Popcash

Governo geral – O que é, origem, características e história

O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português D. João III em 1548. A fim de ser uma forma da metrópole portuguesa administrar sua colônia na América após o ano de 1548. Decerto, o governo geral aflorou após as capitanias hereditárias se mostrarem incapazes de desenvolverem o comércio açucareiro no Brasil.

Inegavelmente, a intenção das instauração do governo geral, foi para centralizar o poder nas colônias. Pois, pretendia tornar a administração colonial semelhante ao sistema administrativo da metrópole portuguesa, baseado no Absolutismo.

Assim, o governador geral, indicado pelo rei, seria responsável pelo desenvolvimento econômico da colônia, desde criação de engenhos, administração e proteção de terras, inserção dos indígenas na população, dentre outros.

Contexto histórico

Governo geral - Características
Governo geral - Características Conhecimento Científico
Período pré-colonial – Fonte: Faculdade São Marcos

Foi a partir de 1500 com a chegada dos portugueses ao Brasil, que começa a relação entre a Colônia (Brasil) e a Metrópole (Portugal). Inicialmente, o intuito principal era conquistar e explorar os locais encontrados no chamado “novo mundo”, por meio das expansões marítimas.

Inegavelmente, no período pré-colonial (1500-1530), a Coroa Portuguesa, estava mais preocupada em explorar as terras e enviar à metrópole as riquezas e o pau-brasil, baseando-se no sistema de denominado “colônia de exploração”.

Entretanto, com receio de perder territórios, os portugueses mudaram a estratégia. Então, a partir de 1530, a Coroa Portuguesa focou no povoamento da região (colônia de povoamento) a fim de evitar as possíveis invasões estrangeiras, reforçando o local.

A partir disso, foi criada as capitanias hereditárias que, no geral, forma ineficazes e logo, propôs-se o sistema do governo geral, comandado pelo governador.

Salazar – História, carreira política, governo salazarista e como terminou

×

Quando foi implantado o Governo-Geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado. Além disso, era para promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

D. João III decidiu implantar o Governo-Geral, pois havia o enfraquecimento do comércio com as Índias, o que forçava os portugueses a transformarem o Brasil em um empreendimento lucrativo.

Além disso, as tentativas portuguesas de implantar um império na região do atual Marrocos estavam fracassando. Por fim, os portugueses estavam incomodados com o êxito alcançado pelos espanhóis na exploração da América Espanhola, onde estavam sendo encontradas, inclusive, grandes quantidades de metais preciosos.

Considerando todos esses elementos, a Coroa portuguesa identificou a necessidade de alterar a administração da América Portuguesa para transformá-la, de fato, em uma colônia lucrativa. Na década de 1550, as rendas brasileiras correspondiam a apenas 2,5% da arrecadação portuguesa.

Os portugueses decidiram, então, centralizar a administração da Colônia. Para isso, criaram o cargo de governador-geralo qual tinha poderes sobre todo o Brasil.

O governo geral no Brasil

Governo geral - Características
Governo geral - Características Conhecimento Científico
Fonte: Escola Kids

Semelhante ao poder obtidos pelas autoridades no absolutismo, o governador geral também detinha grandes poderes. Eles deveriam incentivar a implantação de engenhos, reprimir os corsários, garantir a renda da colônia, construir navios e fortes para a defesa. Além disso, deveriam fundar povoações e defender os colonos e realizar expedições para buscar metais preciosos.

A fim de auxiliar o governador geral, foram criados alguns cargos. Por exemplo, o de provedor-mor, o supervisor das finanças e da arrecadação de impostos; o ouvidor-mor, o responsável pela justiça; e o capitão-mor, o responsável pela defesa da colônia.

Decerto, o primeiro governador geral foi Tomé de Sousa, a sede era em Salvador. Sobretudo, vieram com Tomé alguns escravos, mulheres e jesuítas, que auxiliaram na catequização dos índios.

Posteriormente, Duarte de Costa foi o substituto de Tomé. Seu governo foi marcado por tensões entre jesuítas e colonos. Pois, os religiosos não aceitavam a escravidão indígena. Foi no governo de Duarte da Costa que os franceses ocuparam o litoral brasileiro, atualmente Rio de janeiro. Então, pela sua incapacidade de expulsar os franceses da colônia, Duarte da Costa foi substituído por Mem de Sá.

Mem de sá administrou a colônia de 1558 a 1572. Decerto, ele pretendia estabelecer boas relações entre colonos e jesuítas. Nesse sentido, ele criou os aldeamentos indígenas, inserindo os índios em um estilo de vida europeu. Entretanto, o resultado foi a utilização dos indígenas nas lavouras e também a disseminação de inúmeras doenças trazidas pelo europeu. Mem de Sá conseguiu expulsar os franceses do litoral, fundando o Rio de Janeiro.

Após a sua morte, o rei D. Sebastião dividiu a administração colonial em: uma sede em Salvador e responsável pelo norte da colônia, e outra sede no Rio de Janeiro, responsável pela porção sul. Entretanto, voltaram ao antigo sistema em 1578.

Capitanias Hereditárias

Governo geral - Características
Governo geral - Características Conhecimento Científico
Capitanias hereditárias – Fonte: Todo estudo

Decerto, antes da implementação do governo geral, as capitanias hereditárias, eram 15 faixas de terras brasileiras, as quais foram concedidas pelo rei aos nobres para administração colonial e povoamento das regiões brasileiras. Embora duas delas tenham obtido sucesso (Pernambuco e São Vicente) com os engenhos de Cana, a Coroa Portuguesa decidiu centralizar o poder, implementando paralelamente ao sistema de capitanias, o governo geral.

Leia também a nossa matéria sobre a colonização mercantilista: a ocupação efetiva das terras brasileiras.

Fonte: Brasil escola,Toda matériaBrasil escola.

Fonte imagem de destaque: Constelar

Essa matéria Governo geral – O que é, origem, características e história foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Postar um comentário

0 Comentários