Popcash

Pi, o que é? – Conceito, história e cálculo

Já ouviu falar em “Pi” ou em “Pi (π)”, dentro da matemática?

Se sim ou se não, é preciso entender, antes de mais nada, que os números matemáticos possuem diferentes classificações. Entre elas, a de racionais e irracionais.

Os primeiros, por exemplo, podem ser expressos sob a forma de fração. Enquanto isso, os irracionais têm quantidade ilimitada de algarismos.

Quer um exemplo de número irracional? O número Pi (π), estudado desde a Antiguidade e que resulta em trilhões de casas decimais. Mas, afinal, qual o conceito do número Pi?

Número infinito
Número Pi - conceito, história e cálculo
Número Pi - conceito, história e cálculo Conhecimento Científico
Fonte: Guia do Estudante

Como já mencionamos, este é algarismo irracional, cujo valor é 3,14159265358979323846 e assim por diante. Ou seja, se trata de um número infinito! Por isso, é considerando como o número mais importante e intrigante da matemática.

Primeiramente, o Pi é calculado e obtido pela divisão entre perímetro e diâmetro de um círculo (π = perímetro / diâmetro). Assim, para chegar à medida do perímetro de um círculo, basta medirmos toda a sua volta com a fita métrica.

Já o diâmetro, é obtido pela medida de uma ponta a outra. Porém, é importante destacar a impossibilidade de medir exatamente a circunferência ou a área de um círculo, afinal não temos o real valor de Pi. Até mesmo porque, por ser um número irracional, Pi tem uma sequência aparentemente aleatória como dígitos.

A história do número Pi

O Pi (π) é estudado desde Antiguidade, atiçando a curiosidade devido seu resultado em trilhões de casas decimais. Os babilônios e egípcios estão entre os primeiros povos que encontraram valores próximos ao seu cálculo.

Ou seja, ambos já tinham conhecimento de que a razão entre perímetro e diâmetro era superior a 3. O envolvimento dos egípcios, porém, foi um pouco mais além!

Número Pi - conceito, história e cálculo
Número Pi - conceito, história e cálculo Conhecimento Científico
Foto: El País

Egiptólogos apontam que a Grande Pirâmide de Gizé é, supostamente, bem próxima ao raio de um círculo tem com a sua circunferência. Entretanto, o Pi só passou a fazer parte dos símbolos matemáticos no século XVIII, quando foi proposto pelo matemático galês William Jones.

Os visores das calculadoras limitam as casas decimais por questões de espaço. Como o Pi é infinito, é representado com reticências, mas pode ser expresso de forma a facilitar os cálculos matemáticos, como 3,1416 ou 3,14. Foi somente com os computadores que tantas casas puderam ser descobertas.

Para que serve este número?

Normalmente, o número é usado em cálculos geométricos, como a área lateral de um cilindro.  Sua fórmula é Al = 2 π * r * h, onde:

Al: área lateral

π: Pi

r: raio

h: altura

Curiosidades sobre o número Pi
Número Pi - conceito, história e cálculo
Número Pi - conceito, história e cálculo Conhecimento Científico
Fonte: CCM

Você sabia que,

O Pi é representado pela 16ª letra grega minúscula π, a primeira da palavra περίμετρος, cujo significado é “perímetro”. O símbolo é usado na matemática há, pelo menos, 250 anos! O número também é considerado como a Constante de Arquimedes, já que o matemático foi o primeiro a chegar aos cálculos e resultados da razão entre perímetro/diâmetro. A saga Star Trek tem um episódio chamado “Wolf in the Fold” no qual Spock lança o maligno computador sob a ordem de que ele compute o valor de pi até o último dígito. Darren Aronofsky, em seu filme (Pi: Faith in Chaos), relata o enlouquecimento gradativo do personagem principal ao tentar encontrar respostas sobre pi e, basicamente, o universo. A produção, inclusive, levou o Prêmio Diretor no Festival de Cinema Sundance de 1988. Você acredita que um ser humano já conseguiu memorizar 42.195 casas deste número? O recorde foi estabelecido em 1995 pelo japonês Hiroyuki Goto. Ficou surpreso? Então, sente-se porque Akira Haraguchi, conterrâneo de Goto, 100.000 dígitos. Os prodígios podem ser explicado por teorias que apontam o japonês como idioma adequado para memorização das sequências de números. Alguns teóricos afirmam que os 144 primeiros dígitos somam 666, a famigerada marca da Besta. Em 2002, mais um cientista japonês encontrou 1,24 trilhões de dígitos do número usando um computador Hitachi SR 8000. Atualmente, mais de oito quatrilhões de casas decimais após a vírgula já foram calculados.

Gostou do artigo? Pois, você pode aprender muito mais sobre Matemática com Logaritmo – o que é, função, tipos, regras, como calcularTrigonometria, o que foi, origem e conceitos básicos e, por fim, Losangos – O que são, classificação, características, área e perímetro.

Fontes: Toda Matéria e Só Matemática

Fonte imagem destacada: El País

Essa matéria Pi, o que é? – Conceito, história e cálculo foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários