Decerto, a função emotiva (ou expressiva) é uma das seis funções da linguagem, onde cada função refere-se aos diferentes contextos aos quais a linguagem pode estar inserida. Assim, cada uma delas apresenta uma funcionalidade, necessitando de um tipo ideal de enunciação para que possa acontecer.
Certamente, a função emotiva é marcada pela subjetividade, pela mensagem que tem como objetivo emocionar, expressando seus sentimentos e impressões pessoais.
Assim, a função emotiva expressa principalmente seus sentimentos e impressões pessoais.
Características função emotiva
A função emotiva faz uso de um discurso subjetivo, ou seja, centrada no emissor, tendo em sua mensagem toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. Inegavelmente, essa função da linguagem é introduzida em textos carregados de sentimentos. Por exemplo, como cartas de amor, poesias, descrições em primeira pessoa, versos ou frases que revelam o mundo interior e as questões do eu.
Assim, tem como objetivo comover, emocionar o leitor. Além disso, o discurso é marcado por excesso de sinais de pontuação. Por exemplo, reticências e principalmente o ponto de exclamação, pois expressam sentimentos.
Além disso, apresentam algumas marcas gramaticais peculiares. Para exemplificar, podemos citar interjeições (revela o estado emocional), adjetivos valorativos e verbos e pronomes em primeira pessoa.
A função emotiva pode permear qualquer tipo de texto, seja ele uma narração, uma descrição ou uma dissertação. Além de estar presente em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.
Poema e poesia – O que é cada um e qual a diferença entre eles
×Exemplos
A função emotiva pode estar presente em diversos tipos de texto. O mesmo texto também pode apresentar características de várias funções da linguagem. Entretanto, sempre há uma função que predomina. No caso da emotiva, fique atento sempre à subjetividade. Ela norteia os textos e deve ser analisada com muita atenção.
Frases
É tão deprimente assistir ao noticiário e acompanhar casos tão tristes diariamente. Nem sei o que dizer… Acerca do confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, vi agora mesmo na TV, que a Polícia Militar informou que o número de vítimas em estado grave já são 12!!!! Pela manhã, ouvi dizer que eram 10… E tem mais: 3 desses feridos são mulheres – possivelmente mães.Assim, notamos que a principal característica da função emotiva é o uso da subjetividade. Certamente, se alterarmos o discurso para a função referencial notaremos a diferença:
Diariamente assisto ao noticiário a fim de acompanhar os casos da atualidade. De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.Poemas
“E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama”
-Trecho do Soneto de Fidelidade, de Vinícius de Moraes
A função poética
Comumente, as funções emotiva e poética são relacionadas com o discurso literário, principalmente com os poemas. Contudo, a função emotiva pode estar presente em vários tipos de textos e gêneros textuais.
Decerto, na função poética, as palavras são usadas não de forma literal, mas expressam sentido figurado. Além disso, na função poética são usadas alguma figuras de linguagem com o intuito de trazer mais brilho ao discurso. Certamente, essa função da linguagem não está presente somente em textos literários. A linguagem publicitária faz uso corrente dessa função.
Por fim, leia nossa matéria sobre o que é ambiguidade – Conceito, tipos, exemplos
Fonte: Toda matéria, Português, Stoodi.
Imagem de destaque: AICTV
Essa matéria Função emotiva – O que é, características e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários