre a transferência de elétrons. Consequentemente, ela forma em cátions, os quais alteram as cores originais de cada elemento.
Enfim, o que achou das nossas experiências químicas? Conseguiu fazer alguma delas?
Caso tenha gostado do nosso conteúdo, nós indicamos que você venha conhecer mais matérias do nosso site: Qual é a droga mais viciante do mundo?
Fonte: COC by pearson
Imagem de destaque: Grand Forks Herald
Essa matéria Experiências químicas incríveis para fazer em casa e aprender Ciências foi criada pelo site Segredos do Mundo.
0 Comentários