Os álcoois (função álcoois) são compostos formados por hidroxilas (-OH) ligadas a átomos de carbono saturados.
Além disso, podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. Em geral são solúveis em água e até onze carbonos são líquidos.
Os álcoois podem ser considerados ácidos fracos, pois como o oxigênio é muito eletronegativo, atrai os elétrons da ligação para si e deixa o hidrogênio com caráter ácido. Desse modo, faz com que os álcoois sejam capazes de realizar diversas reações.
Sendo assim, nessa matéria vamos falar sobre os álcoois, suas características, nomenclatura e principais álcoois. Então fique ligado!
Características do Álcoois
A função álcoois tem suas devidas propriedades, sendo assim, vamos á elas:
Ácido; Cheiro característico; Densidade mais baixa do que da água; Incolor; Inflamável; Líquido, quando tem até 11 carbonos. Contudo, acima de 11 carbonos, sólido; Molécula polar; Ponto de ebulição alto; Tóxico.Oxidação – O que é, como ocorre, reação na química orgânica e exemplos
×Nomenclatura dos Álcoois
A nomenclatura dos álcoois segue a regra da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, em português).
Sendo assim, os nomes dos álcoois são formados por prefixo, uma palavra intermediária e um sufixo, da seguinte forma:
Prefixo – indica o número de carbonos: 1 met, 2 et, 3 prop, 4 but, 5 pemt, 6 hex, 7 hept, 8 oct, 9 non, 10 dec; Intermédio – indica o tipo de ligação química: an para ligações simples, dien para 2 duplas , in para 1 tripla, diin para 2 triplas, enin para 1 dupla e 1 tripla; Sufixo – indica a função orgânica. Portanto, nesse caso, ol é o sufixo para os álcoois.Ou seja, a nomenclatura é da seguinte forma: Prefixo + tipo de ligação + OL
Além disso, vejamos a seguir algumas regras fundamentais:
Em estruturas que possuem mais de um grupo hidroxila, a contagem deve ser a que proporciona a menor numeração para estes grupos. Portanto, deve-se usar os prefixos di, tri, tetra para designar a quantidade de hidroxilas. Assim como na fórmula abaixo:Fonte: Chem Sink Em cadeias ramificadas, valem as regras na IUPAC. Portanto, sendo a contagem da cadeia principal a que contenha a ramificação na menor numeração a partir da hidroxila. Assim como na fórmula abaixo:
Fonte: InfoEscola Em álcoois insaturados, em seus nomes devem constar as posições do grupo funcional, das insaturações e das ramificações, sendo esta a ordem de prioridade. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: InfoEscola No caso dos monoálcoois, há a possibilidade de utilizar uma nomenclatura usual, na qual o radical ligado ao grupo hidroxila é nomeado seguindo os prefixos. Além disso, debe ser utilizado a terminação ÍLICO.
Fonte: Dsys LAB
Classificação dos Álcoois
Os álcoois podem ser classificados de várias maneiras.
Sendo assim, mediante a posição da hidroxila, os álcoois podem ser:
Primários: quando ligados a apenas um átomo de carbono; Secundários: quando ligados a dois átomos de carbono; Terciários: quando ligados a três átomos de carbono.Além disso, os álcoois podem ser classificados de acordo com o número de grupos hidroxilas presentes na estrutura:
Monoálcool: quando possuem apenas uma hidroxila; Diálcool: quando possuem duas hidroxilas; Triálcool: quando ligados a três hidroxilas.Alguns Álcoois Importantes
Álcool Metílico (metanol)O metanol (CH3OH) é um líquido inflamável de chama invisível, muito utilizado na fórmula Indy.
É produzido em escala industrial a partir de carvão e água. Sendo assim, é usado como solventes nas indústrias farmacêuticas e também como combustível de carros de corrida.
Além disso, é altamente tóxico, motivo pelo qual a sua ingestão pode provocar graves danos e até mesmo a morte.
O etanol (C2H5OH) é muito usado como combustível, principalmente em países mais tropicais.
Ele tende a substituir o lugar da gasolina. Pois ele é mais econômico e não produz dióxido de enxofre (SO2), ou seja, é menos poluente.
Portanto, depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a produção de etanol a nível mundial. No nosso país, a sua principal matéria-prima é a cana de açúcar.
O glicerol é um líquido xaroposo, incolor e adocicado. É obtido através de uma saponificação (reação que origina sabão) dos ésteres que constituem óleos e gorduras.
Sendo assim, é empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo).
O colesterol (C27H45OH) é um esteroide que compõe as membranas celulares de todos os mamíferos, sendo transportado pelo plasma sanguíneo.
Desse modo, é um álcool policíclico de cadeia longa, insolúvel em água e no sangue, e por esta razão, ao ser transportado, se liga a proteínas hidrossolúveis.
Sendo assim, agora que você sabe tudo sobre os álcoois, fique ligado no conceito de Álcool em gel.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, InfoEscola
Fonte Imagem Destaque: Chem MAP
Essa matéria Álcoois – Características, nomenclatura, classificação e principais álcoois foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários