Popcash

Intestino Delgado – Anatomia, funcionamento e curiosidades

O intestino delgado faz parte do sistema digestório, ele fica situado entre o estômago e o intestino grosso. Decerto, ele é um longo tubo que apresenta cerca de 6 metros do comprimento, sendo dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

Inegavelmente, é no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.

A mucosa desse órgão e a submucosa formam pregas. Certamente, essa mucosa garante uma maior superfície de contato, o que possibilita uma maior absorção. Essas pregas são mais desenvolvidas no jejuno, mas podem ser observadas em todo o órgão.

Anatomia do intestino delgado

Intestino Delgado e as suas funções
Intestino Delgado e as suas funções Conhecimento Científico
Fonte: DocPlayer Duodeno
Intestino Delgado e as suas funções
Intestino Delgado e as suas funções Conhecimento Científico
Fonte: Kenhub

Decerto, essa é a parte mais extensa do intestino delgado. Nessa primeira porção do intestino delgado é realizada principalmente a digestão química, com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal, atuando sobre o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago) que vem do estômago.

Ao término do processo digestório, o conjunto de substâncias resultantes forma um líquido viscoso de cor branca chamado quilo.

Jejuno e íleo

Ao longo dessas duas regiões a digestão continua e grande parte dos nutrientes é absorvida pelo sangue.

Sistema Digestivo – Definição, características e órgãos principais

×

O intestino delgado

Intestino Delgado e as suas funções
Intestino Delgado e as suas funções Conhecimento Científico
Fonte: Vecteezy

Inicia-se no piloro, constrição musculosa que separa o estômago do intestino delgado, e segue até a válvula ileocecal, que separa os dois intestinos. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, já o jejuno e o íleo não são fáceis de diferenciar.

O interior do intestino delgado é revestido de vilosidades intestinais que absorvem as substâncias digeridas. Cerca de 80% da digestão ocorre no duodeno, região rica em enzimas, produzidas por 3 órgãos (o próprio duodeno, o fígado e o pâncreas). O duodeno produz o suco intestinal, que se mistura ao suco pancreático (produzido no pâncreas) e ao suco biliar, produzido no fígado e expulso pela vesícula biliar, para auxiliarem a digestão.

A digestão no intestino delgado

Intestino Delgado e as suas funções
Intestino Delgado e as suas funções Conhecimento Científico
Fonte: Toda matéria

Decerto, grande parte da digestão ocorre no intestino delgado, principalmente no duodeno. Certamente, é nessa região que ocorre a liberação de substâncias que atuam na digestão. Para exemplificar, podemos citar as provenientes do pâncreas (suco pancreático), que contêm tripsina, quimiotripsina, amilase pancreática, lipase pancreática, entre outras substâncias.

No intestino delgado também há a produção do suco entérico, o qual apresenta enzimas e muco que protegem a parede intestinal. Entre as enzimas presentes no suco entérico, podemos citar a enteroquinase e erepsina.

Certamente, também não podemos esquecer a ação da bile. Decerto, a bile é liberada no intestino delgado. Porém ela é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. A função da bile é emulsificar as gorduras, facilitando a ação das lipases e a absorção na mucosa intestinal. Entretanto, a bile não possui enzimas.

Do intestino delgado ao intestino grosso

Intestino Delgado e as suas funções
Intestino Delgado e as suas funções Conhecimento Científico
Fonte: Tua saúde

O quilo, produzido na digestão, é composto pelos nutrientes transformados em moléculas muito pequenas. Além disso, as vitaminas e sais minerais, são absorvidas por estruturas presentes no intestino denominadas microvilosidadesAs microvilosidades são células absortivas possuem membrana plasmática, que se projeta formando microvilosidades. Inegavelmente, são essenciais para a eficiência do processo de digestão por aumentar a superfície de revestimento do intestino.

Uma vez absorvidas, as moléculas e nutrientes entram na circulação sanguínea e são conduzidas por todas as células do organismo. O que não é absorvido (parte da água e a massa alimentar, formada principalmente pelas fibras) passa para o intestino grosso.

Secreções do intestino delgado

Bile
Intestino Delgado e as suas funções
Intestino Delgado e as suas funções Conhecimento Científico
Fonte: Docplayer

secreção do fígado armazenada na vesícula biliar. Decerto, essa secreção é lançada ao duodeno através de um canal e não contém enzimas digestivas. Entretanto, os sais biliares que emulsionam as gorduras em partículas microscópicas, funcionando de modo semelhante a um detergente.

A ação dos sais biliares facilita a ação das enzimas pancreáticas sobre os lipídios.

Suco pancreático

É produzido pelo pâncreas. Possui várias enzimas que atuam na digestão das proteínas, dos carboidratos e dos lipídios;

Suco entérico

Inegavelmente, ele é produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformação das proteínas, dos carboidratos, entre outras substâncias.

Enfim, leia mais sobre o Corpo humano – Divisão e funções de cada parte do organismo

Fonte: Toda matéria, Brasil escola, Drauzio Varella.

Fonte imagem de destaque: Todo estudo

Essa matéria Intestino Delgado – Anatomia, funcionamento e curiosidades foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários