Aldeído é uma função orgânica que apresenta como principal característica a presença do grupo carbonila (C=O) na extremidade da cadeia carbônica. Decerto, são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = .
Inegavelmente, quando a carbonila estiver localizada na extremidade de uma cadeia carbônica, ela possuirá um átomo de hidrogênio ligado diretamente a ela. Além disso, existe ainda a possibilidade de um aldeído apresentar mais de uma carbonila na cadeia. Decerto, os aldeídos podem ser obtidos através da hidratação de alcinos, pela ozonólise de alcenos ou pela oxidação de álcoois.
O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Por esse motivo, ele é usado na produção de perfumes. A saber um fato interessante sobre os aldeídos é que as suas moléculas não realizam ligação hidrogênio entre si, atraindo-se por forças de dipolo permanente.
Nomenclatura aldeído
Decerto, a regra para a nomenclatura estabelecida pela IUPAC para um aldeído é bem simples, seguindo a seguinte forma:
Prefixo (indicativo do número de carbonos) + tipo de ligações + al
Prefixos
Assim, os prefixos que indicam o número de carbonos na cadeia, são os seguintes:
Met = 1 carbono
Et = 2 carbonos
Prop = 3 carbonos
But = 4 carbonos
Pent = 5 carbonos
Hex = 6 carbonos
Então, os infixos para os tipos de ligações são:
An = ligação simples
En = ligação dupla
In = ligação tripla
Como o grupo funcional dos aldeídos sempre está na ponta da cadeia, para nomear basta iniciar a contagem pelo carbono na extremidade do grupo funcional.
Exemplos
Exemplo 1:
O aldeído apresentado é saturado (apenas ligações simples) e normal (sem ramificações). Ele apresenta três carbonos (prefixo prop) e ligações simples (infixo an). Seu nome é, portanto: Propanal
Exemplo 2:
Temos aqui um aldeído ramificado e saturado (possui só ligações simples). Assim, devemos localizar a cadeia principal, que deve apresentar o maior número de carbonos. Decerto, a cadeia principal é a sequência na horizontal de carbonos. Por fim, numerar a cadeia a partir do carbono da carbonila:
Assim, para começar a nomear esse aldeído, devemos levar em consideração que, no carbono 2, temos a presença de um radical metil (CH3) e que a cadeia principal apresenta quatro carbonos (prefixo but) e apenas ligações simples(infixo an). Seu nome é, portanto: 2-metil Butanal
Exemplo 3:
Aqui, temos uma cadeia insaturada (apresenta ligação dupla) e ramificada. Assim, primeiro iremos localizar a cadeia principal com a maior quantidade de carbonos e que deve apresentar o carbono da carbonila. Posteriormente, enumerar os carbonos a partir da carbonila. Então para nomear esse aldeído, levamos em consideração que, no carbono 3, temos a presença de um radical etil (CH3-CH2) e que a cadeia principal apresenta seis carbonos (prefixo hex) e uma ligação dupla (infixo en), localizada no carbono 4. Seu nome é, portanto: 3- Etil Hex-4-enal
Por fim, se por ventura houverem dois grupos funcionais na cadeia (um em cada extremidade), este aldeído receberá o infixo di. Por exemplo:
Essa cadeia apresenta cinco carbornos (prefixo pent), é saturada (apenas ligações simples, infixo an), e é normal (sem ramificações). Entretanto apresenta dois grupos funcionais (um em cada extremidade) Pentanodial
Álcoois – Características, nomenclatura, classificação e principais álcoois
×Características aldeídos
Aplicação dos aldeídos
Produção de perfumes Produção de plásticos Indústria farmacêutica Indústria alimentícia Como solvente industrial Produção de espelhos Produção de desinfetantes Produção de resinas Produção de inseticidasAlguns aldeídos importantes
Metanal: A saber que é um gás incolor extremamente irritante para as mucosas que, quando dissolvido em água, forma uma solução que tem a propriedade de desnaturar as proteínas. O que as torna resistentes a ação de bactérias e permite a conservação de tecidos vivos para estudo em medicina e veterinária e também em processos de embalsamamento. Também é usado como desinfetante e na indústria de plásticos e resinas. A solução de formol possui concentração de no máximo 40% em massa.
Etanal: Em síntese, é um gás de cheiro forte e solubilidade em água. É usado como matéria-prima na indústria de medicamentos e pesticidas, sendo também utilizado na fabricação de espelhos. O etanal é capaz de reduzir os sais de prata através de reação e os fixa no espelho para reflexão da imagem.
Vanilina: Decerto, é um aldeído fenólico de coloração branca e odor característico de baunilha. É extraída naturalmente da vagem da baunilha, mas sua forma sintética também é industrialmente usada como um agente aromatizante em alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.
Por fim, leia também sobre Funções Inorgânicas, quais são? Definição, classificação e nomenclatura
Fonte: Brasil escola, Infoescola, Brasil escola, Só química.
Fonte imagens: Grupo escolar, Manual da química, Cosmética em forma.
Imagem de destaque: Fragantica
Essa matéria Aldeído, o que é? Nomenclatura, exemplos e características foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários