Compostos químicos são substâncias que podem ser encontradas no dia a dia. Os sais, por exemplo, fazem parte do cotidiano de diferentes formas. Ou seja, estão presentes em casa – como o sal de cozinha (NaCI) ou o bicarbonato de sódio (NaHCO3), ou nas escolas que utilizam giz. Mas como os sais são formados?
Bem, são substâncias obtidas da reação entre um ácido e uma base. Ou seja, por meio do processo de neutralização ou salificação, essa reação forma sal e água. Com isso, a composição química apresenta um cátion que se difere do H+ , além de um ânion diferente do OH–, caracterizada como compostos iônicos.
Características dos sais
Sal de cozinha (NaCl), bicarbonato de sódio (NaHCO3), carbonato de cálcio (CaCO3) e sulfato de cálcio (CaSO4) são alguns exemplos de sais presentes no cotidiano. Este último, por exemplo, é utilizado na fabricação do giz escolar, além do gesso utilizado em diversas áreas.
Para que um sal possa ser formado, é necessário que haja a reação entre um ácido e uma base. Em outras palavras: HCl(ácido) + NaOH(base) → NaCl(sal) + H2O(água). De forma geral, são compostos formados por íons e não por moléculas. Por conta disso, são classificados como compostos iônicos.
Além disso, uma das características é o sabor salgado. Tirando o sal de cozinha, as de mais substâncias quase sempre são venenosas. Apresentam condução de corrente elétrica quando postos em solução. Com isso, são compostos químicos sólidos, além de cristalinos.
Dependendo da reação com outras substâncias, podem originar outro sal ou, ainda, ácidos, metais e hidróxidos. De acordo com a classificação, são divididos em três tipos diferentes.
Bases, o que são? Definição, característica, classificação e principais tipos
×Classificação dos sais
Os sais são classificados de acordo com a reação que os formam. A partir disso, podem ser neutros ou normais; ácidos ou hidrogenossais e básicos ou hidroxissais.
Visto isso, os sais neutros ou normais são aqueles em que ocorre o processo de neutralização total. Mas o que isso significa? Bem, na reação química todos os H+ do ácido, além dos OH– da base participam do processo. Observe os exemplos na prática:
NaOH (base) + HCL (ácido) → NaCl (sal normal) + H2O
3NaOH(base)+ H3PO4 (ácido) → Na3PO4 (sal normal) + 3H2O
Já os sais ácidos ou hidrogenossais são aqueles em que a reação de neutralização do ácido ocorre de forma parcial. Ou seja, durante o processo químico os H+ do ácido não reagem em sua totalidade, enquanto o hidrogênio do ácido permanece ionizável.
Assim, como resultado final da reação o sal apresenta quantidade maior de íons de hidrogênio. Observe o exemplo: NaOH (base) + H2SO4 (ácido) → NaHSO4 (sal ácido) + H2O.
Enquanto isso, os sais básicos ou hidroxissais são aqueles em a base reage de forma parcial. Ou seja, caso as hidroxilas apresentem reação parcial, a estrutura química do composto será formada por um sal com uma ou mais hidroxila. Para exemplificar, observe:
Ca(OH)2 (base) + HCl (ácido) → Ca(OH)Cl (sal básico) + H2O.
Nomenclatura dos sais
A nomenclatura dos sais obedece ao tipo de classificação a que pertencem. Ou seja, os compostos serão nominados de formas diferentes em relação à composição.
Nesse sentido, os sais normais, por exemplo, recebem o nome do ânion do ácido, além do cátion da base. Ou seja, dependendo da terminação -ídrico, -oso ou -ico, o nome do sal será composto a partir da substituição de -eto, ito ou ato, respectivamente. Em outras palavras: Sal = nome do cátion + sufixo do cátion.
Não entendeu? Então, observe os exemplos de nomenclatura:
Ácido clorídrico (HCl)+ hidróxido de sódio (NaOH) → cloreto de sódio (NaCl) + água; Ácido nitroso(HNO2) + hidróxido de potássio(KOH) → nitrito de potássio(KNO2) + água; Ácido ortofosfórico (2H3PO4)+ hidróxido de cálcio(3Ca(OH)2 → ortofosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] + água (6H2O).Já os sais ácidos ou hidrogenossais seguem a mesma nomenclatura dos sais normais. Porém, o número de H+ será representado por prefixos, como mono, dri, tri, e assim por diante. Dessa forma, temos: Sal = prefixo referente ao número de H+ + nome do ânion + sufixo do nome de cátion. Observe o exemplo:
Ácido sulfúrico (H2SO4) + hidróxido de sódio(NaOH) → monoidrogenosulfato de sódio (NaHSO4) + águaDa mesma forma ocorre com os sais básicos. Porém, o prefixo será apresentado pelo número de OH– na estrutura. Assim, a nomenclatura é composta por: Sal = prefixo referente ao número de OH– + sufixo do nome do cátion. Veja o exemplo:
Ácido clorídrico (HCl) + hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] → monoidroxicloreto de cálcio [Ca(OH)Cl] + águaExemplos de sais e suas utilizações
Os sais, como já mencionamos, são utilizados de diversas formas no cotidiano. Porém, esses compostos químicos proporcionam, também, utilidade em diferentes áreas. Ou seja, são úteis em indústrias, panificadoras, construções, etc.
O bicarbonato de sódio (NaHCO3), por exemplo, é bastante utilizado na composição de medicamentos que funcionam como antiácidos estomacais. Além disso, é aplicado na massa de pães, bolos, etc. como fermento. O fermento auxilia no processo de crescimento do produto já que dispõe de gás carbônico aquecido.
Já o carbono de cálcio (CaCO3) é utilizado na composição do mármore, presente em pisos, pias, objetos de decoração. É, também, usado para fabricação de vidro e cimento em obras de construção. Além do mais, é um dos componentes presentes na produção de giz escolar e gesso de porcelana.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é um Elemento Químico e quais as características do Carbono.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola e Info Escola
Imagens: EducaBras, Química Gabriel Pelotas, SlideShare e Gizmodo
Essa matéria Sais, o que são? Definição, características, nomenclatura e principais tipos foi criada pelo site Conhecimento Científico.
0 Comentários